Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Comunicado Vila das Artes


PONTOS DE CORTE E DOCUMENTÁRIO PARA WEB: INSCRIÇÕES ATÉ 12/02
Pontos de Corte
Em 2010, a Vila das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza - vai formar mais agentes culturais para atuar com arte e cinema nas comunidades. As inscrições para a seleção pública da sétima turma do Pontos de Corte – Formação e Apoio a Agentes Culturais Independentes prossegue até 12 de fevereiro de 2010. O curso Pontos de Corte da Vila das Artes teve início em 2007 e desde então já formou diversos coletivos (veja programação abaixo). A formação oferece subsídios para ações culturais comprometidas em olhar criticamente a cidade e o mundo. O curso é sustentado pelo tripé: formação e apoio a agentes culturais independentes; apoio à autonomia e sustentabilidade dos grupos; e apoio à ação cineclubista – o cineclubismo em rede. Além de exibições em vários espaços da cidade alguns grupos multiplicam o conhecimento e estimulam a formação de novos atores sociais para intervir com ações culturais no cotidiano de sua comunidade. O curso é totalmente gratuito e acontece à noite. As oficinas vão desde introdução ao universo do audiovisual, com suas diferentes linguagens ao longo da história a gestão e planejamento de ações culturais.

Serviço: A Vila das Artes recebe inscrições de 11 de janeiro a 12 de fevereiro na Vila das Artes// Informações pelo telefone 3252-1444. Edital e ficha de inscrição no site www.fortaleza.ce.gov.br .


Documentário para Web
A Vila das Artes está com inscrições abertas para a Seleção Pública de duas turmas do Curso de Documentário para Web voltado para grupos atuantes em Fortaleza. O curso, de 450 horas-aula, oferecerá uma formação gratuita em linguagem audiovisual tendo como resultado a produção de documentários para veiculação online.
São oferecidas 80 vagas, distribuídas em duas turmas. Poderão participar da seleção grupos ligados a instituições ou independentes (grupos de teatro, música, dança e outros) formais ou informais.
Cada grupo deverá ser formado por, no mínimo três e no máximo cinco integrantes, que deverão delimitar os espaços e as propostas de atuação conforme o recorte que julgar mais adequado a partir da sua proposta de atuação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro), entre os dias 11 de janeiro e 12 de fevereiro, das 9h às 20h. A Seleção será feita através da análise dos documentos apresentados e por entrevista com os grupos ou coletivos pré-selecionados. Informações pelo telefone 3252-1444 ou 3105-1404.

Serviço: Edital e ficha de inscrição no site www.fortaleza.ce.gov.br. Inscrições de 11/01 a 12/02/ 2010


FÉRIAS: COLETIVOS FORMADOS PELO PROJETO PONTOS DE CORTE PROMOVEM EXIBIÇÃO DE FILMES EM DIVERSOS BAIRROS
Confira a programação

Cineclube Filosofia
O cineclube foi formado pelo incentivo do coletivo Subvercine e ocupa as sextas de janeiro o auditório da UECE com a mostra Infância. Toda sessão é seguida de debate e reflexões filosóficas.
Próxima atração: 22/01- Os Incompreendidos, de François Truffaut - França - 1959 - 99 min.
16h - Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Avenida Luciano Carneiro, 345. Informações: (85) 8819-0362

Cine Paramotoquinha – Paramotoquinha em férias
O cineclube foca atrações para o público infantil, na Associação Comunitária da Serrinha, avenida Dedé Brasil. Contato (85) - 8805-5465
Dias 20 e 27 de janeiro, 19h Atrações Culturais com o grupo Escambo Popular de Rua, de Fortaleza


Cine Serviluz
Todos os sábados a partir das 18h, cinema ao ar livre no bairro Serviluz (Praia do Futuro). Contato pelo telefone (85) 8775-9305. Exibição e debate sobre os filmes Coisa Fina, de Raimundo Cavalcante e Maxwell Ferreira, SOS Cocó, de Camilo Ximenes e Cine Holiúdy - O Astista Contra o Caba do Mal, de Halder Gomes.
Próxima atração: 23/01 - Pracinha da Estiva - Travessa Vicente de Castro, s/n.

Cine Brincadeiras
Praça da Igreja Matriz do Canindezinho, Conjunto São Francisco, 82, Canindezinho // 18h. Exibição de filmes e brincadeiras. Contato (85) 8845-9936.
22/01- Narradores de Javé, de Elianne Caffé- Uma cidade será inundada pelas águas da represa e os moradores tentam evitar recontando a história da cidade de forma cômica.



CINECLUBES EXIBEM FILMES NA VILA DAS ARTES
Ação da Prefeitura de Fortaleza de apoio ao cineclubismo cearense abre o auditório da Vila das Artes todas as segundas para ocupação de um Cineclube de Fortaleza. Sempre a partir das 18h30 tem filmes e debates sobre a produção audiovisual. Os cineclubes foram selecionados a partir de edital público lançado pela Vila das Artes em 2009. Dia 18 o Cine Costa Gavras exibe o suspense “Z”, de Konstantino Costa Gavras, que retrata o caso Lambrakis, o político assassinado na Grécia no início da década dos anos 60. Toda a investigação sobre sua morte foi encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade da polícia e do exército. No dia 28, Western italiano do Cine Subvercine com a Mostra “Poeira, Balas e Espagueti” que apresenta filmes do ator brasileiro Anthony Steffen. Ídolo do cinema europeu, requisitado em diversos western spaghetti, ou bangue bangue à italiana aqui no Brasil, Steffen (ou Antônio Teffé) viveu vários heróis no cinema, como Django, Sabata, Ringo, Garringo, entre outros.

Programação
Horário: 18h:30min
Local: Vila das Artes
Dia 18 – Cine Costas Gavras
“ Z”, de Costa Gavras, Argélia, Suspense, 127 minutos, 1967.
Dia 25 – Cine Subvercine
Mostra “Poeira, Balas e Espagueti”


ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.
Escola Pública de Dança - (85) 3105-1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual - (85) 3105-1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital (Olhar Brasil) - (85) 3105-1410
npdfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário: