Segundo o WIKIPÉDIA:
"Ficou nacionalmente conhecido no programa humorístico Balança Mais Não Cai, como o "crioulo difícil" ao lado da atriz Marina Miranda, a "crioula difícil". Tião Macalé era personagem de poucas falas, tendo inclusive alguma dificuldade na articulação das palavras, fato que aumentava ainda mais a sua eficiente performance como humorista. A sua presença física como personagem era de extrema comicidade e o seu humor ingênuo, saudável e hilário.
Estreou no cinema em 1970, no filme Os Caras de Pau, mas a grande base de trabalho é o programa Os Trapalhões.
Foi num comercial para o supermercado Disco que o artista consagrou a expressão "nojento, TCHAN!" onde a onomatopéia tchan equivale à sonoplastia de fim-de-esquete que ele mesmo se encarregava de fazer e que virou o seu famoso bordão.
Torcedor do Fluminense F.C e assíduo frequentador dos estádios, Tião chegou a passar mal em 2 partidas do time carioca, antes de sofrer seu primeiro derrame. Entusiasta do futebol, organizava, treinava - e às vezes arbitrava - times de futebol de areia na altura da rua Santa Clara, em Copacabana, Rio de Janeiro, de onde foi morador por muitos anos. Era um personagem tipicamente carioca, querido de todos e sempre de excelente humor - por vezes um tanto etílico...
No final de 1992 sofreu um derrame e passou a trabalhar com dificuldade.
Faleceu em 26 de outubro de 1993, aos 67 anos de idade, vítima de infecção pulmonar, em São José do Rio Preto, SP."
Nenhum comentário:
Postar um comentário