Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 10 de março de 2010

Assis Valente por Norma Hauer


Na data de hoje, exatamente há 52 anos, o compositor ASSIS VALENTE resolveu colocar fim em sua vida, ato que já tentara duas vezes antes.

Por que alguém acha que não vale a pena viver?

Segundo soube, Assis Valente era um homem triste, não se sentia feliz, apesar de ser um nome famoso. Sente-se em sua composição "Boas Festas" que havia certa mágoa em seu interior. Ouvi falar que ele estava bastante amargurado quando compôs essa música, que vem a ser uma espécie de hino do Natal, visto ter sido a primeira composta no Brasil para as festas de fim de ano.

Conheci Assis Valente quando ele, protético, trabalhava no então Edifício Carioca, em cuja galeria, os bondes de Santa Teresa faziam ponto terminal. Assis fazia seu lanche em um dos bares que existia naquela galeria. Gostava de conversar, era animado, ali não parecia uma pessoa triste, como seus colegas sempre afirmaram ser.

Naturalmente, ao conversar com seus fãs, com aqueles que apreciavam suas composições, procurava não transparecer seu infortúnio. Mas ele existia, tanto que tempos depois, subiu ao Corcovado e de lá, talvez pedindo perdão ao Redentor, atirou-se no vazio ( que não estava tão vazio) ficando preso em uma árvore, sendo retirado pelos bombeiros.

Mais tarde, em uma nova tentativa de suicídio, cortou os pulsos, sendo atendido e salvo a tempo.

Na terceira vez conseguiu seu intento, ao fazer a mistura (infelizmente famosa) de guaraná com formicida. Era a data de 10 de março de 1958. Partiu. Mas deixou seu talento em suas músicas ainda hoje lembradas.

No dia 19 de março, data de seu nascimento, farei um relato maior do que foi sua vida, que enriqueceu nosso cancioneiro durante vários anos, a partir do início dos 30.

A data de hoje marca seu triste fim, mas a de 19 traz à luz seu talento.
norma hauer

Nenhum comentário: