Entre 8 a 9 anos atrás quando nos mudamos para nossa casa definitiva, encontramos no quintal um pequeno sitio. E para minha alegria lá encontrei um famoso Pequizeiro. Fizemos a brincadeira de cada filho escolher sua fruteira preferida. Eu, por motivos óbvios e degustativos escolhi o Pé de Pequi. Suas ramagens ( algumas ) se arrastam pelo chão, invadem a casa do vizinho, as vezes faz disparar até a cerca.
Só não colho o próprio com a mão porque existe uma ciência que diz o seguinte: se arrancarmos o pequi antes dele cair naturalmente, ele vai “amargar”. Então tenho que esperar a “despencagem” de cima; ou que caiam dessa galha beirando o chão.
Resolvi gravá-la em fotos, pois pode-se ver as flores e os primeiros pequis ainda criança. Eles possuem o sabor do Pequi do Arisco, como falam os especialistas no assunto: Os ilustres Pequizeiros.
Gostar de pequi tem uma particularidade: ou você gosta definitivamente ou não gosta! Não existe a possibilidade de gostar mais ou menos, ou gostar só um pouquinho.
6 comentários:
Liduina,
Eu nunca tinha visto um pé de pequi, e esse é uma coisa linda.Sem dúvida nenhuma,você é uma privilegiada.
Um abraço e parabéns!
Obrigada Corujinha,
Quando puder,és uma convidada especial para vir provar dessa delicia que é o pequi do Crato.
Abraços: Liduina.
Liduína, se a Corujinha não vier, a gente manda pequi pelo sedex.
Claude está na City. Aparece !
Liduina, vc nos deixou com água na boca. Quando aparece pequi aqui em São Luís sempre compro e nos deliciamos com a pequizada ou com o baião de dois com pequi; meus maranhenseszinhos ADORAM e aí vem a lembraça da nossa terrinha.
Um abraço carinhoso
Postar um comentário