Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Por Norma Hauer

SIVAN CASTELO NETO
Foi a 27 de maio de 1904 que, com o nome de Ulisses Lelot Filho, nasceu em Campinas(São Paulo) SIVAN CASTELO NETO,compositor,músico,editor,pianista...Compôs músicas em quase todos os ritmos conhecidos, mas as que mais marcaram foram:"Se Ela Perguntar", gravada por Gastão Formenti e "O Amor é Assim",gravação de Sílvio Caldas.
Foi em emissoras de São Paulo que ele atuou por mais tempo,fazendo teatro humorístico, como o "Teatro Gracioso" na então Educadora(hoje Gazeta) de São Paulo(final dos anos 20) e "Teatro da Graça", na Bandeirantes (anos 30). Foi o incentivador de astros como Leny Eversong, Walter Forster, Blota Júnior e Nuno Roland.
Além de compor ,fazia letras em português de sucessos de Jerome Kern, Cole Poster, Irving Berlin, Augustin Lara, além de letras para melodias de óperas, operetas, e valsas vienenses.
Foi,ainda,criador de jingles,dando "vida" aos anúncios de rádio, antes muito sem expressão . Nestes os pioneiros foram Nássara (para Adhemar Casé) e Sivan Castelo Neto.
Como criador de jingles, fez o primeiro da Coca-Cola e o da Brahma, assim:
"Quem gosta de cerveja,
Bate pé, reclama:
Quero Brahma, quero Brahma".

Sivan Castelo Neto deixou dois filhos artistas:Vera Brasil, cantora e Berto Filho, locutor do programa Fantástico, da Rede Globo.
No dia 25 de maio de 2007 a ABI prestou uma merecida homenagem a Sivan Castelo Neto, dirigida por seu filho Berto Filho e por Ney Murce, neto de outro grande vulto do rádio brasileiro: Renato Murce.
Sivan Castelo Neto faleceu no Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1984, sem completar 80 anos.
Norma

Um comentário:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Esta sua narrativa foi muito emocionante. Você demosntrou muita fé e esta remove montanhas, já nos dizia Jesus. Que continue entregando-se às mãos de Deus.