Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 18 de setembro de 2010

Deu no "Diario do Nordeste" Edição de 18.09.10

Cariricaturas - Por Paulo Eduardo Mendes-
jornalista

Em verso e prosa surge o “Cariricaturas”. Livro assinado por vários autores. Um dos redatores, o Emerson Monteiro, foi editor desse ousado opúsculo. Obra intrigante no seu aspecto de colecionar temas de 33 autores harmônicos quanto às suas origens de poetas, contistas, ensaístas cronistas, gravuristas, todos ligados à região do Cariri, no sul do Ceará. Gama madura de gente que ama o seu rincão e produz textos de coerência com os valores decantados dessa gleba tão rica de histórias fortes e pesonalisticas. Livro roteirista de sentimentos e belezas numa concretização entusiástica de traços cuja firmeza vai além de uma simples caricatura. O “Cariricaturas” um livro único pela junção de uma plêiade que se assemelha no estilo. Tudo voltado para uma forma de amor acendrado as gerações da cidade que estavam ficando distantes na voragem do tempo. Um despertar de civismo para decantar a característica de um povo bom, por interagir seus princípios e raízes de uma cultura miscigenada entre curiosidades capazes de vencer os espaços da comunicação e pairar sobranceiros nos blogs da atualidade cibernética.

Livro desenhado não como caricatura, mas como natureza viva de um povo sedento de amor pela cultura da raiz. Emerson não figura apenas como editor. Emerge também escrevendo seus textos emoldurados com filosofia da vida, no mesmo diapasão de todos os que complementam essa jóia da literatura regional. Essa turma do Cariri supera-se em matéria de verso e prova. O leitor de “Cariricaturas” vai colecionar gravuras de imagens reais, estilísticas e em recados de raro humanismo. “Cariricaturas” é trabalho artesanal de iluminismo. Congregação de valores intelectuais em dissertação de singeleza para contar o seu povo e as suas alegorias, inquietações, ousadias em reencontros de ternura com a sutileza de cantar usando de musicalidade. Livro sonoro que se projeta tal e qual sinfonia orquestrada e dirigida por maestro da sensibilidade. Orfeão das letras num canto silencioso só mesmo a ser executado pela primazia do livro que não vai passar nunca. Como de paz, na literatura de costumes.

"Publicado no "Diário do Nordeste" Página 02 em 18.09.2010

5 comentários:

Claude Bloc disse...

Maravilha!

Dá pra ficar feliz, né?

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Claude

Não havia ainda lido ojornal, quando no final da tarde Magali viu este artigo e eu me apressei a colocá-lo. Parabéns a todos vocês!

socorro moreira disse...

Valeu, Doutor Carlos !

Abraços.

Edilma disse...

Paulo Eduardo Mendes,
Escritor do jornal Diário do Nordeste,

Foi com muita alegria e orgulho que li o maravilhoso comentário sobre o livro Cariricaturas do qual sou uma iniciante nas prosas.
Este foi o melhor presente que recebo neste ano por ser uma das responsáveis nos trabalhos em promover os eventos de lançamento do mesmo como tambem estar a frente do cerimonial
na festa realiza no Crato Tenis Clube.
Sim, é para todos nós uma joia preciosa que perdurará para muitas geraçõs como se destinam os livros.
Sei que quando não estivermos mais aqui nosso livro está espalhado por estantes de residencias, bibliotecas Munipais ou até sobre uma mesinha de algum leitor apixonado pelo Cariri. Nós chamamos as coisas boas colhidas no dia a dia de pérolas dos bastidores, então nosso livro é uma coletanea de pérolas preciosas para todos nos que fazemos o Cariricaturas.
Em nome do blog - www.cariricaturas.blogspot.com, agradeço sensibilizada.
Muito obrigada !

Edilma Rocha

Edilma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.