Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Estudantes de um tempo - Por Socorro Moreira





Em 1965 essas meninas terminaram o curso ginasial. Um momento de escolha , entre o científico, clássico e pedagógico.

- A carreira idealizada pela maioria dos pais era que todas fóssemos professoras primárias . Esse sonho não era exatamente o nosso. Mas, no inconsciente, o que mesmo desejávamos era terminar um curso, casar, ter um monte de filhos, e ser felizes para sempre.

A pior coisa que podia nos acontecer seria o celibato- indesejável !

Aos 18 anos , se ainda fóssemos solteiras, já nos acordavam com o primeiro tiro da macaca. Aos 30 anos o estado civil de vitalina já se definira.

Estava previsto, subliminarmente , que mulher inteligente demais não arranjava casamento.

Tinha uma prima que só considerava duas opções na vida : casamento ou convento.

Para cumprir o destino , casei-me precocemente aos 18 anos; em quatro anos já era mãe de 3 filhos; aos 23 anos , por opção, fui divorciada , trabalhando três expedientes para sustentar a família.

A independência feminina nos dava uma passagem para a liberdade. Uma liberdade conflituosa e áspera...A vida não era cor-de-rosa !

Mas tudo isso fez parte dos vendavais e tempestades do passado.

No declínio do tempo voltamos aos primeiros pensamentos. E até o ideal de um amor perfeito, eterno, resistiu como filogenético !

Nas diversas experiências amorosas vamos aprendendo a conjugar o verbo amar, em todas as suas formas. Entendemos que podemos amar várias vezes, e ser feliz sozinha. A realidade solitária nos possibilita a expansão dos sentimentos. Porisso desconsidero a palavra traição. Troquei-a há muito tempo pela palavra fidelidade.

Os casais fazem os seus acordos e, desde que sejam cumpridos, a fidelidade existe !

Fui alma apaixonada em quase todo o tempo da vida.Busquei o amor romântico, e por esse encontro fiz loucuras. Hoje aquieto-me na certeza de ainda vivê-lo o tempo todo, e em todos os tempos.

-Amor-perfeito é uma florzinha linda !

Não acredito no encontro de almas pós-vida. Acredito no encontro das luzes que na terra foram acesas.

E deixo tudo na incógnita - será a grande surpresa !


foto 1 . Franceury teles ( colega no curso primário e científico)

foto 2. Rosineide Esmeraldo Ramos ( colega no curso ginasial e pedagógico)
foto 3. Socorro Moreira
(by Telma Saraiva , claro !)

P.S. Lembrei-me de uma música que marcou o namoro dos meus pais , e de tantos outros casais , na década de 40 : Normalista .




5 comentários:

jair rolim disse...

Socorro
Não lhe conheci na adolescencia, mas certamente devo ter lhe visto varias vezes quando de minhas ferias ai pelo Crato. Uma beleza deste quilate nao passa despercebida. Muita linda voce ai nessa sua foto. Rosineide por acaso é filha do nosso colega Jairo Ramos???
Um grande abraço
Jair Rolim

socorro moreira disse...

Oi, Jair !
Que bom que vc tenha descoberto esse cantinho. Ele é nosso viu ?
Rosineide é filho do nosso colega de banco, sim !

Um abraço, meu amigo !

Nilo Sergio Monteiro disse...

A LINHA DO TEMPO E AS 3 MENINAS!

Sim...são lindas sim senhor! Posso falar de cátedra pois elas tranpassaram minha alma, meu coração e mente de formas diferentes e intensidade. São ícones sagrados, deixaram marcas profundas, indeléveis. Presentes hoje no reencontro com Socorro, meu Alter Ego, a única mulher que me conhece profundamente. Rosineide...um ciclo de enorme significãncia na minha vida e que o tempo e o vento trouxe de volta com promessas de fechar. Um trem uma estação, não deixarei passar.
Continuem a espalhar essa beleza pra que haja mais magia no mundo!

socorro moreira disse...

Nilo vc é o meu exemplo de fidelidade ao Crato, amigos.
Por tanto amor, merece toda felicidade do mundo.


Abraços, querido !

Edilma disse...

Socorro,

Você era bem mais nova que as duas formandas, isso mostra a precosidade da sua inteligência.
Está linda na foto...
Muito mais linda é a sua alma..

Beijos