Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PAPAI NOEL USAVA SAIAS - Por Edilma Rocha


Como eram boas as lembranças de criança a espera do Papai Noel ! Ao chegar dezembro, finalizadas as aulas escolares, o encanto natalino tocava fundo os coraçãozinhos infantis. A imagem do Bom Velhinho, barrigudo, barba branca e vestindo vermelho, com certeza chegaria no amanhecer do dia 25 repleto de presentes. Para merecer tamanha alegria, precisávamos passar de ano, ser um bom filho, bom irmão e pedir com fé a presença do Velhinho. Oh! Oh! Oh!
E com certeza o presente estaria do lado da cama ou em baixo da rede. Era difícil pegar no sono. E ficávamos até tarde da noite conversando sobre o pedido do presente. E ao amanhecer o dia, lá estavam eles para a nossa alegria. Carrinhos, bonecas, bolas e até pequenos instrumentos musicais. Tinha de tudo na bagagem do Velhinho de botas. As renas ficavam na imaginação e certamente chegavam dos céus. E como numa mágica, sem nenhum barulho, e estariam em todos os lugares naquela noite especial.
O tempo foi passando, as crianças crescendo e com elas as suspeitas sobre o Papai Noel.
_ Será verdade de que não existe ?
Não é possível... E toda aquela preparação para recebe-lo ?
A árvore de plástico com inúmeras bolinhas coloridas, a ponteira especial, a neve de algodão, Soldadinhos de chumbo e até algumas pequeninas luzinhas... não poderia ser verdade que Papai Noel não existisse... Mas alguém na escola garantia que tudo era imaginação de criança e que os adultos escondiam esta verdade. A certeza mesmo era o aniversário do Menino Deus que já estava na Lapinha ao lado da árvore. Mas as cousas foram mudando com o passar dos anos...
Os pedidos iam ficando cada vez mais audaciosos e nem sempre chegavam ao certo. Mas as desculpas eram de que o Papai Noel as vezes substituía os presentes por serem muitos os pedidos. E acreditávamos plenamente.
Certa vez vi o primeiro urso de pelúcia numa vitrine da pequena cidade e fui logo escrevendo a cartinha pedindo o presente de Natal. Seria uma tarefa difícil pois só tinha um só na loja, mas iria esperar mais uma vez. A esperteza dos meus irmãos descobriu que o meu presente estava escondido no fundo do guarda-roupas e que não era um urso de pelúcia e sim um Bambi de pelúcia. Caí no choro com o desencanto do meu bom Velhinho do Natal. Era tudo mentira. O meu Papai Noel usava saias. Era minha mãezinha. Já cansada do trabalho para o sustento da família e sempre com tantas encomendas de final de ano, reservava o seu último momento do dia 24 para fazer valer o espírito do Natal em nossos coraçãozinhos infantis.
Aquele com certeza foi o mais importante Natal da minha vida. Descobrir que a minha mãezinha foi sempre o meu Papai Noel. Que soube guardar tão bem este segredo, alimentando a nossa imaginação de criança feliz.
Ficamos mais espertos e descobrimos que o nosso Papai Noel usava saias. E mais espertos ainda por entender que era preciso dar um duro danado para poder ter colocado todos aqueles presentes nos anos que se passaram. Que éramos privilegiados em termos sempre uma linda árvore de Natal. E sempre em dezembro, naquela noite entre amigos e familiares num jantar especial, vestíamos a nossa melhor roupa para celebrar o aniversário de Jesus e receber o nosso lindo e especial Papai Noel de saias mais uma vez.
.
Edilma Rocha

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Edilma pelo lindo texto!O carinho dos nossos pais em colocar presentes debaixo da cama, jamais vamos esquecer.É muito mais importante do que a decepção de saber que Papai Noel não existe.
Feliz Natal para você e toda sua família!


Abraços


Magali

socorro moreira disse...

Lindo, amiga ! Retrato perfeito de tempos felizes !

Edilma disse...

Magali,
Obrigada por seu comentário.
Lhe desejo também um Feliz Natal junto a sua familia.
Abraços
Edilma

Edilma disse...

Querida amiga,
Que bom ter gostado do texto Natalino. Abri o coração em recordações infantis.
Beijos !

Claude Bloc disse...

Edilma,

Adorei o texto e a foto. Me deu saudade dos nossos "Natais" em Serra Verde.
Com chicletes de bola e revistas em quadrinhos...

Abração...divida com D. Telma e Seu Edilson

Claude

Maria Amélia Castro disse...

Edilma,
Parabens pelo texto.Retrata bem nossa realidade e nossas fantasias. Eramos muito felizes.Sua mãe com aquele jeito delicado muito educada nos recebia com muito carinho.
Feliz Natal e 2010 repleto de saude e paz para todos.
Abraços
Maria Amélia

Edilma disse...

Claude,
Minhas lembranças tambem vagueiam pela Serra Verde, pois tambem por lá o Papai Noel chegava.
Quero lhe desejar um Natal diferente este ano. Uma noite realmente feliz ao lado de pessoas que completem a sua alma infantil, pois você para mim eternamente criança; ou melhor, criançona...
kkkkkk Oh! Oh! Oh!
Feliz Natal
Beijo carinhoso
Edilma

Edilma disse...

Maria Amelia,
Obrigada pela leitura do meu texto, e tambem aos elogios a minha mãezinha.
Felizes são as nossas lembranças dos Natais da infância.
Para você uma noite iluminada de alegria, paz e saúde.
Feliz Natal !
Beijo !
Edilma