Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 24 de julho de 2009

UM CONTO SUFI – CONTO TRADICIONAL DA SABEDORIA ÁRABE

(TEXTOS E FIGURAS RETIRADOS DA INTERNET)

Conta-se que, numa cidade do interior, um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia: um pobre coitado de pouca inteligência, que vivia de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam à ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 réis e outra menor, de 2.000 réis. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos:

"Eu sei - respondeu - não sou tão tolo assim. Ela vale cinco vezes menos. Mas, no dia em que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e eu não vou mais ganhar minha moeda."

Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa:

* A primeira: - Quem parece idiota, nem sempre é.
*A segunda: - Quais eram os verdadeiros bobos da história?
*A terceira: - Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é a percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim o que realmente somos.

”O maior prazer de um homem inteligente é poder bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.”*

Créditos:
Imagens: Jupiter Images e Google
Música: Cathar Rhythm – Era
*Acervo do Grupo Sintonia Elevada
Formatação: Maristela Ferreira

3 comentários:

socorro moreira disse...

O maior prazer de uma pessoa inteligente é não ser sozinho.

Os "Dards" são muito tristes e estranhos;
Nesse conto, o inteligente era o tolo.
Gosto muito dos contos sufis. Morei numa cidade (Friburgo-RJ), onde aconteciam frequentemente, encontros sufistas.
Na verdade , Melgaço, inteligência e sensibilidade completam-se. E entre um e outro, embora preferindo o ser sensível , eu quero a companhia dos que me instigam.
-Os sensíveis mexem com a minha emoção... Transformam o meu momento em poesia.
Inteligência e emoção em equilíbrio fomenta a sabedoria.

Gosto da tua escola.Já fiz matrícula, comprei caderno , lápis e borracha . Considere-me um aprendiz interessado.


Abraços.

Bernardo Melgaco disse...

obrigado pela gentileza e incentivo.

Bernardo

Maristela disse...

O meu maior prazer foi ver um slide simples e singelamente formatado por mim ter um espaço de destaque em seu blog. Muito obrigada, amigo!!!! FIQUEI MUITO FELIZ!!!
Grande abraço e muita paz!!!!