Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"Princesa sem Príncipe" - por Socorro Moreira


Começou Dezembro... Não visitei o centro da cidade. Iria procurar nas vitrines o toque dos natais antigos; ouvir músicas natalinas. Não quis arriscar. Aliás, ando um tanto chateada... Tenho reencontrado amigas do passado, em visita ao Crato, e é unânime: “Crato é uma princesa sem príncipe”!
Finais de semana, sexta, sábado e domingo, passearam nas praças, no calçadão, e só encontraram descuido e abandono. Escutei as lamentações: e você não se movimenta pra mudar a situação?
E acha que uma andorinha sozinha faz verão? Claro que a gente (população) é responsável, em parte, pela praça sempre suja de plásticos, papéis. Isso espelha a educação do seu povo.
E os buracos? E o chão pontilhado de negro, dos chicletes envelhecidos? Não, a praça nunca foi lavada; os canteiros não são cuidados, e a aparência é horrível. Até os artistas perderam a sua base, nos bancos da praça.
Entramos no “Olhar”, e fomos recebidas pela Gabriella. Outro desencanto. A moça tem intenções de criar um quartel cultural, mas tem sido podada, em todos os sentidos. Paramos no “Lá na praça”. Lugar agradável, onde é servido um lanche delicioso. Mas não se pode tomar uma cervejinha gelada (pedida do calor , nesse fim de ano), nem fumar (até entendo...); no Bem Doce tinha uma música alta... Inquietante! Eu que adoro música de todos os gêneros, descobri que nunca ouvira tocar nenhuma daquele repertório (alguém segredou: são das duplas sertanejas). A antiga Choupana estava um tanto sombria... Nem entramos. Voltamos para a praça. Ulisses Germano passou com um bandolim, e nos agraciou com uns chorinhos. O momento era mesmo nostálgico... Tipo hora da saudade. Gente era uma noite de sexta-feira, e a Praça da Sé, o coração pulsante de uma cidade interiorana estava feia, suja e triste. Como não lembrar um tempo, em que essa princesa foi linda?
Foi quando recebi o ultimato: escreva um texto, em que o título seja: Princesa sem Príncipe!
Fico bloqueada para falar de coisas tristes, na minha impotência de nada fazer.Só queria a minha cidade, pelo menos, limpa !
A foto é de Nilo Sérgio. Não tivemos coragem de fotograr o que vimos...

9 comentários:

Maria Amélia Castro disse...

Gente é triste, muito triste o descaso, o desprezo que nossas autoridades tem pela coisa publica.O que custa Sr. Prefeito olhar mais para nossas praças.O prefeito é do tempo que a praça era nosso quartel general.Vamos mesmo começar a pressionar essas autoridades Cratense, lembrando que o proximo ano é ano de eleição.
abraços
Maria Amélia

socorro moreira disse...

Amélia, tão bom que esse ano não investissem em ornamentção natalina... Lavassem as praças com água e sabão. Teríamos um natal limpo !

Claude Bloc disse...

Afff, Socorro, me deu uma dor danada no coração em ler e sentir suas palavras...
Tem gente que passa pelos lugares e nem nota esses detalhes, tão acostumado que está com o caos, a sujeira...

São pessoas acomodadas, apenas passantes, com sentimentos guardados em gavetas empoeiradas.

Para nós que amamos o Crato e que vimos a princesa do Cariri borbulhando em alegria, isso dói e essa sua impotência em querer e não poder fazer nada, creio ser de todos nós que vimos a efervescência de uma cidade vibrante e bela.

Isso que nos acontece, esse sentimento que nos passa, não é puro saudosismo e nem podemos assumir o título de "retrógrados/as"... apenas e principalmente temos amor verdadeiro à nossa cidade.

Abraço,

Claude

Maria Amélia Castro disse...

Vamos sugeri as autoridades competentes.Quem sabe o Secretario de Assuntos Municipal.Existe isso?kkkkk Nem sei. Um carro pipa com uma mangueira e um bico com pressão em menos de uma hora estava tudo limpo.Aqui em Sampa, depois da feira que é na rua passa o caminhão lava tudo.
abraço
Maria Amelia

Heladio disse...

Cara Socorro
Este seu lamentar em relação ao nosso cartão postal, a praça da Sé, é geral. Muitas vêzes me articulei com um grupo de amigos, mas não fomos ouvidos. A alegativa é que os barraqueiros, em número de dez ( mais ou menos isso ), tem muito mais peso do que todas pessoas sensatas desta cidade.Compreendo o problema social, mas existem dezenas de alternativas racionais para o problema.Democracia não é anarquia, será que estamos fadados a sermos para sempre uma Banana Republic...
Heladio

Edilma disse...

Querida Socorro;
Imagine a minha tristeza em não mais ver a fonte luminosa projetada e construida pelo meu avô Julio Saraiva, quando urbanista da cidade.
Todas as tardes me levava para ouvir musica clássica em volta da fonte enquanto as águas dançavam e mudavam de côres. Os caramanchões não têm mais os buganviles e nos canteiros nenhuma flôr. Meu avô germinava as sementes no nosso quintal e transferia para a praça, uma variedade que chegava por reembolso postal.
Hoje no lugar da fonte, um balanque para servir aos politicos.
E no lugar das flores, os pés maldosos da população que pisa o verde que restou.
Acho que um bom banho seria mesmo uma boa limpa no presente.
Estou por aqui...
Beijo !

jair rolim disse...

Parabens Socorro, mais uma vez voce denota a guerreira que é. Mexe com a nossa sensibilidade mostrado aquilo que deve ser feito. Anualmente, no mes de julho, vou ao Crato e testemunho a mesmice que o Crato é por omissao de seus administradores. Não vamos mais cruzar os braços,isso é uma luta sem fim, afinal o maior homem do mundo morreu de braços abertos.
Um forte abraço
Jair Rolim

socorro moreira disse...

Acho que precisamos nos mobilizar... Um mutirão, quem sabe ? Vamos lavar a praça !
Pensar em soluções viáveis.

Glória Pinheiro disse...

Socorro, parabéns pela matéria. Louvável esse manifesto pela limpeza do Crato.
O problema é antigo e cada vez mais vem se agravando. É inadmissível uma cidade como Crato não ter praças bem cuidadas e limpas e ruas transitáveis com o mínimo de civilidade. Não adianta colocar a culpa no povo mal acostumado e mal educado. Tem que haver medidas auteras e ações concretas.
Aonde estão o Prefeito e os demais administradores do Crato que não se preocupam com o povo e a imagem da cidade? Será que eles não enxergam que esse descaso é prejudicial à cidade?
Uma passeata com pelo menos 200 cratenses bradando nas ruas pela recuperação da cidade poderia resultar em algo. Fica a sugestão. Continue levantando essa bandeira. Enquanto isso vamos solicitando através do blog.
Um abraço
Glória