Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Na Vitrola do Tempo - por Socorro Moreira

A cozinha é a sala de visita dos íntimos. O cheiro de café está sempre no ar... Um dos preferidos de todos . Só perde pro cheiro de chuva e empata com o do jasmim!
Todo mundo tem sempre algo para contar. De instante em instante , alguém toca a campainha ou o telefone chama . Todos estão sempre pendurados no celular, ou ligados na internet... Se duvidar , têm até namorado virtual!
Juscelino Kubitschek não é mais o Presidente da República. Inventou Brasília ,e o Rio deixou de ser a Capital da República . Copacabana é só dos nossos sonhos, e dos boêmios cariocas!Deixei de fazer roupas de bonecas, de ler estórias da Carochinha , de levar lancheira pra escola, de ganhar bombons do Pe.Frederico ,no Instituto São Vicente Férrer; de dançar a quadrilha gritada por Zenira Cardoso, de soltar balão, chuvinha e cebolinha na calçada, em noites de S.João ; de brincar de roda (só de combinação...) , de ler romances em voz alta pra minha avó Donana ; de assistir novelas de rádio, de participar de programas de auditório na Educadora ( subir aquela rampa ...era pura magia!); de dançar nas tertúlias da Pedro II ; de ouvir as serenatas de Peixoto e Zé Flávio ; de usar mini-saias, laquê no cabelo e passar baton com gosto de caramelo, café com leite ou hortelã ; de "aprender" latim com Vieirinha, Ciências com Ivone Pequeno, história com Alderico Damasceno, Química com Pe Davi, Geografia com José do Vale Feitosa, Desenho com Dr.José Nilo , Português com Dr. Zé Newton ...etc,etc,etc!
Apaixonava-me, platonicamente, todos os dias...pelos primos, colegas de classe, e vizinhos! Não perdia a Pça Siqueira Camps nos dias de domingo. Levei lanche pra assistir "Os Dez Mandamentos" , no Cine Moderno. Colecionei álbum de figurinhas dos artistas de cinema. Flertei, indefinidamente, com o garoto dos meus sonhos, sem a menor esperança de namoro...
Senti a alegria do primeiro clarão de Paulo Afonso, e a invasão dos eletro-domésticos, em nossas casas! Ai, ai... Foi o fim da "muriçoca"... genial ! Li revistas de amor em quadrinhos: Capricho, Ilusão e Destino ... Comprei discos da Jovem Guarda. Pedi música por telefone no programa de Rádio de Heron Aquino: (Sou feliz/no trem que parte para o interior/feliz.../porque comigo vai, o meu amor/ e o trem.../ só chega quando o dia amanhecer...") ...E chegava mesmo, em Fortaleza!A gente viajava pra ver o mar, fazer exame de vistas, comprar o óculos, comer cachorro-quente, e tomar "Grapette" ( quem bebe Grapette, repete !).
Criança, adolescente, mulher e mãe,numa única década...inocente e abruptamente!

6 comentários:

Edilma disse...

Socorro,

Acordou com vontade de falar de se mesma e o fez com maestria.
Abre o coração e escancara a porta do passado pondo para fora sonhos desejos e desilusões...
Lhe admiro por isso tambem !

Bom dia minha amiga!

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Parabéns, Socorro.
Uma bela evocação do passado.

socorro moreira disse...

Edilma e Carlos, vcs entre tantos, fazem parte da minha galeria de lembranças.
O bom é que ainda estamos perto, talvez , mais do que nunca !


Abraços, amigos !

Claude Bloc disse...

Mergulhei nessa viagem ao tempo das vitrolas, Socorro.

Maravilha! A evocação foi realmente mágica...

Abraço,

Claude

jair rolim disse...

Ei Socorro vc esqueceu de lembrar que quando vinha para Fortaleza, o passeio principal era visitar a loja 4 e 400 (Lobras)andar de escada volante e depois tomar sorvete Kibon. Ai está algumas páginas do seu futuro livro. Asseguro que teremos belos contos com passagens por varias cidades. Sua vida como bácaria deve ter passagens ricas em histórias e amizades.
Um grande abraço
Jair Rolim

Anônimo disse...

Socorro, parabéns! Gostei demais do relato das suas lembranças. Perfeito!
Só agora tive oportunidade de ler o seu texto.


Abraços


Magali