Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 13 de setembro de 2009

Cartunista iguatuense entra para o Brazilcartoon - Por: J.Guedes

( caricatura do Cláudio Teixeira por ele mesmo)

"O talento e a arte do cartunista iguatuense Cláudio Teixeira agora estão sendo mostrados para o mundo inteiro. O iguatuense, que largou a carreira no serviço público para se dedicar exclusivamente ao seu ateliê que funciona em sua própria residência na Rua Juciê Correia Lima, bairro Flores, acaba de ingressar num dos sites mais populares do Brasil, o www.brazilcartoon.com, que reúne as grandes feras da arte cartunista e chargista de todo planeta. No site há uma galeria de caricaturistas brasileiros e outra de estrangeiros. Entre os brasileiros está o iguatuense Cláudio Teixeira. Foi divulgando seus trabalhos através de seu blog na internet, no endereço caricateixeira.blogspot.com, que ele conseguiu chegar ao site. Incialmente o artista iguatuense entrou para a galeria de destaques, em seguida ganhou seu próprio espaço. Ele considera que o ‘blog’ foi a grande ‘porta de entrada’ para o site, também campeão em visitação.

Através do blog, Cláudio Teixeira já vem recebendo encomendas de trabalhos de caricaturas, charges e desenhos, de pessoas dos mais variados lugares, no Brasil e exterior. Ele mostra, em sua página, os trabalhos que são feitos sob encomenda, que após serem enviados para os clientes são postados no blog, a título de divulgação. Cláudio informou que já recebeu encomenda de moradores de países como a Espanha, Canadá, Israel, Estados Unidus, França, Portugal e até de Cingapura, na China. Para ter o trabalho feito quem faz a encomenda envia no mínimo cinco fotos. Cláudio Teixeira faz um esboço da obra e envia através de e-mail, mediante o pagamento de 50% do valor combinado, normalmente em torno de R$ 80,00. O cliente recebe o esboço, pode sugerir alterações ou mudanças e quando solicita o acabamento deposita o restante do pagamento para receber a obra concluída. De posse da arte, cada cliente pode fazer o que quiser. Como o material é de boa qualidade e com resolução alta, alguns mandam até imprimir em papel de foto, material de outdoor, montam em moldura para colocar na sala de casa, ou no escritório. Um cliente de São Paulo, que encomendou a caricatura dele e da noiva, mandou imprimir o trabalho num banner de 1,5m por 1m, fotografou a obra posando ao lado com a noiva e enviou para o blog de Cláudio.

Segundo Cláudio Teixeira, o campeão de pedidos é a caricatura do Sr. e da Sra. Smith, personagens vividos no cinema pelos atores Brad Pitty e Angelina Jolie. O formato do desenho que virou o cartaz do filme é a preferência dos casais de noivos ou simplesmente namorados que querem reproduzir a relação na arte caricaturada.

Cláudio trabalha diariamente chegando a varar madrugadas para atender a toda a demanda de pedidos que não para de chegar. O prazo para a entrega de cada obra entre a chegada o e-mail e o pagamento é de no máximo dez dias. Os trabalhos recebem nota máxima dos clientes, que geralmente retornam para fazer novas encomendas.

O iguatuense domina as áreas de charges, desenho com giz de cera, tinta a óleo, grafite, cartunismo e caricaturas, e começou a lidar com arte dos desenhos desde os nove anos de idade. Sempre recebeu o incentivo dos pais e dos amigos. Além da habilidade como artista em desenho é também um exímio músico com muito talento para tocar bandolim e cavaquinho.

Recentemente Cláudio Teixeira adquiriu uma importante ferramenta eletrônica que está revolucionando sua arte. Através de uma ‘mesa digital’ agregada ao computador, e com o auxílio de programas como o Corel e o Fotoshop ele consegue dar acabamento nos desenhos, com mais rapidez e uma melhor finalização. O artista explicou que o trabalho continua sendo manual, porque tudo é desenhado eletronicamente, com o uso da ‘mesa digital’ e uma espécie de mouse que funciona como uma caneta para criar todos os traços de cada caricatura, a partir da foto. "


*Cláudio Teixeira, artista plástico da nossa vizinha Iguatu, é um dos mais novos colaboradores do Cariricaturas, para a nossa alegria.

Amigo da Claude, parente por afinidade de Carlos e Magali Esmeraldo , o Claúdio já faz parte da nossa família.


"A caricatura é uma arte apreciada no mundo inteiro e o interesse do público em ter sua própria caricatura é cada vez maior" (Cláudio Teixeira)

Encomendas,sugestões ou críticas: caricateixeira@gmail.com

Um abraço de boas-vindas, Claúdio !

Um comentário:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Considero o trabalho de Antonio Claudio de excelente qualidade. Ele é sobrinho da minha nora Socorrinha, mulher do meu filho Tales e foi o responsável, a partir de uma fotografia, pelo desenho da capa do meu livro, "Histórias que vi, ouvi e contei". Espero que ele possa colaborar com o Cariricaturas.