Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Saudades de Nápoles- por Rosa Guerrera



Morei alguns anos na Italia .Vivi ali uma parte da minha infância , depois um bom período da minha adolescência e mais tarde uma pousada como mulher. Tudo é fascinante naquele país .Posso afirmar que conheço quase todas as cidades, da Calabria até a Toscana , e sem desmerecer a arte existente em Florença, a história dos tempos de Roma ,a arquitetura maravilhosa de Siena , os castelos medievais de Luca ,a beleza incrível de Pisa , o sonho real que Veneza nos oferece, tenho pela cidade de Nápoles verdadeira paixão. Sinto no povo napolitano muita coisa de mim ,..híbrido, liberto, desprovido de vaidades, amante da música , dos bares, do vinho, do amor , dos sonhos, hospitaleiro, meio rude as vezes, outras vezes cheio de um romantismo impossível de se descrever.Passear em Nápoles numa charrete , percorrer suas praças, suas ruas estreitas,ou suas largas avenidas, admirar suas fontes , sua arquitetura ainda rústica, é algo repousante demais. Qualquer restaurante da orla marítima que a gente entra , tem sempre um cantor improvisado despejando suas alegrias ou mágoas num dialeto bem napolitano que nos cumprimenta como fossemos velhos conhecidos . As pequenas cidades arredores de Nápoles são também de uma beleza ímpar : Sorrento, Herculano, Pompéia, Amalfi retratam paisagens impossíveis de se esquecer. O golfo de Nápoles abre-se em forma de anfiteatro em direção ao mar , delimitado pelo Vesúvio e pelo cabo Posilipo, sendo considerado um dos mais belos golfos do mundo em pleno Mediterrâneo, sem comentarmos a beleza da Ilha de Capri.
Contam que Nápoles teve como origem a antiga cidade grega de nome Neapolis , conquistada pelos romanos no século IV A.C. Em resumo Nápoles irá sempre me fascinar pela sua historia , sua arte e sua cultura , apesar de ter o seu povo um ritmo frenético , caótico , viciante , mas que acorrenta com o seu jeito peculiar o coração da gente.E o meu inegavelmente ficou desde a primeira vez que lá estive , dividido entre Recife e a popularmente conhecida como “ terra das canções e dos grandes amores” a cidade de Nápoles.
rosa guerrera



4 comentários:

socorro moreira disse...

Encantada !
Senti Nápoles através de ti.

Corujinha Baiana disse...

" Vir'Napule e po muor!"

Unknown disse...

Olá, vi este blog por acaso. Acabei de chegar de Nápoles e já estou morrendo de saudades. Trouxe em minha bagagem apenas fotos, muitas fotos e não paro de vê-las. Até agora não acredito que estive naquele lugar. Realmente tem razão, as outras comunes da Itália são muito bonitas, majestosas, o que se difere de Nápoles é a mistura da beleza ímpar, muitas vezes natural com o caos do trânsito, desigualdade social. Sou carioca e me senti em casa, pois o povo napoletano é muito parecido com o nosso, sempre atencioso, simpático, sorridente, ainda que muitas vezes só fale o dialeto. Um lugar emocionante. Só indo ou lendo esse lindo relato seu.

rosa guerrera disse...

QUE BOM SABER QUE TEM PESSOAS QUE AMAM NAPOLES COMO EU .SÓ QUEM POSSUI UMA ALMA POÉTICA ENCONTRA NAQUELA CIDADE O REDUTO DOS BOÊMIOS, DOS BONS VINHOS E DOS GRANDES AMORES .GRATA A CORUINHA BAIANA, SOCORRO E ROXANE PELOS COMENTÁRIOS. BJS ROSA