Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Na Semana da Música ... " A Orquestra de Ray Conniff "

RAY CONNIFF ( 06/11/1916 - 12/10/2002 )


Um dos poucos gênios musicais comercialmente de sucesso em nosso tempo, nasceu em 6 de novembro de 1916 em Attleboro, Massachusetts. Tendo contato com a música deste a mais tenra idade, seu pai era trombonista de uma banda da cidade e, sua mãe tocava piano. Quando jovem ainda no colégio em Attleboro, Ray e alguns de seus colegas decidiram formar uma "dance orchestra".

Aprendendo alguns "truques" com seu pai, Ray começou a praticar trombone tocando como primeiro trombonista da banda. Foi neste grupo que Ray Conniff fez o seu primeiro arranjo, que agradou em cheio seus colegas, uma interpretação de "Sweet Georgia Brown". Ao término do colégio, Ray conseguiu seu primeiro trabalho como profissional com Dan Murphy, "Musical Skippers" em Boston. Ele tocou trombone, fez arranjos e dirigiu o caminhão da banda.

Certo dia. um amigo lhe disse que Boston estava pequena demais para um musico de seu talento, Ray então decidiu tentar a sorte na "Big Apple", como é conhecida Nova Iorque pelos americanos. Chegando a Nova Iorque na mesma época em que estava nascendo o "swing" e, antes de achar trabalho fixo, Ray Conniff tocou com as bandas locais e praticava o instrumento se sua devoção. Contudo, a sorte estava a seu lado, e ele encontra seu primeiro trabalho pago como trombonista e arranjador na banda de Bunny Berigan.

Após uma permanência de 15 meses com Berigan, Bob Crosby contratou-o em 1939. Ray tocou com a banda de Crosby por um ano antes de se juntar á banda de Artie Shaw. Foi nesta época que reputação de Ray Conniff como arranjador começava a se estabelecer, bem como seus solos de trombone começavam a ficar conhecidos. Depois de Shaw veio Glen Gray e depois com a eclosão da Segunda Guerra, Ray passou dois anos prestando serviço militar fazendo arranjos para a Radio das Forças Armadas em Hollywood.

Sendo dispensado em 1946, começou a fazer arranjos para Harry James. Quando emergiu "be-bop" , no final dos anos 40, Ray, cujo gosto musical não combinava com este estilo, resolveu parar com seus arranjos por algum tempo. Esta interrupção em sua carreira trouxeram a Ray Conniff tempos difíceis, tanto emocional quanto financeiramente. Durante este período, aprendeu regência e, envolveu-se em um exaustivo estudo musical desenvolvendo o que considerava a "formula mágica" dos arranjos.



No inicio dos anos 50, houve uma grande virada na carreira de Ray Conniff e isto ocorreu quando ele conheceu Mitch Miller da Columbia Records, que o contratou como arranjador. Em 1955, Ray consegue sua primeira chance para provar sua teoria musical. A gravação foi com Don Cherry, "Band Of Gold". Tornou-se sucesso instantaneamente. Desta forma tem inicio uma série de gravações "Conniff-arranged" para a Columbia, que resultaram em muitos discos de sucesso. Entre os quais podemos destacar Johnnie Ray, "Just Walking In The Rain", Frankie Laine "Moonlight Gambler", Guy Mitchell, "Singing The Blues" e Marty Robbins' "A White Sport Coat". Ray também foi responsável pelos arranjos espetaculares de Johnny Mathis em "Chances Are", Wonderful, Wonderful", e "It's Not For Me To Say".

O sucesso de Ray Conniff como arranjador e maestro para outros artistas, levou a Columbia a permitir que ele gravasse um disco com seu próprio nome. Ele foi o primeiro artista a usar vozes e arranjos vocais como uma seção da orquestra como se fossem instrumentos, for exemplo, as vozes femininas juntamente com trompetes, saxes alto ou clarinetas; as vozes masculinas com trombones ou saxes nas notas baixas. O primeiro disco de Ray Conniff, "'S Wonderful", esteve entre as 20 mais durante nove meses. A revista Cash Box elegeu Ray como "o mais promissor maestro de 1957". He ganhou o mesmo prêmio novamente em 1958. Em 1959, os DJs elegeram a orquestra e côro de Ray Conniff " a melhor orquestra de estúdio." Lá pelo início dos anos 60 , as vendas dos discos de Ray Conniff explodiram. A orquestra e côro de Ray Conniff eram bastante solicitados. Ray, que se orgulha de ter conseguido reproduzir o som em seus shows ao vivo da mesma forma que em estúdio, trouxe ao público o primeiro show ao vivo em estéreo, "Concert in Stereo", no mundo.

As platéias experimentaram a sensação de três canais de som sendo transmitidos pelo teatro com o auxilio de um sofisticado sistema se som estéreo. A crítica aclamou estes concertos como o "evento musical dos anos 60".

Ray Conniff também apresentou o seu "Concert In Stereo" na TV Americana e, em sucessivas tournês pelos Estados Unidos, Alemanha, Áustria e Suíça. Ele também tocou com grande aclamação no Sahara-Tahoe Hotel em Lake Tahoe e no Sahara Hotel em Las Vegas. Durante este período, Ray tinha o coral destacado da orquestra e que ganhou fama por cantarem as letras das músicas tornando-se conhecidos como os "Cantores de Ray Conniff". Durante os anos 70 Ray apresentou o seu show "Happiness Is Music" por toda a América do Sul, Japão e Inglaterra (incluindo o famoso Royal Albert Hall em Londres). Ele também se apresentou na Casa Branca durante a guerra do Vietnã.

Em 1974, Ray foi o primeiro artista popular do ocidente a ser convidado pela então União Soviética a gravar um disco em Moscou. Ray Conniff que agora está com 80 anos, ainda grava aproximadamente um novo álbum ao ano. Além disso excursiona anualmente com seu show pelo Brasil com sai orquestra e coral completos tendo sempre casa cheia com pessoas de todas as idades, canta, dança e corre para cima e para baixa no palco como um jovem de 20 anos, regendo cantando, conversando com a platéia e tocando seu trombone - Fazendo o que mais sabe. O repertório de Ray Conniff inclui clássicos da era das "Big Bands", adaptações de temas clássicos, temas de filmes e de peças da Broadway hits da atualidade e música latina.


Ray tem sobrevivido no mercado musical por mais de 60 anos e já gravou mais de 90 discos até o momento e, já vendeu mais de 65 milhões de discos. Ele foi agraciado com o Grammy Award por sua gravação de "Somewhere My Love", duas indicações para o Grammy, mais de 10 discos de ouro, CBS Records - Prêmio de melhor artista em vendas em 1962 e um sem número de prêmios internacionais.

Além de seu trabalhos nos discos "Ray Conniff Live In Rio" e "I Love Movies", Ray Conniff lançou um disco com musicas exclusivas de Roberto Carlos, chamado “ De Ray para o Rei ”, como Amigo, Emoções, Cama e Mesa, Café da Manhã, Lady Laura, Nossa Senhora, Amor a Moda Antiga, entre outros. Alguns dos grandes sucessos de Ray Conniff no Brasil: La Mer, Love Is A Many Splendored Thing, Only You, Besame Mucho, Perfidia, Aquellos Ojos Verdes, Cheek to Cheek, New York New York, Cuando Calienta el Sol, Tammy, Trhee Coins in The Fountain, Midnight in Moscou, Taste of Haney, Red Roses for a Blue Lady, Y’ve Got You under My Skin,etc.

Ray Conniff morreu no dia 12/10/2002, na cidade de Escondido, Califórnia (EUA), vítima de um derrame, poucos dias antes de completar 86 anos.

Fonte

Imagens - Google Imagens

http://encontrodeorquestras.com/Biografia-de-Ray-Conniff.php


Um comentário:

socorro moreira disse...

Aplausos !

Gosto por demais, ainda e sempre de todas essas músicas.
"Y’ve Got You under My Skin" - a favorita !
Mil vezes linda !


Abraços.