Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 19 de dezembro de 2009

DEDÉ DE ZEBA - O POETA DO CRATO -Por Edilma Rocha : Parte I

CRATO ANTIGO
Eu hoje senti daudade
da minha terra querida;
lá, onde fiz amizade,
onde vivi minha vida.
Saudade de sua lua,
saudade de tudo enfim.
Saudade do clima quente,
que já faz parte de mim.

Senti saudade do Crato,
da cidade onde nasci;
lugar feliz e pacato,
coração do Cariri.
Senti saudade das feiras,
da rua das Laranjeiras,
de água gostosa,
que minha sede não mata;
da rua Rabo da Gata,
também da rua Formosa.

Eu recordo calmamente,
enquanto o verso rabisco,
da capelinha da gente,
do meu Santo são Francisco;
onde aos domingos eu ia,
com muita fé e alegria,
onde com gosto rezava,
pedindo felicidade.
Eu até sinto saudade,
daquela esmola que eu dava.

Esta saudade não cala,
conversa com a minha dor;
recordo a rua da Vala,
Ladeira do Matador.
E no tempo de menino,
o açude de Seu Lino,
onde ia a meninada.
Saudade deste tamanho;
saudade também do banho,
lá do Poço da Escada.

Saudade do Crato amigo,
de tempo que não mais vem;
saudade do Crato Antigo,
que inda hoje quero bem.
Daquele Crato pequeno,
saudade do Mais ou Meno,
onde bebia cachaça;
saudade de Joaquim Preto,
que vigiava o corêto,
localizado na praça.

Do ébrio Zé das cornetas,
cantando pelas serestas,
saudades mil das retretas,
que para mim eram festas.
Que tempo fenomenal !
Da Banda Municipal,
perfilada e harmoniosa;
que há tempos foi batizada,
e ainda hoje chamada,
como Banda Furiosa.

Que tempo bom do passado;
daquele Crato risonho !
Do meu Crato sem pecado;
tudo era amor, era sonho !
Daquele Crato feliz,
que do Quadro da Matriz,
a gente ouvia sermão..
Ai, como eu sinto saudade,
daquele tempo em que o frade,
ganhava mais atenção.

Fonte - A Provincia, edições - Jurandir Temóteo

2 comentários:

socorro moreira disse...

Grande, grande lembrança, Edilma Rocha !!!!!!!!!!!!!!!

Edilma disse...

Socorro,
Vou postar estes versos de Dedé de Zeba aos poucos por ser longo.
E são de improviso gravado por Jurandir Temóteo.
Contam um histórico rico de personagem e locais do Crato.
Beijos !