Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 13 de setembro de 2009

" AUSÊNCIA DESPERCEBIDA" - Por Nilo Sérgio

.



Ora Nilo Sérgio, mas que bobagem a tua, por que essa cara de perplexidade? Só porque você ficou gripado, e confesse: Nem foi uma gripe! Um resfriado com moderada cefaléia. Coriza controlada...nem febre teve. Deixou de escrever suas crônicas, as histórias do Colégio e algum artigo que pudesse ser interessante a tal ponto que chamasse a atenção de José, Socorro, Claude, Teloca, Joaquim, Heládio que te prometeu leva-lo para sua bela chácara e entre geladas e tira-gostos relembrarem velhos tempos bons. Você é muito pretensioso e metido meu camarada. E Dihelson ? Dihelson é um Maestro e um artista com muitas idéias, projetos e inúmeras atividades pra prestar atenção se você escreveu ou não! Ninguém sentiu a tua falta! Só Rosineide mas aí também até eu pularia da pedra da batateira se ela me esquecesse!
Viu só, passou uma ruma de dias...e ninguém nem notou tua ausência! Você devia ter se consultado com Dr. João Marni, sim! O pediatra e Psicólogo...não, não argumente que todo Pediatra é metido a psicólogo só porque lida com os pestinhas! Dr. João Marni encarna ambos seu tolo, e você precisa dos dois! È vc está agindo como criança emburrada....e querendo que o MUNDO TODO dos BLOGS DO CARIRI....notem sua ausência. Não, não não! Você está se esquivando. Você tem SINDROME DE PETER PAN? Então encare a realidade rapaz! Dr. José do Vale tem mais o que fazer, idem para Socorro e Claude e os demais escritores todos famosos! Ah! Mas são seus amigos? E que obrigação têm eles de lamentar sua ausência. Trate de trabalhar, ler mais, escrever mais....quem sabe um dia você seja um desses personagens que citei...aí quem sabe..? Alguém sinta sua ausência e diga: ? Por onde anda o Nilo Sérgio....tá sumido não? Quem sabe até enviem 15 e-mails para tua caixa. Acharias o máximo não? Muito pretensioso de sua parte. Baixe a bola...e não dê desculpas esfarrapadas a si mesmo. Viu o que aconteceu? A tua ausênsia ninguém sentiu! Bem feito. Sabe aquele recanto ali da foto acima que tantos ama na casa de teu amigo? Volta lá ! Senta numa tarde dessas com um espumante do Vale do SãoFrancisco...e pensa um pouco na tua existência. Nos teus projetos, tenha a humildade do reconhecimento do seu próprio SER, das suas limitações, dos seus complexos...Oh! Me perdoe, da sua complexidade. Vamos levanta, vai trabalhar, Nilo Sérgio!
.
Obs. Diálogo entre um espelho partido ao meio e Nilo Sérgio)

8 comentários:

socorro moreira disse...

Mas menino, esse texto tem que se chamar "Apêlo". " Vê a vida como chora", qunado você desaparece ?
E quem passou longe de todo mundo mais de 40 anos, e quando reaparece é amado e reconhecido, ainda ousa queixar-se por um ou dois dias , sem perguntas?
Risos.
Menino sensível, conversa outra vez com a tua consciência, e faz outro texto. Não vamos anular o primeiro. Ele ficou interessante !
É um reflexo dos nossos monólogos constantes. Você expôs o seu... Tá aqui, na vitrine, pra todo mundo ver, e entender o que há de comum em todos nós...: a vontade de estar agregado, amar e ser amado... Virar gêmeo siamês da humanidade, representada por uma dúzia de pessoas das quais gostamos mais.
Nilo, pergunte por nós, antes que a falta que a gente sente de você, seja declarada , rubricada e registrada em cartório.
Eu não te procuro porque você faz parte de mim.

Mas foi engraçado viu? Surpreendeu !

Claude Bloc disse...

Nilo,

Foi legal o apelo...(como diz Socorro)
Mas ó, a gente não se esquece dos amigos, viu?

Só que a gente fica no aguardo... eperando presenças sem cobranças... (rimou! - risos)

Abraço

Claude

Nilo Sergio Monteiro disse...

Minha amada Socorro.
Vc me conhece mais que D. Zélia, minha mãe. Eu pra minha mostrei um bocado de coisas ,menos minha alma na totalidade. Pra vc não! Mas nILO sÉRGIO tem um espelho quebrado e às vezes fica em frente a ele dialogando. Nilo é um peralta Socorro. Gosa de si mesmo. E vc sabe quanto ele é feliz, e ama tanto seus amigos, antigos e novos. Caertamente na medida da coivara , mas os antigos;
A falta que eu sinto é de estar ia. Tomando aquele café com tapioca e queijo e jogando toda conversa pra dentro. Chego dia 2 de outubro. Faltando 4 dias pra ficar mais sábio!

Dihelson Mendonça disse...

Meu prezadíssimo Nilo Sérgio,

Seu artigo veio de encontro à minha pergunta interior, cada dia mais gritante: "Cadê o Nilo Sérgio, Sumiu ?" Meu amigo, pelo ritmo que as coisas iam, eu percebi a sua ausência no Terceiro Dia. Eu pensei em você até entre uma tecla e outra enquanto tocava nos últimos dias.

Esperei a ressurreição, e só agora é que ela veio. Infelizmente, eu não estava a par de tudo isso. Mas espero que agora esteja tudo bem com você.

Não pense que esqueço dos verdadeiros amigos! Não! Eles estão guardados num cantinho especial do coração.

Um grande e Fraterno abraço, de quem não te esqueceu!

Dihelson Mendonça

Stela disse...

Mas, menino, repara! ainda bem que nos falamos, pelo telefone, mais ou menos às 21 h. E eu futuquei muito pouco o Cariricaturas na semana passada (já tô escrevendo hoje, 2ª feira)e você sabe porque: doidinha com o encerramento do meu curso.
Agora, uma coisa:o texto tá é bom! beijão meu querido.

Heladio disse...

Meu caro Nilo

Sabe o que eu pensei, após seu longo silêncio? ou foi raptado por ETS, ou estar internado na Tamarineira!
Heládio

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Nilo,

Efetivamente a modernidade criou a individualidade, mas ao mesmo tempo inventou a nação. A questão é que ao sabor desta individualidade que apenas se afirma na coletividade nos ouve o badalo do sucesso. Aquela abertura, chegada, vinda, aproximação. Não o "sucesso" na ética dos fins do capitalismo. Mas este sucesso na etimologia da palavra latina. Quanto a você, inda anteontem li a sua prontidão nos comentários de um texto. Para mim não houve um absenteísmo. Mas certo que uma resposta coletiva tens: o bom texto para nos ofertar.

Ana Cecília S. Bastos disse...

Toda essa conversa é muito gostosa, porque tem sabor de amizade! Nilo, que bom que a suposta gripe já passou. Lembre de me enviar os emails de Elerisa e Silvânia, tá?
Abraço!