Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 3 de outubro de 2010

TIRIRICA NÃO É SÓ UM PALHAÇO, É UMA AMEAÇA A DEMOCRACIA.


Quando eu li a reportagem sobre a possível candidatura do Tiririca a Deputado Federal confesso que achei que seria mais uma piada, embora os palhaços sejamos nós, o povo brasileiro, quem deu gostosas gargalhadas foram a maioria da Câmara, grande número palhaços, outros aloprados, petralheiros e por ai vai.
Não achei a menor graça, fui tomado de apreensão e e perplexidade. Lembrei-me que a muitos anos atrás houve um voto de protesto no Rio e em São Paulo. Recordam meus tres leitores do CACARECO e do MACACO TIÃO? Era um voto de protesto, um voto nulo. Mas sabemos que esse cidadão analfabeto, inclusive funcional pode ter uma votação fenomenal. Até ai seria apenas mais um anacronismo da política brasileira. Ora, se temos um Presidente que publicamente se ufana de não ter estudado e nem falar uma língua estrangeira estimulando a população menos esclarecida (tipo a do Bolsa malandragem) a pensar então: ora se o Presidente da República diz que estudar não é importante por que vou mandar meus meninos pro Colégio? Já ganho 90,00 reais? Vou mandar ele pra ser "aviãozinho" ou "soldado" do narcotráfico. Os "meninos" com armas na mão em vez de lápis e caderno ganham até 2.500,00 nos morros cariocas. Tiririca eleito seria apenas o caos (caso passe no exame que fará para constatar sua condição), mas não é só isso. Essa votação no Tiririca vai gerar um das maiores artimanhas da política nacional, o conhecido voto proporcional. Sabe qual o partido desse Palhaço? O PR. Sabe qual a coligação desse partido? O PT, PRB, PCdoB e PTdoB. O eleitor vai a mesa de votação escolhe um candidato e elege outro. Sabem que é o companheiro de partido do Tiririca? Nada mais nada menos que um dos Petralheiros do escândalo do Mensalão: Valdemar Costa Neto. Essa coligação e a "maldita" legislação eleitoral permitem que atingido o quociente eleitoral necessário para eleger o palhacinho, todos os votos excedentes vão para o partido. Mágico não? Vão dar talvez um milhão de votos, elegem Tiririca (não tenho nada contra os palhaços profissionais circenses, este fazem parte da mais expressiva via cultural ambulante que conheço, admiro-os) e de sobra os malandros que esperam na sombra pra entra no Trem da Alegria, a Casa do Povo. Malandros que trabalham três dias por semana e ganham R$ 20.000,00 por mês fora todas as mordomias e maracutaias. Um Professor Universitário, doutor e PhD não percebe mais de R$ 8.000,00. Não vou nem falar do professor do I e II grau. Isso constitui uma fraude violenta ao voto universal. Tenho medo de você Tiririca, mas me sinto muito mais temeroso pela democracia que longe está de consolidadada enquanto pairar no ar a sombra tétrica dessa era petista.

Nilo Sérgio

7 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Tiririca é o novo Lula do Brasil. O fenômeno destas eleições. A grande polêmica. Mais um garoto pobre e semi-analfabeto, que saindo dos grotões de miséria do sertão nordestino, lutando contra todos os preconceitos, batalha por uma vaga no congresso nacional. Quem sabe na próxima, Tiririca consiga atingir a presidência da república, afinal, já se provou que mesmo os analfabetos são cabazes de fazer bons governos, e o pior mesmo é o Preconceito. rs rs

Abraço,

Dihelson Mendonça

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Nilo
Desculpe-me: por que ele (Tiririca) é uma ameaça à democracia? Que democracia frágil é essa? Ameaça de um simples e pobre palhaço, ainda mais semi-analfabeto? Todos têm o direito de representar as diferentes camadas do extrado social. E ele vai respaldado por mais de um milhão e trezentos mil votos. (Isso pode até confirmar a tese de que paulista não sabe votar: "Maluf, Clodovil, Eneas, etc,etc)
Há outras ameaças à democracia com as quais devemos nos preocupar, como por exemplo o poder da grande imprensa, toda ela nas mão de políticos golpistas herdeiros da extinta UDN. Uma imprensa que distorce faltos, cria factoides, calunia.

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liduina Belchior disse...

Nilo,

Bingo carlos Esmeraldo! Concordo plenamente com seu ponto de vista, Carlos.Por que um semi analfabeto votado por mais de um milhão e trezentas mil peesoas não pode sentar no Congresso nacional? Por ele é pobre? Será que esse eleitorado todo que votou nele não está cansado dessa burguesia medíocre? burguesia esta que criou a medida previdenciária?
Vamos aprender a respeitar as pessoas.Um Palhaço pode fazer muito mais por este país de que um Doutor Honoris Causa.É como Dihelson diz: "O pior mesmo é o preconceito".

Nilo Sergio Monteiro disse...

Ora meus nobres e queridos tres eleitores. Eu sabia que só somente tres pessoas leem o que escrevo. Mas esses tres valem mim! rsrsr. Nenhum preconceito amigos, antes de mais nada existe uma legislação eleitoral em vigor. Barra o candidato analfabeto e as razões são óbvias. Necessa´rio saber ler para compreender o mundo em volta: analfabeto funcional em segundo lugar mesmo lenso não entende o que está lendo, não descodifica para o mundo real. Assinar documentos importantes, despachar,redigir as leis (ai vc dirão um batalhão de acessores pagos com nosso tributo vão fazer a continuidade da farra Carlos Eduardo, logo vc um emérito professor! NOi brasil estão ai 14.2 da populção ANALFABETA,,,vc acha isso normal Dra. Liduina? São massa de manobra, não conseguem discernir. O MEDO DO TIRIRICA meus queridos é que com a SOBRA dos 1.353.820 votos,..vai eleger parasitas coligados que vc nem eu nunca vimos, entre eles está o principal elemento do mensalão. Ora direis ouvir estrelas Carlos Eduardo? Dihelson, meu abraço saudoso de ouvi-lo. Mas contexto o seu bom Governo do outro analfabeto. Mas fica pra outra matéria. Estou mesmo é com saudade de ouvi-lo ao piano. Que tal entre 09 e 12 de outubro?

tatiana disse...

Quer dizer que analfabeto não é gente... As pessoas mais decentes que conheço são simples. O importante é mesmo a honestidade. E saber ler nao significa ser honesto. Detesto preconceito. Ridiculo este texto. Ainda bem que tiririca nao sabe ler.

tatiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.