Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 25 de outubro de 2009

Penne ao Molho de Camarão - Uma receita para Dr. Heládio

Deste ontem estamos desafiando o nosso anfitrião da semana - Dr. Heládio - mas como ele anda longe de nosso alcance, pois nem o celular atende, resolvemos retribuir a gentileza e a acolhida de quinta-feira passada, com o prato do dia.
.
Pois é, hoje é o Dia do Macarrão - veja só o que inventam ! - e em retribuição ao gentil convite e à acolhida perfeita, queremos convidá-lo para um prato especial: "Penne ao molho de camarão" - claro que criado pelas mãos mágicas de Socorro Moreira.
.
Convidamos também o aniversariante do dia, Joaquim Pinheiro, para sentar à mesa. A receita original está nas panelas de Socorro aguardando os convidados (nada de virtual, hem?).
.
Não pudemos esquecer a linda acolhida com salgados, uma boa diversidade de queijos e castanhas, drinks, água de coco... Nem tampouco o jantar com filé ao molho madeira, camarão e acompanhamentos preparados com requinte. Um cafezinho para fechar a noite acompanhado de Amarula.
.
A grande surpresa foi um telão com, nada mais, nada menos do que o Cariricaturas em evidência. Foi uma grata e gentilíssima surpresa.

O jardim cultivado (e plantado) pelo anfitrião encantou a todos pela diversidade de espécimes de plantas e pela harmonia e beleza conseguida em cada recanto.

Bom, hoje e agora só nos resta servir a macarronada para preencher o dia com muito papo e uma reafirmada amizade.

P. S. Hoje já estou voltando a Sobral. Deixando aqui com vocês, meu coração inflado de saudade.


Agora deliciem-se! Degustem essa maravilha!

**************************

PENNE AO MOLHO DE CAMARÃO

Ingredientes:

500 g de penne (macarrão com formato de canudo) cozido
500 g de camarão fresco inteiro
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de azeite
1 lata de molho de tomate
1 lata de creme de leite
Salsa e cebolinha a gosto

Manteiga de camarão:

150 g de margarina
Alho a gosto picado
1/2 lata de extrato de tomate
200 ml de água
Sal a gosto

Modo de Fazer:

Cozinhar a massa e reservar. Limpar o camarão ( tirar as cabeças e as cascas) e reservar. Temperar o camarão com 1 pitada de sal, suco de 1 limão e pimenta-do-reino. Colocar as cascas e cabeças em um tabuleiro ( sem untar) no forno pré-aquecido em temperatura 220° graus até secar. Reservar.

Em uma panela, derreter a margarina, adicionar os alhos picadinhos e deixar dourar. Acrescentar as cascas de cabeças torradas e o extrato de tomate, com a mesma medida de água. Tampar e deixar cozinhar em fogo baixo durante uns 10 minutos. Depois escorrer, aproveitando só o caldo e reservar...

Dica I

Em outra panela, refogar o camarão com azeite, acrescentar a manteiga de camarão e o molho de tomates. Deixar cozinhar um pouco e adicionar o creme de leite,( nós acrescentamos coentro que você pode facilmente substituir por salsa e tiras de pimentão verde que você pode substituir por cebolinha). Acrescentar então a massa e servir.

Obs: A manteiga de camarão pode ser usada no preparo de vários pratos de frutos do mar.

Dica II:

1 - No lugar de extrato de tomate, substituir por polpa de tomate com parmesão (só n vou dizer a marca para não fazer merchan).

2 - Acrescentar meio pacote de creme de cebola e meio pacote de creme de queijo (lembrem-se que tem que colocar o creme primeiro numa xícara ou copo e diluí-lo com água fria, senão fará bolinho de creme no molho.

Texto e fotos da casa de Dr. Heládio por Claude Bloc

Nenhum comentário: