Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 9 de julho de 2010

9 de Julho - Por Norma Hauer

9 DE JULHO
Onde está o Ernesto que não veio falar um pouco sobre o 9 de julho?
Em São Paulo é feriado devido à Revolução constitucionalista.
Hoje é feriado, mas não foi sempre assim.

No tempo da ditadura de Getúlio era proibido festejar o 9 de julho e, quem tentasse fazê-lo seria preso.
É óbvio, afinal o 9 de julho foi um movimento contra Getúlio.

Como minha "praia" é o rádio e a música popular, venho lembrar que foi a Rádio Record de São Paulo que deu estímulo aos revolucionários e que o locutor e grande radialista César Ladeira, ao microfone daquela emissora, leu um manifesto convocando o povo paulista para tomar parte na revolução.

A voz forte, bem colocada e muito bonita de César Ladeira passou a ser a marca, através do rádio, daquele movimento.

Terminada a revolução (em outubro) obviamente vencida pelo Governo, César Ladeira e seus companheiros da Rádio Record foram presos.
Após ser libertado, César Ladeira veio para o Rio de Janeiro fazendo uma "revolução"
no rádio "morno" de então.
Em 1° de setembro de 1933 César Ladeira estreou na Rádio Myrink Veiga, transformando-a na mais avançada emissora de rádio da época.
Mas não vou falar de César Ladeira. Sua atuação no rádio merece um compêndio.

Ainda me referindo ao 9 de julho, lembrarei um samba de nome 'TREM BLINDADO".
Na época, os constitucionalistas adquiriram um trem blindado para seu movimento e o compositor popular (no caso Braguinha e Alberto Ribeiro) compuseram um "trem blindado" para Almirante gravar, constituindo em grande sucesso.

TREM BLINDADO
Meu bem pra me livrar da matrca
Da língua de uma sogra infernal
Eu comprei um trem blindado
P'ra poder sair no carnaval...

Mulata por teu encanto
Muito eu levei na cabeça
Porém agora eu duvido
Que isto outra vez aconteça
Do teu falado feitiço
Eu pouco caso hoje faço
Mandei fazer em São Paulo, mulata
Um capacete de aço.

Mulata quando eu te vi logo pedi anistia
Pois os teus olhos lançavam terrível fuzilaria
E p'ra niguém aderir
Ao nosso acordo amoroso
Botei na porta de casa, mulata
Um canhão misterioso.


Tanto o "capacete de aço", como o "canhão misterioso" diziam que foram usados em Sãoi Paulo durante a revolução constitucionalista.

Houve outra música,esta de Ary Kerner, também relativa a esse moivimento.
Seu nome "Na Serra da Mantiqueira", gravada por Gastão Formenti.

As composições lançadas nessas épocas de movimentos fazem as coisas se tornarem mais brandas.
Norma

Nenhum comentário: