Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Tango - Patrimônio Cultural da Humanidade


Unesco declara tango Patrimônio Cultural da Humanidade

Marcia Carmo

De Buenos Aires para a BBC Brasil

A Unesco declarou o tango Patrimônio Cultural " Imaterial " da Humanidade durante reunião nesta quarta -feira do Comitê Intergovernamental do organismo, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

A informação foi confirmada à agência Telam ( agência oficial argentina ) pelo secretário de Cultura da cidade de Buenos Aires, Hernán Lombardi, que acompanhou , em Abu Dhabi, a decisão do Comitê da Unesco.

"Essa é uma homenagem a todos os que sustentaram o tango durante muito tempo. Uma homenagem àqueles que mantiveram a tradição, transmitindo a poesia e a dança de geração a geração", disse Lombardi.

O diretor de Promoção Cultural de Montevidéu, Eduardo León Duter, disse estar " emocionado ' com a decisão.

" Esse anúncio é fruto de um trabalho intenso e é um compromisso de ambos governos para proteger o tango e realizar projetos em comum ", disse Duter, em Abu Dhabi.

Buenos Aires e Montevidéu

A candidatura do tango ( música e baile ) para ser Patrimônio Cultural da Humanidade, foi apresentada, conjuntamente, em novembro de 2008, pelos governos das cidades de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai.

Em junho passado, de acordo com a imprensa argentina, numa avaliação da candidatura, a Unesco já sinalizava que o tango poderia receber o título como " uma das principais manifestações da identidade dos habitantes do Rio da Prata ". O Rio da Prata banha as duas cidades.

O tango é defendido, há décadas como bem cultural nas capitais da Argentina e do Uruguai. No passado , habitantes das duas cidades costumavam discutir onde, de fato, esta arte tinha nascido, se em Buenos Aires ou em Montevidéu.

Antes da decisão da Unesco, o governo da cidade de Buenos Aires informou que, se o tango fosse reconhecido, deveriam ser criados uma orquestra oficial do tango do Rio da Prata e um centro de documentação desta arte, entre outras iniciativas para preservá-lo.

Prostíbulos

Segundo historiadores argentinos, "o dois por quatro " ( outra forma de chamar o tango ) nasceu nos prostíbulos durante a imigração européia, no início do século XX.

Desde então, o tango é identificado como cultura das cidades do Rio da Prata. As letras do tango, afirmam os especialistas, sugerem melancolia porque demonstram a solidão dos que saíram de países europeus para uma terra desconhecida.

Nos últimos anos,a musicalidade do tango foi renovada com o nascimento de grupos jovens que adotaram outros instrumentos.E foram abertas dezenas de " milongas ( lugar para dançar esta música na capital argentina ).

Recentemente, no Campeonato Mundial de Tango realizado em Buenos Aires, um casal de japoneses que aprendeu a dança no Japão, venceu a disputa na categoria " dança de salão". No entendimento das autoridades argentinas, foi a confirmação de que o tango já atravessou " há muito tempo" as fronteiras de Buenos Aires e Montevidéu.

Além do tango, outras 76 apresentações culturais do mundo inteiro também disputaram o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Fonte

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/09/090930_tangopatrimonio_mc.shtml


Nenhum comentário: