Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 7 de novembro de 2009

Retórica Nacional - Por Roberto Jamacaru


O projeto humano é a obra máxima de Deus onde Ele usou de todos os seus poderes para vê-lo funcionar com perfeição nos seus mecanismos físicos, emocionais, intelectuais e espirituais.
Na fase de conclusão, porém, o Onipotente esqueceu-se de testar o componente de saída de dados chamado de língua, o que lhe custou muito caro, pois, com ela desprogramada, o homem saiu por aí falando coisas devidas e indevidas a ponto de blasfemar contra seu próprio criador, anunciando-se um ser superior a este.
.
Mas foi na comunidade brasileira que essa peça viciosa se exacerbou. Os nacionalistas, utilizando-se do famoso “jeitinho brasileiro”, tentaram fazer uma gambiarra nela o que findou deixando os nossos modelos ainda mais controvertidos que os estrangeiros.
.
Em função disso, até hoje não sabemos se o que o brasileiro fala tem a conotação de verdade, honestidade, comicidade ou ironia... Quando você pensa que a coisa é seria, ela não é! Quando você pensa que ela não é, ela é!


Vejam, nas retóricas abaixo, algumas dessas máximas:

Em Brasília são dezenove horas!
No ar...
A Voz do Brasil!

RETÓRICAS NACIONAIS AUTORES

Errar é humano, jogar a culpa nos outros, também! Millôr Fernandes.
O Jumento é nosso irmão. Padre Antônio Vieira
Ô abre alas que eu quero passar Chiquinha Gonzaga
Eu nasci há dez mil anos atrás Raul Seixas - músico
O sertanejo é, antes de tudo, um forte! Euclides da Cunha
Nós somos as Cantoras do Rádio Rainhas - Emilinha e Marlene
O petróleo é nosso! General Horta Barbosa
O Repórter Esso informa! César Alencar
Independência ou morte! D. Pedro I
Se é para o bem e felicidade geral
da Nação, diga ao povo que fico! D. Pedro I
Darei a última pedra da coroa para
acabar com a seca do Nordeste! D. Pedro II
Só morto sairei do Catete! Presidente Getúlio Vargas
50 Anos em cinco! Presidente JK - Juscelino Kubistschek
Fi-lo porque qui-lo! Jânio Quadros
Fé em Deus e pé na tábua. Governador Adhemar de Barros
Somos povo honrado governado
por ladrões Presidente João Goulart
A economia vai bem, mas o povo mal! Presidente Emílio Garrastazu Médice
Dêem-me um ano, que eu vos darei
uma década. Ministro Delfin Neto
Todos presos! 1964: Exército no Congresso da UNE
Quem sabe faz a hora, não espera
acontecer. Geraldo Vandré
Apesar de você Chico Buarque de Holanda
Nem mil bombas impediriam
a abertura. Presidente João Batista Figueiredo
Diretas Já! Deputado Ulisses Guimarães
Esta foi a última eleição indireta deste
País! Presidente Tancredo Neves
Tudo pelo social! Presidente José Sarney
Eu nasci com aquilo roxo! Presidente Fernando Collor
Não roubarei nem deixarei que roubem Presidente Itamar Franco
O aposentado é um vagabundo! Presidente Fernando Henrique
Vagabundo é você! Aposentados do Brasil
Fome Zero! Presidente Lula
Trabalhador, unido, jamais será
vencido! Classe operária brasileira
Eu te conheço, Ceará! Governador Adauto Bezerra
Do Ceará, cuido eu! Governador Ciro Gomes
Meu nome é Enéeas!!! Deputado Enéas
Deus me ajudou e eu ganhei na loteria. Deputado João Alves
Mamãe... Estou aqui no plenário! Deputado Agnaldo Temóteo
É dando que se recebe! Máxima do Congresso Nacional
Este é um país que vai pra frente! Tom e Ravel
Plim, Plim! Rede Globo de Televisão
Baú, Baú da Felicidade! SBT - Sílvio Santos
Brasil... Ame-o ou deixe-o! Dom Paulo Evaristo Arns
Eu adoro as criancinhas do Brasil! Pelé
Não, a maior força do mundo é a doçura! Lima Barreto
Brasil, meu Brasil brasileiro. Ary Barroso
Moro num país abençoado por Deus! Jorge Bem Jor
Beijinhos, beijinhos... Musical - Xuxa
E que tudo mais vá pro inferno! Roberto Carlos
Não há luar como este do meu sertão. Catulo da Paixão Cearense
É Lampião amando e querendo bem! Capitão Virgulino - Lampião
Tornei-me um ébrio. Musical - Vicente Celestino
Cante de lá que eu canto de cá! Patativa do Assaré
Minha vida é andar por este país. Musical Luiz Gonzaga
Alô, Terezinha... Chacrinha
O Brasil já vai à guerra! Juca Chaves
Chega de saudades. João Gilberto
A Taça do mundo é nossa! Hino da Copa de Futebol 1958
Esse homem é um cavalo! O boxeador Maguila após ser nocauteado por Evander Hollyfield
Olha que coisa mais linda. Vinícius de Moraes
Faz parte do meu show! Cazuza
Pernambuco speahing for the world Radio Clube Pernambuco
Eu era feliz e não sabia. Musical - Ataulfo Alves
Já amei essa gente, já corneei essa gente. Leila Diniz
Os verdadeiros analfabetos são os que
aprenderam a ler, mas não lêem. Mário Quintana
Goool, legal!!! Mário Viana
E o salário, ó!!! Professor Raimundo (Chico Anízio)
O povo gosta de luxo! Joãozinho Trinta
Eu não sou cachorro não! Musical - Valdick Soriano
Você já foi à Bahia? Dorival Caimy
Beijo do Gordo! Jô Soares
O Cowboy da propaganda de cigarro
morreu de câncer. Ministério da Saúde
Absolutamente certo! J. Silvestre
Um Instante Maestro Flávio Cavalcante
E agora, José? Carlos Drumond de Andrade


Por enquanto ainda não foi encontrada solução para o defeito técnico da língua nacional, pois, conforme o mostrado, ela continua desprogramada, grande e solta... Ora falando verdades, ora mentiras e ora coisa com coisa... Ou será ela a única no mundo a falar o errado pelo certo e o certo pelo errado?

Desfaz-se neste momento a cadeia nacional!
Senhoras e senhores ouvintes da Voz do Brasil,
boa noite!


Do livro
“Os Rolling Stones do Brasil”
de Roberto Jamacaru de Aquino

4 comentários:

socorro moreira disse...

laude, esse texto do Roberto é demais !

Parabéns pla publicação.


Beijo

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Caro Roberto
Permita-me uma correção. A frase do ex-governador, o rei da língua Ciro Gomes não foi "Do Ceará, cuido eu!", mas "do Crato cuido eu!" Mesmo sem ter cuidado nada do Cratinho, recebeu dos otários 10.669 votos

Outra máxima do brasileiro dita pelo genial Chico Anísio: "O braileiro é aquele que ao ler o aviso: "não cuspa no chão", ele cospe no aviso."

Roberto Jamacaru disse...

Ei, Socorro.
Obrigado pelo "Demais!".

Como lhe falei, tenho alguns outros textos para postar (alías, para vc postar, pois eu não sei).

Orbigado, amiga!

Roberto

Roberto Jamacaru disse...

Grande Carlos!

Que bom, amigo vê-lo atento aos meus davaneios. Sinto-me prestigiado.

No caso do Ciro ("Rei da língua" - criativo apelido), eu ouvi essa citação no Mauriti, quando em comício ele falou: "Do Ceará e do Mauriti cuido eu!".
Realmente, lembro-me também quando na nossa terrinha ele voltou usar esse mesmo jargão: "Do Crato cuido eu!".
Com certeza ele vai se utilizar dessa mesma retórica em São Paulo, já que pretende ser candidato a governador de lá.

Abração,amigo!

Roberto Jamacaru