Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 26 de setembro de 2009

Fausto Guimarães , meu mestre e amigo ! - Por Zélia Moreira

Fiz meu último ano de ginásio e primeiro ano ciéntífico no Colégio Diocesano.
Trago comigo desse tempo as melhores recordações e meus melhores amigos.
Poderia falar de tanta gente querida, mas no momento quero lembrar de um especialmente...
Fausto Guimarães!
Coordenador Pedágogico do Colégio, era também nosso professor de Ciências e Biologia.
Era durão , mas também sabia ser doce e amigo.
Entre tantas coisas coisas vividas naquela época, uma aula de Fausto foi pra mim inesquecível.
Classe de adolescentes em plena efervescência da idade , num dia qualquer, um tema transversal(naquele tempo nem usavamos esse nome )foi objeto de uma aula especial,obviamente, "Educação Sexual". Eu curiosa e atrevida coloquei Fausto num canto de parede, numa saia justa, mas ele com a sabedoria que tinha, tirou de letra com uma metáfora que nunca esqueci :
- Professor o que é um orgasmo?
- É subir uma montanha bem alta,.e chegando lá em cima muito cansado e com muita sede ter um copo de água bem fria para beber..
Fiquei completamente feliz com a resposta. Sabia exatamente o prazer que era ser saciada com um copo de água numa sede extrema.
Por esse e tantos outros momentos ficamos amigos e essa amizade existe até hoje.
Aliás por tabela também fiquei amiga de Rosa Catarina , sua esposa.
É aquela amizade que não precisa de uma proximidade rotineira pra continuar existindo.
Somos amigos, e basta! Não importa o tempo que a gente fique sem se ver.
Cada reencontro é motivo de muitas conversas recheadas de abraços, boas recordações, comidas e gargalhadas.
Ontem recebi de Rosa Catarina um livro de poesias de sua autoria. Aliás Rosa Catarina merece uma homenagem à parte. Ela é sem dúvida uma das mulheres mais incríveis que conheci.
Deixo aqui uns poemas dessa mulher/ amiga pra vocês apreciarem.
Eles estão no livro: Vôo de Volta
Eu fiquei encantada!

AMAR

Amar
É saber que existe
Alguém
Que não é igual
A ninguém

PERGUNTA

Por que
o amor é a mais
complicada
das coisas simples?

EXO

Amor complexo
Amor com nexo
Amor convexo
Amor com sexo

FLUTUAÇÔES DO TECNICISMO

Couraça e japona.
Preponderância do aço.
Conserto e desconserto
No amor fuido e ácido.

PUREZA

Gesto puro.
Forma pura.
Corpo,
alma,
mãos,
olhos,
amor...
É possível total?

ADEUS

Distante, bem distante,
cintilam as estrelas.
Estão longe de mim,
ou estou longe delas?...


Taí, um pouquinho da obra poética de Rosa.
O livro é muito mais...!

Zélia Moreira

Um comentário:

socorro moreira disse...

Zélia, que maravilha você ter conseguido arrastar esse casal para o nosso convívio.
Ninguém esquece a figura dos dois educadores.
A poesia de Rosa Caratina é de total beleza e competência.