Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 5 de março de 2010

" Música é Vida Interior "


Hoje, cinco de março, é o dia dedicado à Música Clássica.O natural seria que eu aqui exaltasse o nosso grande Maestro Heitor Villa Lobos, já que essa data foi criada em sua homenagem. Mas, não ! Também não falarei sobre a música erudita nem dos grandes mestres.

Hoje, “Dia da Música Clássica”, resolvi falar sobre um escritor, poeta, cronista e jornalista, que fez Radio, Revista e TV. Além de tudo, um "Político" na verdadeira acepção da palavra. Um ser humano em sua mais alta expressão.Um ser humano que entendia a cultura como um exercício do espírito – Arthur da Távola.

Arthur da Távola apresentou, de 1995 a 2003, na TV Senado, o Programa “Quem Tem Medo da Música Clássica ?”. Nele, em tom coloquial e com uma voz extremamente agradável, nos era ensinado a ouvir, e a entender esse tipo de música não tão conhecida no nosso país, muitas vezes rejeitada, e outras tantas, erroneamente denominada .

Arthur da Távola costumava dizer que “Música é vida interior” .Também preconizava a cultura como um exercício do espírito, um cultivo à condição humana. Através do seu programa e com apurada competência, ele habilitava a nossa mente e os nossos ouvidos para perceber as mais profundas e sonoras harmonias.

Em “ Quem Tem Medo da Música Clássica ?”, através do seu conhecimento enciclopédico, aliado a uma sensibilidade extraordinária, ele descrevia os acordes, o papel de cada instrumento na orquestra, o significado de cada peça musical apresentada.

Descrevia cenários, tecia comentários humanistas, e não perdia a oportunidade de difundir a idéia de que o Conhecimento e a Cultura devem ser utilizados como fontes inspiradoras de liberdade e autonomia.

"Grande" Arthur da Távola ! Você deixou uma lacuna,
quase impossível de ser preenchida, numa televisão repleta de Big Brothers, Datenas, Faustões e tantas outras aberrações.

"Grande" Arthur da Távola ! Como você nos faz falta ! Mas como você sempre dizia nos finais de seus programas ...

“Música é vida interior, e quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão”.
*
PS. Arthur da Távola faleceu em 09 / 05 /2008.

( Corujinha Baiana , 05 de março de 2010 - Dia da Música Clássica )
*
You Tube - "Meditação" - da Ópera "Thaïs" de Jules Massenet, na interpretação do violinista Itzhak Perlman


Nenhum comentário: