Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


PAPOULA - Papaver somniferum - A bela que faz dormir.
Esta belíssima flor traz em si a força e o magnetismo da Lua. Das suas sementes, os seus derivados entorpecem os sentidos e transportam o homem ao mundo dos sonhos.


Planta anual e rústica, com altura que vai de 75cm a 1,20m  .Originada  na Ásia. Também conhecida como "dormideira". A denominação somniferum está relacionada na mitologia grega com o deus dos sonhos Morpheu (de onde vem a palavra morfina) e Nix, deusa das trevas, filha de Caos, sempre representada com uma coroa de papoulas. Muitas vezes aparece no Tártaro, entre o sono e a morte, seus filhos. Os romanos a representavam sempre adormecida. Os sumérios, há mais de 3 mil anos, usavam a planta em cultos religiosos. Hipócrates foi um dos primeiros a descrever seus efeitos medicinais contra diversas enfermidades. No século XVI, Paracelso, médico e alquimista suíço, a partir de um concentrado de suco de papoula preparou o láudano, com o poder de curar muitas doenças e rejuvenecer.


Da papoula é extraído o ópio e a morfina, depressores do sistema nervoso central. O ópio também contém substâncias como a cocaína, e a heroína. Por serem consideradas drogas que viciam, o cultivo da papoula é controlado na maioria dos países. Somente em alguns lugares como a Tasmânia e Tailândia o cultivo é permitido. Na medicina, a morfina e a codeína são anestésicos poderosos.

Flores da família da papoula, no Brasil.

Um comentário:

Claude Bloc disse...

Edilma,

Suas fotos estão maravilhosas e sintonizadas com o texto... Todas estão lindas, nas amei a vermelha, parece um veludo...

Abraço,

Claude