Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 18 de dezembro de 2010

Andar a pé

Desporto e Natureza

Andar a pé

Simples, prático e eficaz!

Ainda alguém duvida que andar a pé faz bem à saúde? Na verdade, o andar a pé tem “acelerado” o passo nos últimos anos, sendo cada vez mais popular nas sociedades desenvolvidas A explicação é muito simples. É fácil de praticar e não requer nenhum tipo de equipamento especializado, o que o torna bastante económico e acessível. Para além disso, pode ser feito por pessoas de todas as idades e condições físicas, mesmo as mais debilitadas.

Não sendo um desporto que requer o cumprimento de rigorosos pormenores técnicos, pode ser encarado com alguma descontracção, fazendo-se acompanhar, por exemplo, do seu leitor de música. O espaço físico e a ocasião também não constituem problema, pois a qualquer hora do dia poderá fazer andar a pé. Com ou sem companhia, no trabalho, na rua ou num jardim próximo de casa, esta é forma mais simples de exercício.

Benefícios para a saúde
Andar a pé traz sensivelmente os mesmos benefícios do que um programa de corrida, mas com um impacto menor no solo, o que diminui consideravelmente o risco de lesões nas articulações. Naturalmente, os membros inferiores são mais exercitados que os superiores, mas o principal beneficiado é o seu coração. Não existe um ritmo ideal de marcha, por isso o importante é que o passo seja suficientemente forte para aumentar a frequência cardíaca, durante 30 a 60 minutos.

Para além de prevenir doenças cardiovasculares, 30 minutos diários bastam para ajudar a prevenir a diabetes, hipertensão, osteoporose e melhorar consideravelmente a sua capacidade respiratória e o fortalecimento muscular. O sistema imunitário é também estimulado, aumentando os níveis de energia do corpo. E é claro que à noite irá sentir um saudável cansaço, e dormirá muito melhor.

Nenhum comentário: