Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 20 de março de 2010

Assis Valente - por Norma Hauer

Foi no dia 19 de março de 1908, que nasceu, no interior da Bahia, José de Assis Valente, que se tornou conhecido como ASSIS VALENTE.

Segundo consta, foi seqüestrado de sua família, por um casal que o levou para Alagoas, onde viveu algum tempo, regressando, com esse casal, para a Bahia,onde depois de crescido, foi explorado, trabalhando praticamente, o dia inteiro.
Com a chegada de um circo em Salvador, ele seguiu esse circo, vindo para o Rio de Janeiro no final dos anos 20. Aqui aprendeu a profissão de protético e, com um amigo, abriu um laboratório de prótese.

Mas seu destino era a composição musical. Em 1932 conheceu Heitor dos Prazeres que o levou para o meio dos músicos da época, iniciando sua carreira de compositor. Naquela mania de francês que veio do início dos anos 20, Assis Valente compôs o samba "Tem Francesa no Morro", gravado por Aracy Cortes.

1932 foi o ano que em São Paulo eclodiu a revolução constitucionalista. Assis Valente, já entusiasmado com seu primeiro sucesso, compôs um samba intitulado "Para Onde irá o Brasil ?"
Para que? Convocado para prestar esclarecimentos à Polícia de então, quase teve sua carreira morta no nascedouro porque, em pleno ano da Revolução, ousou perguntar para onde iria o Brasil. E Carlos Galhardo que a gravou (foi sua 2ª gravação) quase entra de "gaiato" também. Essa era a censura dos anos 30, antes da criação do DIP.

Felizmente para ambos, as "autoridades" concluiram que a música não constituía "perigo para a segurança da Pátria" e a liberaram. Assim, depois do susto, a Paz voltou e nesse mesmo ano, Assis criou a primeira música para o Natal, que, gravada ainda por Carlos Galhardo, transformou-se numa espécie de hino para as festas de fim de ano. Seu nome: BOAS FESTAS"

Anoiteceu, o sino gemeu..."

Foi nessa mesma época que Carmen Miranda aproximou-se de Assis e pediu que ele compusesse músicas para ela gravar.

A partir daí, Assis conheceu vários sucessos, alguns ainda hoje regravados pelos artistas atuais.

Conforme já disse, após os sucessos de "Tem Francesa no Morro" e "Boas Festas", Assis começou a compor para Carmen Miranda e conheceu novos sucessos..
Para as festas juninas escreveu "Cai, Cai, Balão"; já com o inglês substituindo o francês, ele, criticando, escreveu "Good-Bye, Boy"...deixa a mania do inglês. Isso é feio p'ra você, moreno frajola, que nunca freqüentou as aulas da escola..."
Em 1938, quando aqui foi exibido um filme de nome "Sossega Leão", Assis aproveitou a "deixa" e compôs "Camisa Listrada":
Vestiu uma camisa listrada e saiu por aí;
Em vez de tomar chá com torrada, ele bebeu parati.
Levava um canivete no cinto e um pandeiro na mão.
E sorria quando o povo dizia, sossega leão, sossega leão..."

Assis gostava de aproveitar fatos explorados pelos jornais e compunha algo. Foi assim que escreveu "Uva de Caminhão", quando aqui surgiram caminhões trazendo uvas frescas do Rio Grande do Sul; "...E O Mundo não se Acabou", quando se noticiava que o planeta Marte iria aproximar-se da Terra, podendo haver uma explosão e o "mundo iria se acabar" e "Recenseamento", quando, após 20 anos, um novo recenseamento seria realizado aqui, esse bastante divulgado.

EM 1939-40 estava havendo muita falta d'água na cidade e Assis compôs"Jarro D'água", desta vez gravado por Cinara Rios, uma cantora que não ficou muito
conhecida mas que passou a fazer parte do elenco da Mayrink Veiga depois que Carmen Miranda foi para os Estados Unidos.

Em 1940, outro grande sucesso colheu Assis Valente, o samba exaltação "Brasil Pandeiro", que, na época,recebeu o nome de "Chegou a Hora" e ele dizia que fora feito em homenagem à revista PRANOVE, da Rádio Mayrink Veiga. Consta esse fato do nº 27, de agosto de 1940, da própria revista, no qual Assis Valente dá uma entrevista à mesma. Quem sabe disso?

Muitos sucessos...e daí? Assis era feliz?

Será que Assis Valente foi uma pessoa feliz?
Segundo soube, já quando compôs "Boas Festas", ele estava em depressão. Continuou exercendo a profissão de protético,

No dia 15 de maio de 1941 tentou o suicídio, atirando-se do Corcovado; caiu sobre uma árvore e foi salvo pelos bombeiros.

Casou-se; seu casamento só durou o tempo da gestação de sua filha única.

Tentou, após a separação, o suicídio mais uma vez; agora cortando os pulsos. Novamente foi salvo, mas no dia 10 de março de 1958, dezenove dias antes da data em que completaria 50 anos, obteve o que desejou: tomou guaraná com formicida em um banco de praça e, sendo uma mistura que "não tem volta", dessa vez ele partiu.

Porque será que suicidas escolhem o guaraná para fazer a mistura com formicida?

Tive ocasião de conhecer Assis Valente, quando ele exercia a profissão de protético em um laboratório no Edifício Carioca, um edifício que existia ali em frente ao Convento de Santo Antônio e em cuja galeria os bondes de Santa Teresa faziam ponto final.
Assis costumava fazer lanche em um de seus bares e palestrava com todos, que dele se aproximavam. Na época não parecia uma pessoa infeliz.

Mas a verdade é que Assis pôs fim à vida em 10 de março de 1958.

Norma

Nenhum comentário: