Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

COISAS DA VIDA - Por Edilma Rocha

Era tempo de complô entre os empregados que se uniram e bateram em retirada deixando-me sozinha para assumir a rotina da casa em que vivia. A moça simples do interior, filha única, prendada e que se dizia artista precisava esquecer tudo e partir para os trabalhos domésticos na limpeza da casa, na cozinha e ainda cumprir o seu papel na maternidade. Meu mundo era extenso demais em afazeres que começavam ao amanhecer o dia e terminavam a noite , estafada num sono profundo. E ia tocando a vida como poderia ser... Viva e eléctrica mais parecia um brinquedo que alguém deu corda e soltou pelo mundo. Começava o dia preparando os meninos para a escola, limpos, fardados, alimentados, prontos e com a lancheira debaixo dos braços, para depois deixa-los no Andreas Educativo. Retornava e ficando sozinha, teria que dar água e comida aos pássaros e animais que eram muitos num mine zoológico. Depois limpar a casa e preparar a comida entre uma corrida do tanque de roupas ao telefone sem deixar queimar as panelas no fogão. E logo já estava na hora de pegar os meninos de volta da escola para depois limpar tudo na cozinha, ajudar nas tarefas de casa, aguar o jardim e retirar as folhas da piscina. E nem promessa de conseguir alguém para me ajudar... Morava afastada da cidade, sozinha com os filhos em uma terra estranha e quente e os parentes estavam a mais ou menos 800 quilómetros dali. Não tinha para quem recorrer. Tinha que correr mesmo era para dar conta dos trabalhos em casa.
Muito longe dali num projecto agro pecuário perdido entre matas distantes de qualquer cidade, aconteceu um acidente grave com um funcionário. O tractor da fazenda passou por cima de um rapaz quebrando-lhe a bacia e as duas pernas. Pediram auxílio pelo rádio e um avião foi enviado imediatamente para socorrer a vítima. O meu esposo era o piloto. Chegando ao hospital cuidaram de engessa-lo da cintura para baixo e o colocaram numa maca no corredor para ir para casa.
_ Mas que casa ? Se não conhecia uma só pessoa naquela cidade da capital ? Só sabia mesmo o nome do comandante do avião que o deixara ali e nada mais...
Pelo nome, o hospital localizou o telefone e ligou para mandar buscar o doente pois assinou como responsável na ficha médica.
Coisas que a vida nos trás... Saí de casa e fui buscar o rapaz imobilizado, sozinho, a mercê da sorte para dar abrigo e cuidados especiais. Ele era jovem, 22 anos, um negro forte e musculoso, estatura média e cheio de pudores com uma expressão estampada no rosto puxando a camisa para lhe cobrir as partes intimas a mostra. Nunca imaginou que seria uma mulher sozinha que iria apanha-lo, mas mesmo assim sentindo-se desprotegido, deixou revelar num grande sorriso os lindos dentes brancos e perfeitos, em alegria. Pelo caminho fui conversando e explicando a situação em que me encontrava mas que não iria deixa-lo sem protecção, pois o comandante passava dias fora de casa fazendo os seus voos de táxi aéreo e eu ajudaria no que fosse necessário.
A vida tem o poder de colocar coisas e pessoas diante de nós repentinamente. Aquele rapaz chegou no local certo e na hora errada. Eu poderia ter me negado a aceita-lo na minha casa alegando muitos motivos para isso. Mas não o fiz! Era contra a minha natureza virar as costas a alguém naquela situação. Seria dificel, mas mais dificel era o estado em que se encontrava . Ficar na casa de estranhos a espera da caridade alheia... E me disponibilizei a fazer todos os sacrifícios para ajudar na sua recuperação.
Chegando em casa recorri a um vizinho para ajudar a coloca-l0 na cama do quartinho e daí para frente passei a cuidar de um hóspede num dos momentos mais complicados de uma dona de casa. Só podia ir ao quartinho nas horas das alimentações e limpezas pois a casa me absorvia demais... O calor era insuportável e eu tinha muita dó dele entregue a sua sorte, sozinho entre quatro paredes quentes sem poder mover-se. Sempre que eu aparecia se irradiava no seu rosto aquele sorriso bonito e agradecido. Só mudava a expressão quando eu o ajudava discretamente no manuseio da aparadeira e no coletor de urina, mas me retirava rapidamente deixando-o a vontade.
O tempo foi passando e fui me acostumando com o hóspede do quartinho, o seu sorriso era tão bonito que me dava forças para continuar firme naquele momento dificel da minha vida. Os meninos passaram a gostar dele e todas as tardes ficavam por lá ouvindo as suas histórias da vida no interior, as caçadas no mato e os banhos no açude e eu sem conseguir ninguém para me ajudar... Passados 3 meses o seu patrão enviou um carro para leva-lo de volta a fazenda e eu vi que ficou aliviado por mim. Envolto no lençol branco foi colocado no banco de trás, acomodou-se e se despediu de uma situação, de uma cidade, de uma casa, dos meninos e de mim. Segurou a minha mão e deu um beijo agradecido. Esboçou o seu último sorriso antes de partir e disse-me...
_ Que Deus lhe pague !
_ Nunca esquecerei o brilho dos seus olhos !
Edilma Rocha

6 comentários:

Domingos Barroso disse...

Edilma,
é ficção?

Se não for,
deveria escrever ficções.

Imaginação, sem temores.
Escrever requer ousadia.

Esta "estória" precisa
de uma continuidade.

Parabéns.

Carinhoso abraço.

Anônimo disse...

Edilma,

Parabéns por essa narrativa tocante!


Abraços

Edilma disse...

Domingos,

Não é ficção!
Relato de vida real.
Não posso dar continuidade, nunca mais vi o rapaz do sorriso bonito...

Abraços !

Domingos Barroso disse...

Então deverias escrever agora uma ficção. Tu tens talento.

Carinhoso abraço.

Edilma disse...

Magali,

As vezes precisamos abrir a porta para um desconhecido numa situação com esta.
Obrigada pelo seu comentário.

Abraço !

Claude Bloc disse...

MMenina, menina, estás saindo melhor que a encomenda (sorrisos)

Abraço,

Claude.

PS. Amanhã te ligo