Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Deus é coisa da sua cabeça!

Eu tive um professor de filosofia que adorava dizer a frase "Deus é como chifre, só existe na cabeça de quem acredita". Isso chegou até a irritar algumas pessoas, principalmente as mais carolas. O que eu não sabia é que o cara tinha um quê de razão com sua frase, pelo menos é o que mostra a neuroteologia, a ciência que estuda a base neural da espiritualidade e emoção religiosa. Sabe aquela pessoa que diz acreditar em Deus por ter "sentido" a presença dele? Pois bem! Esse "sentir" pode ter uma explicação biológica, ou seja, científica. O que a neuroteologia quer mostrar é que a experiência religiosa ou espiritual é, na verdade, uma combinação de padrões de atividade cerebral, assim como a emoção, a memória ou a linguagem. Duvida? Então veja as fotos abaixo e leia a explicação dos cientistas sobre "as fotos da presença de Deus".

Foto 1 - Comparação tomográfica entre um cérebro normal (esquerda) e o cérebro de um budista em meditação, vê-se claramente que houve uma diminiução de atividade no lobo parietal superior.

O que isso significa? As imagens do lobo parietal superior acusaram uma queda na atividade dessa região, que chegou a ficar bloqueada no momento mais intenso, isto é, no momento em que o religioso (budistas e freiras franciscanas) experimenta a sensação de iluminação religiosa. O lobo parietal superior é área do cérebro que proporciona ao homem o senso de orientação no espaço e no tempo. Isso levou os pesquisadores a concluírem que, privados de impulsos elétricos, os neurônios do lobo parietal desligariam os mecanismos das funções visuais e motoras do organismo. Isso levou Newberg a dizer: “O sentimento de unicidade - que os religiosos dizem sentir quando oram, rezam ou meditam - parece paralisar os receptores sensórios da região parietal”. Exatamente por isso, o cérebro não consegue traçar fronteiras e por isso percebe o “eu” como um ente expandido, ilimitado e unido a todas as coisas. E é essa sensação que faz as pessoas dizerem que "sentiram" a presença de Deus em suas vidas.

Além desta região, outras partes do cérebro podem estar relacionadas a experiências espirituais. Veja quais são elas:

Lobo parietal (amarelo) :
Diminuição de neuro-sinapses levando a sensação de união com o universo

Lobo frontal (azul) : Concentração ampliada (meditação) bloqueia outros impulsos neurais.

Lobo temporal (verde) : Ativa intensa emoção , como prazer e medo.

Lobo occipital (vermelho) : Processa imagens que facilitam práticas espirituais (velas, cruzes, etc.)

No final das contas, Deus é mesmo como disse meu querido professor Sérgio, citado no início do post, ou seja, coisa da sua cabeça. Taí a ciência pra comprovar. Mesmo assim eu tenho certeza que os religiosos mais fervorosos continuarão dizendo que Deus é um velhinho de barba, com cajado na mão, tábuas dos dez mandamentos ao lado, roupas compridas e pai de um homem chamado Jesus. E continuarão a dizer que Ele virá no "fim do mundo" para julgar vivos e mortos e levar os seus seguidores para um lugar chamado céu, enquanto os outros iráo ser jogados num lago de enxofre e fogo por toda a eternidade. Então tá certo. Depois vão querer que eu acredite em Saci também, né?

4 comentários:

socorro moreira disse...

Obrigada pla atenção de ter postado essa matéria, no nosso Cariricaturas. Li no teu blog e gostei muito. Aliás gostei de tudo , e pensei em fazer umaa translações para cá. ( risos)

Parabéns, professor !

Uma honra tê-lo entre nós.

Abraços.


* Minha mãe sempre diz: "o bicho a gente faz do tamanho que a gente quer."
Fazer Deus dentro da gente é um bem !

Claude Bloc disse...

Agradecemos ao Professor que ilustra nosso Blog com suas interessantes e ilustrativas matérias.

Muito bom, de vez em quando, percorrer as informações e introjetar conhecimentos.

Grata pela oportunidade.

Abraço,

Claude

Prof. Júnior Lima disse...

É um prazer colaborar. Muito obrigado pelos comentários, assim eu me sinto na obrigação de escrever mais. Um abraço!!

claudiomfleite disse...

Desculpe a intromissão no blog, mas o vi e não podia deixar de comentar essa matéria.
Será que Deus é coisa da cabeça mesmo? Não poderia ser o contrário, a experiência de Deus desencadeando alterações no padrão de ativação cerebral?
Tem muitas questões a serem respondidas antes de se assumir posições tão definitivas.