Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

" O Baile" - Sessão XII- Por Zélia Moreira


Vocês conseguem imaginar um filme em que todas as cenas acontecem num mesmo ambiente? Esse filme existe e se chama "O Baile."
Ganhei de presente de uma amiga querida. Ter vindo de "Vó Jacy"(minha referência cultural) foi decisivo para despertar em mim a vontade de assisti-lo.
Vi o filme sem piscar os olhos (exagero, claro!).
Realizado pelo grande cineasta italiano, Ettore Scola( roteiro e direção), ele conseguiu transformar um filme com muitas musicas e nenhum diálogo, num grande entreterimento.
O filme começa no ano 1983, em um grande salão construído nos anos 30. As primeiras a chegarem ao local são todas mulheres. Altas , baixas , jovens, seguidas pelos imponentes, tímidos ou amedrontados homens. Os personagens dançam ao longo do salão enquanto se recordam do passado.
Transportamos-nos para os idos de 1936, e viajamos no tempo ,percorrendo cada período da História. Ao lado dos bailarinos conhecemos a França dos anos 30 aos anos 80: a classe trabalhadora; o período de ocupação nazista, durante a segunda guerra mundial; a libertação pelas forças dos aliados; a musicalidade de Glenn Miller; a chegada do rock'n'roll...
Em 1983 é a vez da música discô.
Nas cenas finais, acontece a invasão dos salões pelos estudantes, e o Baile termina , melancolicamente.

Confiram !


6 comentários:

socorro moreira disse...

Zélia é pura emoção. Passa a energia do prazer e do sentimento.Às vezes até já vi o filme, mas sinto que preciso rebuscá-lo.
Não carrega nas informações técnicas, nem discute o trabalho do diretor. Ela não é crítica de cinema. Ela é uma motivadora da arte do entretenimento.
Sua inteligência e sensibilidade direciona a nossa emoção, e a gente acaba seguindo-a !
Aqui por exemplo é um tipo de salão de baile. Os personagens ( nós e as lembranças) confabulam alegre ou nostalgicamente sobre a arte de viver.
Eu gosto de chegar nos intervalos do meu dia, seja tarde , manhã ou madrugada , e descobrir se vou dançar uma valsa ,um frevo, ou ficar sentadinha na mesa , fumando um cigarro, e esperando a hora correr , enquanto a música finda.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Zélia você assistiu a um filme italiano chamado Pane e Tulipane (Pão e Tulípa)? Se o conhece fale dele para nós. Pode ser?

Zélia Moreira disse...

Obrigada minha irmã.
Você me fez acreditar que eu era capaz de expressar em palavras o que sinto vendo filmes.
Quero pouco a pouco, vômitar, no melhor sentido, tudo que tenho guardado na minha memória cinematográfica/musical.
Até o próximo!

Zélia Moreira disse...

Falarei sim.
Aguarde um pouquinho só.
Preciso revê-lo.
Abraços!

Corujinha Baiana disse...

Querida Zélia,

Sem dúvida nenhuma, "O Baile" é um dos melhores filmes que eu já assisti( cinco vezes ) em toda a minha vida.Quando não assisto ao DVD,decido assistir a algumas cenas:afinal ,pra que existe o youtube?rsrsrs

Um abraço

Zélia Moreira disse...

Corujinha,
Também adoro esse filme e olha que eu só conheci há pouco tempo.
Fui apresentada a ele por Vó Jacy, minha amiga da comunidade História e Música.
Abraços!