Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Peixada à Paulo Frota - Por : Socorro Moreira


Nos anos 60 o melhor ponto de Gastronomia cratense, e em minha opinião do meu pai era Paulo Frota. Digo do meu pai, porque era de praxe com jantar por lá uma família, no mínimo uma vez por semana. Escolhia uma noite da sexta-feira. E nos habituamos comer peixe, nesse dia da semana.
Um dia, enquanto conversava com papai Seu Paulo, minha mãe deu uma escapada para a cozinha, ea esposa de Seu Paulo falou: "Sente-se aqui Valdenôra, e acompanhe o Preparativo da peixada, apreciam tanto que vocês." .

" Peixe a escabeche "

.
O peixe tem que ser nobre: cavala, cioba, pargo, obalo, cortados em postas, passar e lavar sem sal com limão. MarinaR Deixar.
Enxugar com um paninho Estender e cada uma numa peneira para ficar bem secas ..
Em seguida, passar na farinha de trigo, e esperar que o óleo Esteja quente. Frita-las, arruma-las e deposita-las em guardanapo de papel para retirar o excesso de gordura. Reservar.
Molho:
Dourar cebola no azeite, acrescentar tomates, pimentão, pimenta de cheiro, cheiro verde (picadinhos), acrescentar leite de um coco, e uma lata de creme de leite, sal a gosto, uma pitada de pimenta (se quiser), extrato de tomate , e esperar ferver e adquirir uma boa consistência. Mergulhar as postas fritas, sem molho, e esperar que elas absorvam-no. Servir quente com arroz branquinho e talharim macarrão, uma farofa torradinha, alface, ovos e legumes cosidos.

.
Minha mãe repetiu em casa, e ficou perfeita. Todas as filhas, na seqüência aprenderam uma receita, que devemos à família Frota, e hoje a repasso para o Cariricaturas, como opção para o jantar dessa noite.

.
Diz a minha mãe que a gente segura o marido é pelo estômago, e ela sabe das coisas!

Enquanto o jantar fica pronto , jogue uma partida de buraco tomando uma cervejinha ou um vinho branco gelado. O s que não podem/não gostam do álcool , que tal uma limonada ?

.
Gente , agradeço as manifestações de carinho, ontem recebidas. Vocês fizeram a festa - a mais bonita que eu já tive !


Socorro Moreira

Nenhum comentário: