Nasci saudável, linda e “rechonchuda”,mas pouco tempo depois, fiquei muito doente, e só não morri, segundo minha mãe, devido a uma promessa feita por ela, a Nossa Sra da Conceição: a de que eu só usaria azul e branco até completar a idade de dez anos.
E assim foi... Como ficou prometido ,eu só usava azul e branco. Mas nem sempre era assim. Às vezes, mudava, e para não enjoar... era branco e azul . Eu sentia e comprovava as cores da Santa em minhas roupas, laços de fita, meias e sapatos ...
Eu vivia impregnada de azul.Os anos passavam, e, aos poucos, eu me transformava na verdadeira personificação do azul.
E depois ? Óbvia consequência: Fiquei condicionada ...
Mas não só ao azul claro ou escuro. E, sim, ao azul em todas as suas nomenclaturas e nuances : azul marinho, azul celeste ou cerúleo, azul turquesa, azul cobalto, azul anil , azul da Prússia, azul ultramar, azul petróleo ...
Baiana e soteropolitana que sou, sempre tive o mar como presença constante na minha vida e, como abrigo, nada melhor do que o céu da minha terra. Isso me ajudou a ficar uma “expert” nessa cor .Uma verdadeira “azulogista”. - Será que isso existe ? Ou seria “azulóloga”?
O fato é que, hoje eu sei, que a Bahia é o único estado do Brasil, produtor de granitos em diversas nuances de azul, como é o caso do Azul Bahia, Azul Macaúbas, Azul do Mar, Azul Boquira e Azul Imperial.
Aprendi através da Literatura, que “A Mosca Azul” do Machado “... e zumbia , e voava, e voava e zumbia...”
Aprendi que a rosa mágica das Mil e Uma Noites, que tinha o poder de curar a Princesa Amina, era uma “Rosa Azul”...
Aprendi também que o “Pássaro Azul” é um símbolo da felicidade inatingível, e nasceu da analogia secreta do azul com o inacessível.
Aprendi também que o “Azulão”, aquele belíssimo pássaro que encontramos em muitas regiões do Brasil, possui inúmeros dialetos, e seu canto pode ser dividido em dois tipos : o canto normal e o canto em surdina ou mata - virgem, que quer dizer : por longo tempo.
Mas o que me causou surpresa , mesmo, ainda nos tempos de escola, foi saber que o maior animal do nosso planeta, a "Baleia Azul", é um mamífero.
Descobri que Da Vinci, o gênio do renascimento italiano, formulou: “o azul é composto de luz e trevas, de um preto perfeito e de um branco muito puro como o ar”.Teria ele mesclado alguma nuance do azul para pintar a Mona Lisa ?
Goethe, o autor de "Os Sofrimentos do Jovem Werther", me ensinou que : “o preto que clareia torna-se azul”, percebendo na criação, a maravilhosa passagem da treva à luz.
Com Kieslowsk , o cineasta polonês, aprendi que a “ Liberdade é Azul “em homenagem à França, inspirada nos princípios da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) e representada pelas cores da bandeira desse País: Azul, Branco e Vermelho. Os dois outros filmes que completam a trilogia são "A Igualdade é Branca" e "A Fraternidade é Vermelha".
Descobri, também, que o grande compositor Johann Strauss Jr. compôs "O Danúbio Azul", mesmo sabendo que aquela não era a verdadeira cor do rio que lhe inspirou a famosa valsa.
E embora aprecie as pedras preciosas, jamais ambicionei ter o "Blue Hope" (Esperança Azul), que é o mais famoso diamante, pois ele tem a fama de trazer azar a quem o possui.
E agora, eu pergunto : Quem não se emocionou quando o astronauta russo Yuri Gagarin ao avistar o nosso Planeta, lá do espaço, exclamou: - “A Terra é Azul !" ?
Também não tenho dúvida de que “L´Amour est bleu “ como afirma uma linda canção francesa. - Alguém discorda ?
Sendo assim, encerro esse meu depoimento agradecendo primeiro à minha mãe pela promessa, a Edilma que serviu de inspiração, e a mim que agüentei durante dez anos aquele sacrifício ( ? ).
Também não tenho dúvida de que “L´Amour est bleu “ como afirma uma linda canção francesa. - Alguém discorda ?
Sendo assim, encerro esse meu depoimento agradecendo primeiro à minha mãe pela promessa, a Edilma que serviu de inspiração, e a mim que agüentei durante dez anos aquele sacrifício ( ? ).
Afinal,
por que não cantar ?
“ Vesti azul, minha sorte então, mudou.”
6 comentários:
Comentário em blue !
Blue belo !
Bleu Deus, como escreve lindo, essa baianinha .
Agora o tema "carta" virou. Agora o tema é blue !
Beijos.
Que lição detalhada do AZUL. P A R A B É N S, mana.
Que belo azulejo de palavras!
Vou prestar mais atenção ao azul
ao azulão e ao azulinho! afinal,
o Brasil sem a Bahia seria um erro!
Parabéns!
Ulisses Germano
Curuzinha baiana,
Obrigada pelo texto em azul.
Que a nossa amidade fique selada por aqui com lacre azulado e forte.
Se lhe servi de inspiração, sinto-me orgulhosa or isso.
Ganhei muito em informações azuladas como o ceu que agor vejo em Guaramirança.
Beijo !
Desculpe o descuido da digitação
CORUJINHA,
Beijo !
Obrigada a Patativa do Crato, Ulisses Germano, Ricardo e Edilma. Obrigada a todos pelos carinhosos comentários.
Um abraço em azul e todas as suas nuances pra vocês.
Postar um comentário