Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Futebol de Salão na Quadra Bicentenário - Por Socorro Moreira



Quebrando as limitações da vida social dos anos 60, principalmente para quem não tinha ainda 15 anos (e só queria ser adulto), o Crato teve a sua fase áurea, no Futsal, entre os anos 64 e 68.

O dia da inauguração da Quadra Bicentenário foi marcado como um evento espetacular.

As famílias já haviam adquirido suas cadeiras cativas, e os times já se achavam organizados (Votoran, AABB, Tênis e Wolks). Em pouco tempo virou mania geral. Velhos e meninos viciados, torcendo pelo seu time de predileção. Meu pai não perdia um jogo, e não se incomodava de levar-nos (eu e as minhas irmãs) à tiracolo. Lotava. Os melhores dias configuravam-se, nas quartas e aos sábados.
Aos domingos tínhamos a Praça Siqueira Campos; na segunda um cineminha, no Moderno. E assim encontrávamos quem queríamos, em muitas oportunidades.

Lembro quando o América do Rio veio jogar no Crato. Foram três dias de jogos com o campeão brasileiro de futebol de salão. Não estou lembrada dos placares de resultados, mas sei que acabamos todos muito roucos de tanto gritar e torcer.

Quando os meninos que faziam os times começaram a viajar para estudar fora, ocorreu o esvaziamento e extinção do nosso entretenimento esportivo.

Nunca os colégios tiveram tantos times de vôlei, futebol e basquete. Nunca gostamos tanto de esportes.

O movimento na quadra foi retomado, na década de 70 com os acontecimentos dos festivais de música. Tempo em que eu já estava ausente das brincadeiras.

* Estive uma noite , na Expo Crato, e uma figura conhecida abordou-me para entregar essa imagem da inauguração da Quadra Bicentenário. Falou-me: olha, acho que é do teu interesse porque vejo teu pai, tua mãe e você. A qualidade é péssima , mas dá pra identificar várias figuras da época.

* A foto do time é do acervo de Dulce Carvalho.

Não identifico todos , mas lembro de muitos atletas ligados à epoca : Paulo César, Zé César, Gledson, Zé Vicente, Careca, Manga, Carlindo, Freire, Dau, Bosco, Chico Pão, Gledson, Miguel, Gilton , Danja, Hibernon, Ítalo, Pernambuco,Assis ...!
-Convoco a memória de vocês para recompor em detalhes esse nosso tempo.

( Impressionante como não existem registros oficiais. Pelo menos não os encontrei).

Um comentário:

Zélia Moreira disse...

Torra,
Observe a segunda fila, no canto direito.
Está lá nas cadeiras cativas: Papai, mamãe e eu.
Falo sem medo de está equivocada.