Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 29 de julho de 2009










PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE MUSAS.

“A mesma praça os mesmo bancos , as mesmas flores , o mesmo jardim...”

O MADRIGAL FOI, E CONTINUARÁ SENDO PARA CADA UM DE NÓS UM CELEIRO DE BELAS RECORDAÇÕES. UM FASCÍNIO. ASSIM COMO O COLÉGIO DIOCESANO, O MONSENHOR MONTENGRO NOS SEUS QUASE UM METRO E NOVENTA DE ALTURA NAQUELA BATINA PRETA.SEU ROSTO GRAVE NOS INCUTIA RESPEITO E ADMIRAÇÃO, EMBORA FOSSEMOS COMO ELE CHAMAVA: “ZIZINHOS DANADOS”.
MEIO DIA, SOL A PINO. ALMOÇO RÁPIDO PARA NÃO PERDER O “ENSAIO”. RECLAMAÇÕES DE MINHA MÃE: “COME DEVAGAR NILO SÉRGIO, VAI FAZER MAL, PRA QUE ESSA PRESSA”? AS MÃES NÃO SABIAM QUE O ENSAIO ERA O MELHOR DA FESTA! SUBÍAMOS OS DEGRAUS ATÉ O TEATRO DO COLÉGIO E ENTÃO O PAPO E AS BRINCADEIRAS CORIAM SOLTO ATÉ QUE D. BERNADETE BATIA COM A PONTEIRA NA CADEIRA E O FOGO BAIXAVA. TINHA INÍCIO OS TRABALHOS DE APRENDIZADO DE NOVAS CANÇÕES OU PREPARAÇÃO DE REPERTÓRIO PARA APRESENTAÇÃO MARCADA.

MAS HAVIA TAMBÉM MAGIA NO AR, MESMO COM A IMENSA AMIZADE E COMPANHEIRISMO NÃO DEIXOU DE HAVER O DESPERTAR DE PAIXÕES E NAMOROS, POUCOS, MAS HOUVE. A DISCRETA CONVERGÊNCIA DE OLHARES FURTIVOS E ROSTOS RUBORIZADOS. “FLERTES” , NA GÍRIA DA ÉPOCA COM PROMESSA IMPLÍCITA DE CONTINUAÇÃO NO DOMINGO, NOS VOLTEIOS DA PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS? QUEM DUVIDAVA?

MAS A FRATERNIDADE MASCULINA ESCOLHIA TAMBÉM SUAS “MUSAS”. HOUVE UNÂNIMIDADE NA ESCOLHA: ANA MARIA XENOFONTE, MARIA LUIZA TORRES (BALÚ), ALTINA SIEBRA E ROSINEIDE ESMERALDO, SEM DEMÉRITO PARA AS DEMAIS MENINAS QUE NA VERDADE ERAM TODAS GRACIOSAS.
A MINHA MUSA PREFERIDA ERA ROSINEIDE. LINDA, DE UMA MEIGUICE ÍMPAR, UMA DOÇURA NO FALAR, UM SORRISO MAIS BONITO QUE O DA MONALISSA (DE MICHELANGELO) E UMA TIMIDEZ QUE ERA UM CHARME. E PRA ARRASAR OS CORAÇÕES QUANDO SORRIA SEUS OLHOS SUMIAM NUMA LINHA EM MEIO AO RUBOR DA FACE. AS CONVERSAS COM AS MENINAS ERAM INVARIAVELMENTE BRINCADEIRAS, FOFOCAS, FILMES EM CARTAZ, TERTÚLIA NA CASA DE QUEM?

O “REENCONTRO DO MADRIGAL” TROUXE DE VOLTA AS NOSSAS MUSAS. E PRINCIPALMENTE, PARA MIM, A ALEGRIA DE REVER NEIDE. REVELOU-SE UMA MULHER MADURA, ESPECIAL E DIFERENCIADA. DE UMA BONDADE DE CORAÇÃO E DE ALMA QUE ENTERNECE. UMA MÃE DEDICADA, AFETUOSA. AMADA E QUERIDA POR TODOS. SOLÍCITA COM OS AMIGOS E COMO ELA MESMA DIZ: ACORDO SEMPRE DE BOM HUMOR! SUA ALEGRIA É CONTAGIANTE. COMEÇAMOS A NOS CORRESPONDER POR E-MAIL QUANDO PROGRAMAMOS O ENCONTRO. O MSN AGILIZOU OS BATE-PAPOS QUE SE TORNARAM MAIS ASSÍDUOS A RECORDAR OS BONS MOMENTOS E ATUALIZANDO AS INFORMAÇÕES DE NOSSAS VIDAS E CAMINHOS PERCORRIDOS.

O REECONTRO FOI DE PURA ALEGRIA E ENCANTAMENTO. UMA COMPROVAÇÃO DE QUE SOMOS UMA SEMENTE QUE VINGOU EM PROFUNDAS RAÍZES DE AFETO E FRUTOS DE AMIZADE PERENE.
.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Essas meninas não sofreram a ação do tempo.
Rosineide e Maria Luiza foram minhas colegas no S.João Bôsco. Bons tempos, que a vida traz de volta.

" ...nada será como antes ", mas a praça e a amizade estão no mesmo ponto.