Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CRATENSES NO "EXÍLIO" REUNEM-SE PARA O TESTE DE UM "CHEFF". - Por Nilo Sergio

Um belo dia, em conversa informal fui cair na besteira de dizer que era um exímio cozinheiro conhecedor dos segredos da culinária, até de outros paises, etc, etc. A minha querida mãe D. Zélia, nutricionista de escol, afamada em Fortaleza, tendo dirigido várias intituições como coodenadora da área certamente se soubesse dessa teria me olhado de través com seus belos olhos negros e piscado 3 vezes! Mas, ela estava passeando em Fortaleza e não ouviu essa conversa. Mas os amigos sim! E disseram-me que só acreditavam vendo, ou melhor, comendo! Dai, encerrada as festividades da EXPOCRATO 2009, retornamos a Recife para continuarmos nossos afazeres.
.
Entretanto os amigos a quem me refiro também tomaram o mesmo rumo: A Mauricéia Desvairada com sua pontes abraçando dois rios e não esqueceram a história do famoso Cheff.


Não tive escolha, em uma bela noite de sexta feira resolvi vestir o avental e me aventurar na cozinha. Procurei um livro de receitas da D. Zélia e encarei os temperos, ingredientes e demais condimentos necessários. Antes fiz o convite oficial aos nobres e estimados amigos: meus desconfiados "cobaios". Penetrando no universo mágico onde outra Zélia, essa irmã de Socorro é exímia (as Zélias são magas nessa arte, deduzi !) escolhi fazer um Pastelão Portugûes. Meus poucos leitores, foi uma aventura! Mas finalmente após horas saiu do fôrno o dito! Fiquei olhando pra minha obra! Não sei se ela me olhava...mas estava em pé, firme...e um delicioso aroma espalhou-se pela cozinha. Pensei! Se está cheirando tao agradávelmente deve estar bom. Experimentar impossivel! Falta de decoro Nilo Sérgio! Seja o que Deus quiser pensei e tratei de arrumar a mesa com todo o esmero como vocês podem observar. Ah! nesse particular sou muito bom!
.
Quem foram meus convidados (cobaios)? Ia esquecendo de nomea-los: Joaquim Pinheiro, Stela Siebra e Rosineide Esmeraldo como vocês, meus seis leitores podem ver na foto acima. Tenho que informa-los que seguindo a tradição e o requinte dos mesmos, cada um trouxe um regalo. Rosineide apareceu com uma torta de chocolate crocante que era a coisa mais linda e bela de se ver e de comer certamente! Stela adentrou com uma caixa de belos bombons de marca e Joaquim nos trouxe uma torta de morango fantástica. Pensei em minha promessa de redução de peso e olhei da janela para a Praça da Jaqueira antevendo quantas voltas teria que dar para queimar as calorias daquela noite. Bom, entre brindes e muita alegria, recordações da Expo, risadas das tiradas geniais do Joaquim e as histórias de Stela...chegou a hora da prova! Fomos à mesa e após um leve calor no prato principal...lá estava ele em cima da mesa! .

Entre perguntas sobre os temperos usados iniciou-se o meu RITO DE PASSAGEM. Olha amigos, a sonoridade ouvida foi um deleite aos meus ouvidos: uhmmmm que delícia ! Em unísono! "Mas Nilo Sérgio não sabia que você cozinhava tão bem"! Maravilha...! E eu todo "pabo": nada gente esse é um prato trivial! E não é que estava mesmo? E assim passei no teste. Uma noite de incomparável alegria em receber amigos tão queridos e significativos. E ter sido aprovado com louvor!

Por Nilo Sergio
.

8 comentários:

Zélia Moreira disse...

Fiquei com água na boca.
Quando vc vier ao Crato , reuniremos os alquimistas da terrinha para uma experiência gastronômica.
Abraços.

socorro moreira disse...

Em outubro, com a vinda de Claude, faremos o primeiro encontro do cariricaturas. Preparem vcs. as suas malas.
Quero o repeteco desse empadão.

Abraços.
Nilo adori o texto !

Claude Bloc disse...

Oxente, Nilo,

Esqueceu-se de mandar convite pra Sobral e pra Crato.

É, né? Mas olhe, prepare-se para pôr a mão na massa no encontro do Cariricaturas.

Abraço.

Claude

Stela disse...

KKKKKKKKKKKK Foi muito ótimo!!!

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Pessoal,

Olhem como o meio não é desprovido de conteúdo e este conteúdo somos nós, as circunstâncias que vivemos e trânsito dos eventos. Qualquer um perecebe que isso tem muito com o Madrigal, com os blogs da região, com este encontro pleno de conteúdo. Imaginem o quanto este empadão tem de tempero da vida. Tenhamos cuidado apenas em não nos isolarmos com uma cerca de nós mesmos.

Nilo Sergio Monteiro disse...

José, tens toda razão. Nós somos uma fraternidade com suas peculiaridades, segredos, simbologias e sinais. Mas esta íntima coerência entre tempo e espaço abre-se de toda a espera de todos os demais sejam contemporâneos ou não. Mas que comungam deese imenso balaio de emoções, ternuras inusitadas, reencontros. Caldo efervescente de cultura, idéias, refazer o idílico testemunho de nós mesmos. Morro de saudades de você e renasço como o fênix a cada leitura de sua lavra.
abraço do irmão. Nilo Sérgio

Edilma disse...

Como não faço parte desse banquete, me contento com um picolé de cajá de Bantim para amenizar o calor das 11 horas de um certo 7 de setembro...
kkkkkkk......
Viajei rumo aos céus num avião particular....

Nilo Sergio Monteiro disse...

Edilma, um banquete sem vc...é apenas quase ótimo! O banquete que virá ou conta com sua presença...ou será apenas o picolé de Bantim...e a bandeira que perdi!
Vc faz falta a cada rodada dos ponteiro do meu relógio do tempo.
Beijo