Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tradição Oral - Bisaflor Conta Histórias - Por: Stela Siebra Brito

Já que estava no Crato, Bisaflor foi visitar Maricelli, a filha de uns amigos da Ponta da Serra, de antigamente: Joaquim Valdevino e Maristela. Maricelli organizou uma noite de contação de histórias na sua casa lá na Palmeirinha dos Vilar, e chamou um monte de gente das redondezas. Foi uma festança: fogueira no terreiro, aluá de abacaxi, café, sequilhos, pão de ló com café de leite, arroz doce feito com mel de rapadura, beiju e tapioca de amendoim. Bisaflor, muito animada com recepção tão acolhedora, típica de uma casa sertaneja, contou muitas histórias naquela noite. Crianças e adultos se divertiram muito e elegeram duas histórias para Bisaflor repetir. Alguns diziam: “conta de novo aquela do bode e da onça”; outros pediam pra repetir a história da “alma penada”. E Bisaflor repetiu as duas histórias.

A ONÇA E O BODE

Esta história aconteceu antigamente, muito antigamente, quando tudo no Brasil era quase só mata.
A onça queria fazer uma casa, mas, todo dia adiava o projeto, até que um dia, finalmente, decidiu-se e foi procurar um terreno; encontrou um bom lugar, roçou o mato. Satisfeita com esse primeiro passo, saiu perambulando por aí afora, quem sabe procurando comida.
O bode também decidiu fazer uma casa e ficou muito alegre quando encontrou o terreno roçado pela onça:
- Ora, ora, que lugar bom pra fazer minha casa!
Tratou logo de cortar madeira, enfincou as forquilhas no chão e dando-se por satisfeito com o trabalho foi embora.
No outro dia chega a onça e vendo o trabalho feito pelo bode, diz:
- Alguém está me ajudando, ah, só pode ser Tupã que está me ajudando! Agora vou fazer minha parte.
E falando assim, a onça tratou de colocar as vigas nas forquilhas e a cumeeira e depois foi embora.
O bode quando voltou admirou-se e pensou que estava sendo protegido por Tupã. Colocou os caibros na casa e partiu.
Quando a onça voltou no outro dia se espantou muito mais e, satisfeita com o andamento rápido da construção da casa, colocou as ripas e os enchimentos e retirou-se em busca de alimentação.
É a vez do bode agora que chega e vai logo envarando toda a casa. Depois volta a onça e faz a cobertura. O bode veio e tapou, a onça veio e... Assim, cada um fazendo uma parte, mas sem nunca se encontrarem, aprontaram a casa.
Quem primeiro se mudou para a casa foi a onça, que armou um jirau, como cama, e lá se meteu.
Quando o bode chegou e encontrou a onça tão bem instalada lhe disse:
- Ah, não! Esta casa é minha, amiga. Fui eu quem enfincou as forquilhas, botei os caibros, envarei e tapei.
A onça nem se abala e bem deitada na sua cama responde:
- Não, amigo, a casa é minha. Encontrei o terreno, rocei, coloquei as vigas, a cumeeira, as ripas, os enchimentos, o sapé, fiz tudo isso. A casa é minha.
O bode questiona, a onça questiona, debatem, mas por fim, a onça, muito astuta, já pensando em comer o bode, propõe que dividam a casa. O bode concorda em morar na mesma casa com a onça, mas, como está com medo, arma sua rede bem longe do jirau.
No dia seguinte a onça avisa para o bode que quando ele a vir franzindo o couro da testa, “tome sentindo, porque este é o sinal que eu estou com raiva”. O bode também revela o sinal da sua mudança de humor: “é quando, amiga onça, eu balanço minhas barbinhas ali nas goteiras e dou espirros; quando você me vir fazendo isso, fuja que não estou pra brincadeira”.
A onça ouviu o bode, mas não se alterou, resolveu sair em busca de alimento, caçou um grande bode, matou, trouxe pra casa, e atirando-o no chão, sugeriu que o bode esfolasse e tratasse o animal morto.
O bode ficou abalado quando viu aquilo, pensando com seus botões: “ela matou um grande assim, imagine eu...”, mas disfarçou seu receio.
No dia seguinte ele falou para a onça:
- Amiga onça, hoje quem vai buscar de comer sou eu.
E partiu para o mato, andou, andou, andou até avistar uma onça grande e gorda. O bode, então, disfarçou e começou a tirar cipós do mato. A onça grande foi-se chegando e, achando estranho aquilo, perguntou:
- Amigo bode pra quê tanto cipó?
- Pois sim! Não tá sabendo não, é? O negócio é sério, o mundo vai se acabar, vem um dilúvio aí...
A onça grande ficou logo alterada, com medo do fim do mundo, e o bode aproveitando-se disse:
- Pois trate de arranjar escapatória, amiga onça, venha se amarrar, que eu já me vou.
A onça grande escolheu uma árvore de tronco grosso e pediu ao bode que a amarrasse, o que ele fez com grande prazer. Foi envolvendo o corpo da onça com os cipós e amarrando-a bem firme, até certificar-se de que não tinha outro jeito pra onça a não ser morrer. Matou a onça a cacetadas e arrastou o corpão pesado para casa. Lá chegando disse:
- Aqui está, se quiser, esfole e trate.
A onça não acreditava no que estava vendo, ficou muito espantada. E agora era assim: o bode com medo da onça, a onça com medo do bode, nos cuidados um com o outro, até o dia em que o bode ficou nas biqueiras da casa, tomando ar fresco, olhou de soslaio pra onça e ela estava com o couro da testa franzido. O bode sentiu medo, balançou as barbas, soltou um espirro. A onça pulou do mundéu, largou-se em grande carreira, ao mesmo tempo em que o bode também se precipitou em louca correria.
E dizem que ainda hoje eles correm, cada um pra um lado; quem viaja pelos sertões adentro conta que nessas andanças têm encontrado a onça em louca dispara e o bode noutra direção, um com medo do outro.
Dizem... Eu conto porque assim ouvi do meu pai, que escutou a história contada por seu pai, que ouviu da avó, que escutou de uma velha índia, e por aí vai, muitos já contaram e outros ainda contarão, não tem fim.

A CASA MAL-ASSOMBRADA

Era uma vez duas mulheres – mãe e filha – muito pobres, que foram expulsas da casinha onde moravam. Não sabiam pra onde ir, pois não tinham parentes nesse mundo, imagine amigos. O jeito era morarem na casa mal-assombrada. “Isso se o dono permitir”, pensava a moça, que se chamava Jaciana.
Foram tratar com o proprietário, que muito se admirou que houvesse naquela redondeza alguma pessoa que não soubesse da má fama da casa, tida como mal-assombrada, e que só estava lhe causando prejuízo, pois ninguém queria alugá-la. As duas mulheres sabiam sim do que se dizia sobre a casa: que quando à noite o sino batia as 12 badaladas, corria um vento gelado, ouviam-se gemidos e suspiros, barulho de correntes, gritos, acendiam-se e apagavam-se luzinhas nas janelas. Era só assombração até o raiar do dia, mas, como elas não tinham mesmo para onde ir, a casa mal-assombrada serviria sim pra elas.
Fizeram a mudança no mesmo dia, arrumaram tudo, e a mãe, muito cansada, logo adormeceu. Jaciana ficou ainda zanzando pela casa até umas 11 horas. Deitou-se, mas, não adormeceu, virava-se de um lado pra outro, inquieta, e, vira que vira, o relógio da matriz bateu as 12 badaladas. Passou um vento gelado e começaram os suspiros e gemidos. E ela escutou uma voz cavernosa que vinha lá de cima:
- Eu caio... eu caio!
Ela olhou, não viu nada, mas respondeu:
- Pois caia, com Deus e a Virgem Maria.
Caem, então, do teto do quarto, duas pernas. E em seguida ela escuta a mesma voz:
- Eu caio... eu caio!
- Pois caia, com Deus e a Virgem Maria.
Desta vez é um tronco que cai. E a voz falou mais duas vezes e a moça respondeu do mesmo jeito. E caíram os braços e a cabeça de um homem, que se uniram ao tronco e às pernas. Apareceu então um homem com a palidez de um cadáver, que falou pra moça:
- Se não tens medo, vem comigo.
Jaciana acompanhou o homem pelos corredores e salas da casa até o quintal, onde pararam debaixo de um tamarineiro. O morto falou:
- Cave aqui e desenterre a lata.
A moça cavou e encontrou uma lata cheia de dinheiro, que foi carregada para dentro da casa. O morto lhe contou:
- Eu sou uma Alma Penada, desde que morri ando sofrendo por causa deste dinheiro. Quando era vivo eu roubei uma pobre viúva, arrasando a vida dela e dos seus filhos, pequenos órfãos. Preciso sossegar minha alma, preciso que você me ajude e faça o que peço: metade deste dinheiro é seu e da sua mãe, a outra metade distribua com os pobres; e mande rezar cem missas para minha alma.
Mal terminou de falar o último pedido, a Alma Penada desapareceu para sempre.
Jaciana fez tudo como o morto mandou e passou a viver no maior luxo e riqueza para o resto da sua vida.
Acabou, foi verdade, aconteceu. Dizem.

Stela Siebra Brito

5 comentários:

socorro moreira disse...

Minha Bibi-florzinha, você tem o poder de nos fazer crianças, deitadas aos seus pés , atentamente !
Que importa se um dia escutei essas histórias? Eu quero é vê-las repetidas , nessa linguagem , que envolve !
Fiquei feliz com o destino de jaciana.
Da onça e do bode eu quero é a distância, mas fico com o legado do moral da história.
Aprender ouvindo é mamão com açúcar pra qualquer aluno.

Um beijo !

socorro moreira disse...

Não se pode subestimar o inimigo. A união faz a força !

Claude Bloc disse...

Stela-flor,

Menina, sempre me encontro nos seus textos, mesmo sem neles estar...
Essa linguagem, esse cenário que você nos mostra me é sempre familiar.

Gosto demais!

Me lembrei também de um secretário do escritório da Serra Verde, seu Assis, que à noite reunia uma cambada de crianças pra contar histórias de trancoso e anedotas (de salão, claro)... E no meio dessas, saía sempre histórias de assombração.

Quando a gente voltava pra casa cadê coragem pra andar pela casa no escuro? A gente "via" alma penada pra todo lado, confundindo o tropel dos ratos no forro da casa com o galope das almas dos cangaceiros que diziam ter sido enterrados debaixo do tabuado ...

Ô medo! "Arrepiante"!

Mande mais!

Abraço,

Claude

Nilo Sergio Monteiro disse...

Teloca,,,
Sabe a que horas gosto de ler tuas "histórias"...à tarde..já anoitecendo. Me lembro da negra Francisca que me botava no colo, me dava "capitão" na boca e me contava muitas histórias. De certa forma vc me bota no colo.
um beijo

Stela disse...

meus amados amigos Socorro, Claude e Nilo: que bom que vocês se encantam com as histórias de Bisaflor. Ela e eu ficamos muito felizes em proporcionar essas viagens ao imaginário que as fábulas despertam. Brevemente voltaremos... beijos