Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Juntos para sempre - por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Sempre que estou fazendo minhas orações, entrando em sintonia com Deus, procuro agradecer pelos trinta e sete anos de casada com Carlos Eduardo Esmeraldo. Tenho certeza que foi Deus que o colocou no meu caminho, para juntos vivermos o nosso grande amor. Depois de quatro anos de namoro, tempo necessário para nos conhecer melhor e terminar nossos estudos, nos apresentamos diante de Deus para fazer nossos votos de fidelidade e amor eterno.

Prometer viver a dois para sempre é uma responsabilidade de cada um dos cônjuges. Metade para cada um deles. Se cada casal se lembrasse como é bonita a celebração do matrimônio cristão, quando se promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando e respeitando um ao outro todos os dias de suas vidas, o esforço seria grande para não deixar a união abençoada por Deus terminar. O amor que nos leva ao altar, deve ser regado a todo instante, como uma plantinha que precisa de água e sol. Experimente deixar essa plantinha sem água e sol, ela morrerá logo. Assim é o amor, se não for adubado com carinhos, beijos, atenções, doações mútuas e gentilezas, a tendência desse amor é morrer. Quando o casal nunca deixa de namorar, o amor cresce cada vez mais. A vida a dois com harmonia e doação faz o casal crescer juntos, um aprendendo com o outro.

O sucesso da vida a dois é sair do egoísmo e se doar um ao outro com a preocupação de fazê-lo feliz. Quando se casa, deve-se entender que se vai casar, não para ser feliz, mas para fazer o outro feliz e em troca receber a felicidade. O pensamento deve ser: essa união é para sempre! Assim os casais não irão desistir na primeira dificuldade.

Hoje em dia, vemos muitos casais que se separam por incompatibilidade de gênios. Entretanto sabemos que, quando existe amor as diferenças serão superadas quando se aceita o outro com seus defeitos e qualidades. O amor e a felicidade do casal se refletem nos filhos, pois o amor gera amor. Nas cartas de São Paulo aos Coríntios (13,4-8), está escrito: “O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará”. Entendemos aqui, que todos devemos aspirar o amor. Nas cartas de João (1 Jo 4,8) está escrito que “Deus é amor”. Em João (3,16), Jesus é o enviado do amor. Deus nos amou tanto que mandou seu filho, para que todo aquele que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. O centro do Evangelho é o mandamento do amor. (cf. Mt 12, 28-34), pois o amor é fonte de qualquer comportamento verdadeiramente humano. Através do amor, as pessoas podem criar gestos capazes de resolver situações difíceis. Observando o que diz São Paulo sobre o amor, podemos entender que o amor é a força de Deus e a força da pessoa aliada a Ele. Quando São Paulo diz o amor jamais passará ou acabará, é porque o amor é eterno e ultrapassa o tempo e o espaço. Portanto, é a vida do próprio Deus, da qual participamos.

Toda a felicidade do casal ao longo da vida, não cai do céu, deve ser conquistada. E a felicidade dos filhos dependerá dos pais que têm a obrigação de construir um lar feliz para receber os filhos. O papa João Paulo II dizia que “o futuro da humanidade passa pela família”. Dessas palavras podemos entender a responsabilidade dos pais em colocar pessoas equilibradas no mundo. E assim ajudar na construção de uma sociedade mais humana e fraterna, onde exista paz e amor. Se cada casal pudesse construir uma família feliz, teríamos uma sociedade com menos violência.

Viver bem e em harmonia é salutar para a vida a dois e, a felicidade conquistada leva o casal a viver juntos para sempre. A vida passa rápido. Então é importante que os casais que estão bem, continuem segurando na mão de Deus. E procurem viver cada vez melhor, não deixando que os apelos do mundo destruam a felicidade conquistada. Já os casais em crise, abram os seus corações e deixem a graça de Deus entrar em suas vidas. No projeto de Deus está incluindo a felicidade da família.

No início eu destaquei o agradecimento a Deus pelos trinta e sete anos de casados, porque eu e Carlos, de comum acordo, construímos toda essa harmonia e felicidade até aqui, segurando na mão de Deus, pois não somos nada sem a força do amor de Deus. A mensagem de Jesus Cristo, sempre nos guiou para agirmos de maneira correta no dia-a-dia da vida. E além do agradecimento a Deus, vou sempre pedir para que Ele nos dê forças para nunca nos afastarmos da sua Palavra e que o nosso amor cresça cada vez mais. E assim continuarmos juntos até o fim das nossas vidas.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

8 comentários:

Stela disse...

Parabéns, Magali, pelo texto. Numa linguagem simples e amorosa falaste do Amor maior. Muito bonito falar de amor quando se vive o amor de um casamento com suas venturas, aventuras, desventuras, dificuldades, porque todo caminho tem pedras e espinhos. E o bom é saber lidar com o simples e o complicado, o feio e o bonito, o amargo e o doce.
Muito bem colocado por você: "o centro do Evangelho é o amor".

Claude Bloc disse...

Magali,

Teu texto tanto quanto teu amor emocionam pela intensidade e sinceridade.

Que Deus possa ungir esse amor verdadeiro para sempre.

Abraço ao lindo casal, amigos do coração,

Claude

socorro moreira disse...

Maravilhoso depoimento , Magali !
Mensagem do amor, na sua verdadeira construção.

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

As palavras que Magali colocou aqui me deixaram com uma responsabilidade bem maior, para que cada vez mais, façamos crescer e testemunhar o nosso amor. Sempre soubemos viver em harmonia, às vezes um cedendo um pouco. Por mais que conheçamos uma pessoa, sempre temos algo novo a descobrir. Lembro-me que nos nossos primeiros dias de casados, estávamos num hotel em Belém e na hora de dormir, eu apaguei a luz. Ela disse: "Não durmo no escuro." E eu respondi: "Não sei dormir no no claro." Chegamos a um acordo e deixamos a luz do banheiro acesa. Na primeira manhã, na hora de escovar os dentes, ela disse: "Só uso pasta kolynos." E eu lhe disse: "Só uso colgate." Ela cedeu, experimentou e ainda hoje, 37 anos depois, é a nossa pasta.
Uma boa receita para se obter harmonia é usar o bom humor! Uma vez, seis meses depois de casados, já grávida do nosso primeiro filho, ela se zangou por uma bobagem que eu disse, a qual nós nem nos lembramos mais o que foi. Saiu do quarto e deitou-se no sofá da sala. Eu implorei que ela voltasse, mas nada. Ai me lembrei que havia percebido que ela tinha medo de "almas". Então falei: "Não vem não? Essa sala está cheia de almas!" Imediatamente ela retornou ao quarto, fizemos as pazes e, foi tudo tão maravilhoso, como tem sido nossas vidas.

Anônimo disse...

Stela, Claude e Socorro, obrigada pela atenção que vocês tiveram em ler o texto, e também terem aprovado.
O momento é de refletir sobre o amor em todas as formas.

Abraços

Magali

Anônimo disse...

Carlos, continuaremos batalhando pela nossa harmonia.

Abraços


Magali

jair rolim disse...

Magali você disse tudo que traduz a felicidade. Eu rezo por essa mesma cartilha. Aprendi na Face de Cristo, onde frequentei por 8 anos, que no casamento a máxima é um fazer a felicidade do outro e ai tudo anda bem. Agora sua responsabilidade é dobrada pois cuidar do Carlos é uma dádiva de Deus para você. Lembre-se Carlos é o supra sumo dos Pinheiros. Brincadeira estou só puxando a farinha por meu saco. Também sou Pinheiro da gema.
Abraços Natalino
Jair Rolim

Anônimo disse...

Jair,

Cuidar de Carlos é uma responsabilidade suave e que me dar muita alegria. Você tem razão ele é uma dádiva de Deus para mim. Suas palavras complementaram o meu texto e muito me incentivaram.
Estou muito agradecida.

Abraços