Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 30 de agosto de 2009

Em tempos de festas - São Raimundo Nonato e Nossa Senhora da Penha- Por : Socorro Moreira

Imagem de São Raimundo Nonato
.
(Santuário da Penha, na Igreja da Sé- Crato-Ce, acho que essa foto é do acervo de Nilo Sérgio Monteiro)

"São Raimundo Nonato (Portell, hoje Sant Ramon, por volta de 1200 — Cardona, 31 de agosto de 1240) é um santo católico.

Recebeu a alcunha de Nonato (em catalão Nonat) porque foi extraído do ventre de sua mãe, já morta antes de dar-lhe à luz, ou seja, não nasceu de uma mãe viva, mas foi retirado de seu útero, algo raríssimo à época.

Em 1224 entrou na ordem dos mercedários e mais tarde esteve na Argélia onde esteve preso. Em 1239 foi nomeado cardeal pelo papa Gregório IX, todavia no início de seu caminho a Roma padeceu violentas febres e morreu.

É festejado no dia 31 de agosto e é considerado o patrono das parteiras e obstetras. "
Fui prometida a São Raimundo Nonato , antes do meu nascimento . Obviamente não recebi o seu nome , mas o da Santa de sua devoção, e acabei por sorte ou destino , casando-me pela primeira vez, com um também Raimundo Nonato. Tornou-se portanto um santo de devoção.
Amanhã é a sua festa , e ele é padroeiro de Várzea - Alegre. Isso significa dizer que, na terra do Morais , amanhã é feriado. Bem que eu gostaria de participar dos festejos , mas os buracos da estrada esimulam a minha acomodação . Na terça-feira é festa no Crato. Dia de roupa nova , sapato apertado, e procissão, como nos velhos tempos.
Espero encontrar o povo amigo, amanhã, na última noite de novena. Ainda agora cheguei da Praça da Sé. Passei na banca de filhoses, rezei uma Ave-Maria , e fiz a ponte dos encontros, reunindo todos os ausentes e distantes... Fazer o que, se na paisagem e momento faltavam vocês ?

2 comentários:

Nilo Sergio Monteiro disse...

Minha querida.
Vc anda "sumida" da paisagem do meu vídeo. Nunca distante pois o querer não deixa e como visgo de imbaúba mantem preso o passarinho Colibri bem junto do coração. Acabei a leitura do livro que gentilmente me emprestou: "Ciência e Fé". Devolverei em Outubro pessoalmente em um baião de dois ou um café. Tanto faz. Mas estou muito feliz com a sua "reconversão". Eu e sua mãe insistiremos no tema.
Se eu fosse você eu iria a Varzea Alegre. Mas A Senhora da Penha, merece a nossa presença. Reze pelos Cratenses ausentes.
beijo
Beijo

socorro moreira disse...

Eita, Aqui não tem jeito da gente não se esbarrar.
Em outubro , Claude também virá.
Vais perder a festa do dia primeiro ?
Eu não preciso sair de casa para escutar a zuada da festa... !

Beijo