Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

Mala branca e mala preta - Por José de Arimatéa dos Santos

Neste final de semana se define o campeonato brasileiro e saberemos finalmente quem será o vencedor do certame. Somente Fluminense, Corinthians e Cruzeiro tem chances ao título. O time do Fluminense só precisa vencer o Guarani de Campinas para levantar a taça. Para o Corinthians só resta torcer para o tropeço do time carioca e vencer a partida contra o Goiás. Já para os lados do Cruzeiro as coisas são mais difíceis, pois precisa vencer o Palmeiras e torcer para que Corinthians e Fluminense não vençam seus compromissos. Enfim, o campeão brasileiro de 2010 está entre os três. Acredito que o campeão será o Fluminense devido a enorme vantagem de jogar em casa e só precisa vencer o já rebaixado para a segunda divisão Guarani.
Mas o cerne da questão não é esta. A discussão gira em torno das famosas malas branca e preta. A mala branca é aquela em que um time recebe ajuda ou promessa de dinheiro para vencer o seu adversário. Já a mala preta é o recebimento de dinheiro para perder o jogo. No jargão futebolístico, "abrir as pernas". Sou totalmente contra a esses dois expedientes já que o time que entra em campo é para ganhar e não facilitar para outro time, influenciando no resultado do campeonato. Isso é jogo sujo. O campeão deve ser aquele que foi mais competente em campo e estruturado fora das quatro linhas. Fala-se muito todo ano nessas famosas malas, mas é sabido que nunca foi provado essas "ajudas". É tudo por debaixo dos panos se acontecer de fato essas malas.
Dizem os especialistas em futebol que essas práticas são corriqueiras no mundo inteiro. Há até quem defenda a volta das finais do campeonato no estilo "mata-mata" por acreditar que por aí não tem como haver as tais malas. Mesmo com essas malas, se existir, sou a favor dos pontos corridos que premia no final o clube que se planejou melhor para o campeonato e está mais estruturado. Já no "mata-mata" o oitavo colocado pode eliminar o que fez melhor campanha e ser campeão. Injusto. Como quem fez campanha inferior(menos pontos ou menos vitórias) pode ser melhor do que quem venceu mais?
Espero que prevaleça a honestidade e a decisão do campeonato nacional termine dentro de sua normalidade e tudo decidido dentro de campo e por seus atores que são os jogadores de futebol. Quem gosta de futebol que ver um jogo vistoso e cheio de nuances. Verdadeiro futebol brasileiro em que seus jogadores fazem espetáculo para nós apreciadores da grande arte brasileira. Com dribles e jogadas desconcertantes. E com muito gol.

5 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Arimatéa: ontem o Ronaldo do Coríntians defendeu na televisão o incentivo a jogadores de outro time para vencer jogos. Mais especificamente um estímulo para o Guarani vencer o Fluminense. Faltou dizer o mesmo que você diz: o Goiás perder para o Coríntians. Isso vindo de um jogador experiente como ele tem toda a pinta de representar efetivamente a verdade dos campeonatos.

socorro moreira disse...

Na minha casa o Fluminense não pode perder.Futebol é o único entretenimento do Victor.
Eu ainda sou Vasco e sou Flamengo ...Pode?
Torcemos pelos nossos homens.
Sou filha de vascaíno;
Caio e André são flamenguistas.
Daí fico dividida.

jair rolim disse...

Ei Socorro é bom ir descendo do muro, va pelo mais inteligente, o Victor. Venha de Fluminense e vamos ser campeao amanha.
Abraços.
Jair Rolim

socorro moreira disse...

Eu custei a gostar, mas gosto de futebol.
-Que ganhe o melhor !
Abraços, Jair.

José de Arimatéa dos Santos disse...

Sou torcedor do Fortaleza, Vasco e Guarani de Juazeiro e grande aficcionado por futebol. Acredito que o Flu vencerá o campeonato e isso faz jus ao grande treinador Muricy Ramalho, sujeito ético num mundo(o futebol) em que a desonestidade ainda grassa e muito.
Torço pela vitória do Fluminense devido também a arrogância de parte da imprensa que praticamente só fala de Corinthians.
Mas futebol é cheio de surpresas e pode dar tranquilamente o Corinthians ou o Cruzeiro. O Cruzeiro se sagrar campeão depois de um monte combinação de resultados será um fato inédito e espetacular. Fluminense, Corinthians e Cruzero daí sai o campeão brasileiro, pois os outros campeões das outras divisões são Coritiba, ABC e o nosso Guarany de Sobral.
Viva o futebol!