Criadores & Criaturas
"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata."
(Carlos Drummond de Andrade)
ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS
FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS
Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................claude_bloc@hotmail.com
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
ONU: deslizamento no RJ está entre 10 piores do mundo
Número de vítimas do desastre ultrapassou o de uma tragédia na China
Texto retirado da Internet: (http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/onu+deslizamento+no+rj+esta+entre+10+piores+do+mundo/n1237949681139.html)
O drama que assola a região serrana do Rio de Janeiro já está entre os dez piores deslizamentos do mundo nos últimos 111 anos. O número de vítimas do desastre ultrapassou o de uma tragédia na China que até então ocupava a décima posição no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU) - ainda não atualizado. Além disso, o deslizamento desta semana já é o segundo maior do mundo no último ano e o terceiro maior da década.
Leia também:
• Rio já tem mais mortes por chuva do que todo o Brasil em 2010
• Chuvas causam maior tragédia natural do País em número de mortos
• Sobe número de mortos pelas chuvas no Rio
• Saiba onde fazer doações para as vítimas
• Entenda as causas da tragédia no Rio
• Tem informações? Envie ao Minha Notícia
• Especialista: mudança climática não é desculpa
Os dados fazem parte do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres. A entidade com sede na Bélgica fornece os números oficiais da ONU para avaliar respostas a desastres naturais pelo mundo. Para especialistas, problemas semelhantes ao do Rio já vêm sendo registrados no Brasil há anos e as explicações estão na falta de vontade política e de investimentos.
O maior desastre relacionado a um deslizamento de terra aconteceu em 1949, na União Soviética, com 12 mil mortos. O segundo maior foi no Peru, em dezembro de 1941, e deixou 5 mil vítimas. Apesar da grande quantidade de água que desceu morro abaixo no Rio, especialistas brasileiros e a própria ONU classificam o fenômeno natural como deslizamento, e não enchente - que tecnicamente ocorre quando o nível de água de um rio sobe além do normal e destrói casas construídas nas margens. Isso também ocorreu, mas grande parte da destruição e das mortes foi causada pelos deslizamentos.
A tragédia no Rio também é o pior deslizamento de toda a história do Brasil. Ele superou em número de vítimas o registrado em 1967, em Caraguatatuba, quando 436 pessoas morreram. A tragédia desta semana é a segunda pior catástrofe climática do País - também em 1967, uma enchente no Rio matou 785 pessoas. No topo da lista está uma epidemia de meningite de 1974 em São Paulo, ainda contabilizada pela ONU como o maior desastre natural do País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Bernardo,
É muito triste começar um ano com notícias desastrosas como essa.
Como não estão as famílias afetados por tudo isso ?
Que este alerta sirva mais uma vez de reflexão para a humanidade.
Obrigada pelas informações e pela presença.
Bom dia !
Bernardo,
Sua participação nos trazendo essas informações (acontecimentos e calamidade provocados pela chuva) tem enriquecido o BLOG grandemente.
Só temos o que lhe agradecer.
Nosso abraço,
Claude
Postar um comentário