Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

J.Cascata


.
Álvaro Nunes (Rio de Janeiro, 23 de novembro de 1912 — Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1961), mais conhecido como J. Cascata, foi um compositor e cantor brasileiro.

J. CASCATA

Álvaro Nunes nasceu no Rio de Janeiro, em uma família ligada à música, que desde criança lhe colocou o apelido Cascata. Começou a tocar violão aos dez anos, e aos 16 entrou em um grupo como cantor, ao lado, entre outros, de Valzinho e Luís Bittencourt. Interessado em aprofundar-se no estudo do violão, foi ter aulas com um professor, trabalhando como jogador de futebol para pagar as aulas. A partir do final da década de 20 passou a compor regularmente, principalmente músicas de carnaval. Freqüentava rodas de samba ao lado de Lamartine Babo, Ary Barroso e Noel Rosa e em 1931 estreou em um programa na Rádio Cajuti. Em seguida transferiu-se para outras emissoras e na Philips conheceu Leonel Azevedo, que se tornaria seu grande parceiro. Em meados dos anos 30 decidiu adotar o nome artístico J. Cascata, e por essa época teve suas primeiras composições gravadas por Orlando Silva, Silvio Caldas e Luís Barbosa. Este último lançou um de seus maiores sucessos, "Minha Palhoça", também gravado por Silvio Caldas. Orlando Silva foi responsável por grandes êxitos da dupla Leonel Azevedo/ J. Cascata, como "Lábios que Beijei" e "Juramento Falso", além de interpretar músicas só de Cascata, como "Lágrimas de Homem" e "Não Serás Feliz". Na década de 50 participou do Conjunto da Velha Guarda organizado por Almirante, e no fim da vida foi assistente de direção da gravadora Sinter.


LEONEL AZEVEDO

Carioca, estudou piano durante a juventude, quando começou a fazer amizades com artistas das rádios Sociedade e Clube do Brasil. Sua primeira composição foi "Chora Coração", de 1930. Fez teste para cantor na Rádio Philips em 1935 e entrou para o elenco do programa Hora do Outro Mundo, em companhia de Ary Barroso e Aracy de Almeida. Foi então que conheceu J. Cascata, seu parceiro mais constante. Os dois cantavam no programa Hora Sertaneja e compunham músicas especialmente para as apresentações. O maior sucesso da dupla foi "Lábios que Beijei", na voz do "cantor das multidões" Orlando Silva, gravado com arranjo de Radamés Gnattali em 1937. Outros êxitos foram "Juramento Falso", "Não Pago o Bonde", "História Joanina", "Mágoas de Caboclo", "Vamos Sonhar", "Apanhei um Resfriado". Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Sílvio Caldas, Elizeth Cardoso, Almirante, Nelson Gonçalves e Miltinho. Em 1962, um ano depois da morte de J. Cascata, Leonel retirou-se da vida artística. Nessa década, amigos e admiradores do compositor gravaram 5 LPs independentes, com o título comum "Estórias de Amor", agrupando sua obra nas vozes de cantors como Zezé Gonzaga, Nuno Roland, Gilberto Milfont, Onésimo Gomes, Roberto Paiva, Rosita González e Albertinho Fortuna, entre outros, acompanhados por músicos como Luperce Miranda, Altamiro Carrilho e Regional do Canhoto. Esses discos, e mais o LP "Leonel -- 40 Anos de Música Brasileira", de 1976, foram editados em 3 CDs pelo selo Revivendo em 1999 com o mesmo título, "Estórias de Amor".


Faixas
Lado 1
01 LÁBOS QUE BEIJEI
Orlando Silva
02 MINHA PALHOÇA
Dilermando Pinheiro e Seu Chapéu de palha
03 JURAMENTO FALSO
Leonel Azevedo e José Menezes
04 MEU ROMANCE
Orlando Silva

Lado 2
01 HISTÓRIA DE UM AMOR
Orlando Silva
02 NÃO PAGO O BONDE
Odete Amaral
03 HISTÓRIA JUNINA
Nelson Gonçalves
04 APANHEI UM RESFRIADO
Almirante

2 comentários:

Corujinha Baiana disse...

J. Cascata - um dos maiores nomes da música popular."Lábios que eu beijei" é linda.

Essa coleção eu a tenho completa. Comprava nas bancas de jornal.
Muito bem lembrado, amiga.
Um abraço

socorro moreira disse...

Corujinha,


Fui apresentada por meu pai à J. Cascata. No curso da vida , gostar de J.Cascata é senha para mim.

Um abraço , amiga !