Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 7 de agosto de 2010

“Mulheres do Coco” será exibido neste sábado, na Batateira


Neste sábado, dia 07, a partir das 18h30, em frente a residência da Mestra Edite Dias, coordenadora do Coco da Batateira será exibido o primeiro documentário do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC. O documentário narra a história em poucos minutos do grupo “A Gente do Coco”, nome do grupo de mulheres e homens que dançam, cantam e tocam coco no bairro Gisélia Pinheiro (Batateira) na cidade do Crato, Região Sul do Estado do Ceará. Conhecido popularmente como “Mulheres do Coco da Batateira” por ser constituído na sua maioria por mulheres desde a sua origem.


O grupo surgiu em 1979 por uma turma de sala do Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. O Mobral foi criado e mantido pelo Regime Militar tendo início em 1967 e que prosesegiu até o início da década de oitenta do século passado. O objetivo era propocionar alfabetização e letramento as pessoas acima da idade escolar convencional. Muitos aprendiam somente a escrever seu nome. O documentário narra à história das Mulheres do Coco da Batateira e contextualiza essa manifestação situada dentro da comunidade. Para a mestre Edite, é uma diversão poder apresentar o Coco para a comunidade e destaca que o sonho dela é construir um terreiro no fundo do quintal que possa funcionar como o local da brincadeira para a comunidade.


O professor Alexandre Lucas, coordenador do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” explica que o documentário será disponibilizado na Internet para que as pessoas possam ter acesso de forma democrática. Lucas enfatiza que serão produzidos mais nove documentários e adianta que o próximo contará a história da Mestre Zulene Galdino numa mistura de sabedoria, esperteza e fantasia.

Nenhum comentário: