Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Repentes - Claude, Magali, Carlos, César, Anita e Socorro- Foto de Pachelly Jamacaru



Caros amigos,
Os "repentes" aqui apresentados não têm exclusividade e não são apenas de Magali, Carlos, Socorro e Claude.
Quando fizemos o convite este se propunha a ter a participação de todos numa grande roda de brincadeiras.
Cada um de vocês ainda pode participar postando um comentário com uma trova (partindo do MOTE deixado pelo antecessor) e deixando um mote para o próximo participante.
Consideramos que isto é um bom exercício de criatividade e bom humor. Uma brincadeira que congrega.
Enfim, sintam-se RE-CONVIDADOS. Venham, vejam, sejam trovadores "repentistas".
Brinquem conosco!!


Espetei-me na roseira
Rimando de pé quebrado
Abraço a Socorro Moreira
Vou saindo remendado

Brincadeira já tem hora
Encerrou nossos repentes
Deixamos o campo agora
Para os mais inteligentes

Aceito o desafio
do casal que muito prezo
uns abraços de afeto
e uns beijos eu entrego

Voltem logo, eu vos peço
brincadeira é coisa boa
deixa a vida um pouco à toa
e a gente mais contente

Claude enrolou os motes
com fita e papel de seda
agora perdi a senha
e a cantiga também ...
vamos começar de novo
já que a poesia é de todos
e ninguém é de ninguém

Já está virando moda
pedir desculpa a alguém
Mas isso não me incomoda
passo a lixa e tudo bem.

Do norte do equador
olho pra baixo e vejo amigos
é o pessoal do Crato
e alguém que'u admiro

Esse tal de desafio
é uma coisa complicada
um dia você pode ganhar
no outro levar pancada

Aceitei tal desafio
De minhas duas amigas
Vou puxando esse fio
Não quero fazer intrigas

Admiração por gente
é meu fraco, meu encanto
é cachaça na cabeça
riacho pra todo lado
pirilampos na estrada
e sonhos na madrugada.

Vou chorando de mansinho
A cada anoitecer
Saudade vem de roldão
Amor chega sem doer

Penso que estou no Crato
que me espalho pelo Vale
que devo enxugar a dor
que no meu rosto resvala

Sentir saudade não mata
Faz bem e traz emoção
Pelo menos sei que tenho
muito amor no coração

Quem chegou não foi o frio
nem tão pouco quem tá morto
eu vejo a Ana Cecília
enfeitando nosso espaço

Seja bem vinda, menina
e diga lá pros seus pais
que seus antigos pupilos
atualmente grisalhos
agora brincam e versejam
no blog dos encontrados.

A pedra da Batateira
Também tem a sua história
Se rolar encosta abaixo
Some o Crato da história
e esse povo encantado
preservado na memória.

A pedra tá amarrada
com arame e estacas
pra não ter nenhum perigo
da pedra descer a serra
da serra engolir a terra
e de deixar sem abrigo
o povo todo do Crato.

Por sorte nasci de
Pai nordestino que
Cedo me ensinou
Cantigas da sua Terra
E hoje estou aqui
Pra relembrar a rima
Que o pai pra mim cantava
Desde que eu era menina!

Rainha do jardim é Rosa
que é também moça formosa
Passos , de abril,toda prosa
uma canta, outra perfuma

O Lameiro é bairro fresco
com manga e siriguela
lá morou Dr. Zé Newton
numa casa muio bela
Dona Rute convidava
os alunos do D.Bosco
pra lanchar na casa dela.

Um dia a gente resgata
O que se tem na raíz
Da herança ninguém escapa
É o que o velho ditado diz.

Amizade é conquista
ou um presente natural?
Alguns perdemos de vista
Mas na lembrança é atual!

No meu silêncio eu grito
no teu silêncio eu penso
no meu silêncio bocejo
no teu silêncio eu sinto
nesse entreato,confesso
que no silêncio eu fico.

PRAÇA DA SÉ (próximo mote)

19 comentários:

Anônimo disse...

Muitas pessoas do Crato
Gostam de andar a pé
Sempre tiram um retrato
Na nossa Praça da Sé.

Mote: Guaribas

Claude Bloc disse...

Menino, se soubesses como dói
o repuxo louco da ausência
a saudade forte, a impaciência
a loucura que sinto em não ver-te
a falta, a ânsia que remói
o suspiro de pura insistência
em pensar e repisar com mais veemência
os acordes de tua voz, a resistência
me levando ao silêncio de não ter-te.

Claude Bloc disse...

Mote: estação

socorro moreira disse...

Esperando na estação
o trem que um dia viria
eu vi descer com a mala
o amor que um dia eu teria
Noventa ajudou o moço
a conduzir o seu fardo
e o peso da sua olhada
carrego em fotografia
a figura amarelada
pregada na minha alma
ainda está sepultada
no álbum da minha vida

CARIRI
eu vi descer com a mala

Claude Bloc disse...

O Cariri refloresce
Na grandeza da palavra
Na imagem do sucesso
No jorro de tua lavra

O Cariri sempre foi
O meu lugar preferido
O meu lar, a minha vida
O sonho nunca perdido.

Claude Bloc disse...

Mote: Serra

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Esqueceram das Guaribas,
Quase chegando na Serra?
Lá de cima a gente avista
A beleza que há na terra.

MOTE: Rua da Vala

Anita a vida é bela disse...

Um dia vou conhecer
As serras do Cariri
Por enquanto é bom saber:
Cultivo amigos por aí.

mote: sincero

socorro moreira disse...

sincero é nosso convite
alegre é nossa vontade
morei na rua da vala
numa casa apertada
todo dia alguém caía
mas dela tudo escapava
esqueço a passagem triste
permaneço no ruidoso
dos meninos lá da vala


JANELA

Claude Bloc disse...

Sei que você é sincero,
Sincero como ninguém
Falo sempre o que eu quero
E sou sincera também

Tuas palavras me falam
Teus olhos dizem também
Dos sentimentos que calam
e os anjos dizem amém...

Claude Bloc disse...

Mote: anjo

socorro moreira disse...

O próximo mote é JANELA ?

socorro moreira disse...

Um anjo me cochichou
que um ajuntamento amoroso
aconteceria aqui
apostamos na verdade
pois a água aqui do Crato
tem vertente virtual
LAMPARINA

Claude Bloc disse...

A lamparina alumia
a noite que vem chegando
aquece a madrugada
e os sonhos que vão passando

E na janela ela fica
Esperando por alguém
esse silêncio indica
que vou esperar também.

Claude Bloc disse...

Mote: sanfona

Cesar Augusto disse...

Minha sanfona chora
sob a janela dela
e com uma canção de amor
entrego meu coração
e todo meu amor 'a ela.

Cesar Augusto disse...

mote: astral

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Aquele que nasce no Crato
Sempre tem um alto astral
É gente de um fino trato
Que faz um bom carnaval.

MOTE: Cigana

Anita a vida é bela disse...

Quando a cigana me disse:
-Menina tome cuidado!
Pensei:- será que alguém lhe disse
O que eu tinha aprontado?

medo danado