Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 18 de dezembro de 2010

Brasil 2011 em frente - segunda parte- Por Luis Eduardo


Qual o ideal nacional? Qual o objetivo nacional? Nós brasilidade ‘pensamos’ mesmo? O domínio burocrático, ideário que temos seguido, é o ideal nacional? Salários públicos de dezenas de milhares de reais, mais comissões, presentes e incentivos para alguns, os famigerados apaziguados políticos, e salários mínimos de 510 reais, com atualização de 10 reais no ano para a imensa maioria? Que administração pública brasileira é essa?

Podemos ser o “celeiro” de alimento e saúde do mundo? Precisamos trabalhar para isso, nós país de tantos “feriados nacionais”. Em meio ao trabalho, somos tentados (pela tevê) a “beber com moderação”, praticarmos opções sexuais, nos divertirmos nos shoppings e a bem empregar o dinheiro, na especulação parasita. Onde vamos assim?!

As verbas públicas são privadas dos funcionários públicos graduados de confiança? Os tais tantos feriados têm a função de encherem os circos das tevês, e mais entupimento do povo de “bebida com moderação”? As greves dos funcionários públicos são contra quem? E os apaniguados da política, os carreiristas dos balcões de negócios legislativos, executivos e judiciários? Quem paga as contas de tantos disparates nacionais?...

A educação será que resolve isso? A educação resolve isso! Ela externa a natureza inata boa natural das pessoas, ao submeter seus instintos bestiais à intuição divinal, enquanto a instrução constrói o ideal em seu interior. A educação primordial é no lar; a fundamental, escolar. Essas preparam para o nível superior, na comunhão social. Somos cidadãos, preservamos o público, recolhemos o papel que o descuidado deixa cair na rua? O trabalho voluntário pode garantir a limpeza da cidade, por consequência, favorecer a de seus habitantes.

A educação trará a paz e a harmonia social ao despertar o respeito inato das pessoas pela Vida – dos semelhantes humanos, dos animais e minerais –, e as incentivará a reunir suas capacidades às de outros para projetarem, e construírem, maiores e melhores empreendimentos para a sua riqueza e da comunidade. Treinados na elaboração das ideias, irão certamente de novo projetar, dessa vez instruirão os representantes políticos eleitos para as curas da sociedade, ao mesmo tempo que melhorarão a forma da organização social para que a liberdade finalmente habite-nos, e às nossas vidas.

Além de voluntário, altruísta, o trabalho pode ser cooperativo, de autogestão coletiva, ou forçado e explorador aberto – de escravos – ou disfarçado – de assalariados . A distribuição econômica comunista dá acesso livre, a socialista é da propriedade e controle coletivos, e a capitalista, da propriedade privada ou estatal.

A sociedade atual, da produção e consumo forçado de mercadorias, deve ser revista, em direção à liberdade humana, por meio do estágio coletivo socialista? As agoras, as assembléias gerais clássicas para a discussão, por todos, dos casos que dizem respeito à comunidade, será que não é mais que hora de as recuperarmos, para que a criatividade coletiva nos reorganize a vida social para vida comunitária? A internet ajuda nisso, talvez seja essa a sua função mais nobre. Os problemas são muitos, gigantescos, gravíssimos, e já entraram em nossas casas, estão em nossas salas, a nossa frente.

Luis Eduardo

1.Ken Knab, A alegria da revolução, e-book www.geocities.com/projetoperiferia. # luisedsilva@gmail.com

Nenhum comentário: