Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O PRIMEIRO SCARPIN, A GENTE NUNCA ESQUECE ! - POR SOORRO MOREIRA


Moça , oficialmente, a gente só era considerada, quando completava 15 anos. Depois dos 30, se continuasse solteira, já era vitalina.
Mas eu tinha menos de 13 anos, quando viajamos em excursão para Salvador. Eu era a caçula do grupo, e só me dei conta das desvantagens, na noite em que todas nos preparávamos para um concerto musical , no teatro. Eu estava de luto do meu avô materno, e preto era considerado luxo. Mas, e os sapatos sem saltos? Deselegância pura ! Enquanto as meninas se "emperiquitavam" , eu timidamente fui ficando, literalmente amuada.
Não afirmo que Regina Vilar tenha sido a mais amiga...Todas nos dávamos muito bem ! Mas, sem dúvidas, naquela hora foi a mais sensível.
- Socorro, você não pode sair com esse sapato baixo.Que número você calça ?
- 35 , respondi baixinho...
-Pois é justo o meu número ! Venha escolher um dos meus sapatos.
Ela tinha um exemplar para cada vestido. Todos novos, na moda, brilhantes !
Sem muita exigência fiquei com um de trancelim preto , de bico fino, e saltos altíssimos.
Era a primeira vez que eu calçaria um sapato alto !
Até que pisei legal... Aproveitei pra usar batom, pela primeira vez, e sai vestida de moça, antes de chegar a hora !
Acho que nem contei pra minha mãe, nem pras pessoas de casa... Esse simples fato, poderia ser motivo de escândalo !
Pois então ... Fui precoce , em todos os tempos :
Precoce nas letras, nas fantasias dos adultos, no casamento e maternidade. Fui precoce também no divórcio, na aposentadoria... Só não quero ser precoce na morte, mas acho que já sai da garantia !
Agradeço, mais uma vez à generosidade da minha colega Regina...Daquele dia em diante, ficamos todas do curso com a mesma idade !

7 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Socorro

Além de precoce, você tem um refinado bom humor. Que sua última precocidade ocorra pelo menos daqui a cinqüenta anos ou mais...

Stela disse...

Socorro:

de fato, Regina acudiu não só a você, a mim também; sempre muito generosa e, outra coisa, vaidosa (no bom sentido), bom gosto, curtia enfeitar as colegas.

Anônimo disse...

Socorro,

Quando eu tinha treze anos usei um sapato chamado " menina moça". Lembra? Tinha um salto mais grosso.
Nossa colega Regina era muito vaidosa e como disse Stela, generosa.
No meu casamento ela fez questão de fazer a minha maquiagem. Ficou suave como eu queria. Ainda hoje sou grata a ela.
Boas lembranças as suas! Eu não participei da viagem, mas soube que foi muito animada.

Abraços

Magali

socorro moreira disse...

Encontrar vocês nesse cantinho, encheu de brilho os meus olhos !

Abraços aos três - pessoas muito queridas por mim !

Edilma disse...

Socorro,
Adoro suas historias, me fazem relembrar os rostos esquecidos pelo tempo e sempre imagino as meninas como as deixei um dia...
Beijo !

Unknown disse...

Apesar de não ter vivido este tempo e este espaço, acho lindo escutar tuas histórias, sempre lúdicas....Se eu fosse Lula - meu presidente predileto operário, nordestino eu daria a comenda de mérito da cultura pra você e de quebra o reconhecimento de Mestra da Cultura. Continua assim, lúcida, escrevente de gentitudes....
Um grande abraço minha amiga.

socorro moreira disse...

Edilma , menina elegante e cheia de glamour dos meus tempos !
Ainda, e sempre linda !
Ana Cristina , quem será essa menina ?
Simpático comentário!
Sou insuficiente, como a cultura em mim será sempre !
Abraços, amigas !