Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 17 de outubro de 2010

Bate coração! - Por Carlos e Magali

* Carlos Eduardo Esmeraldo
* Magali de Figueiredo Esmeraldo


Há cerca de dois meses, Socorrinha, uma das minhas noras, me contou um sonho que ela teve. Nele a minha falecida mãe lhe pedia para me avisar que no dia do meu aniversário, eu teria uma surpresa. Não dei muita importância, mas Magali pensou que seria a venda de um pequeno terreno que possuímos em Juazeiro.

Desde criança que me ocorrem pequenos surtos de taquicardia. Coisa que eu não dava muito importância, pois logo ela desaparecia. Em agosto de 1996, uma dessas crises demorou a passar e tive de ser levado às pressas para uma emergência cardiológica. A médica que me atendeu, Dra. Astrid Rocha Meireles Santos, teve muito trabalho para debelar essa crise. Em seguida, ela me explicou que essa taquicardia era decorrente de uma pequena anomalia congênita debelada facilmente com uma medicação adequada. A partir daí, fui acompanhado pela a Dra. Astrid visitando seu consultório de duas a três vezes por ano. Nessas oportunidades eram realizados vários exames necessários para checar a minha saúde.

Em fins de agosto último, um teste ergométrico constatou uma deficiência coronária. A cintilografia revelou uma leve isquemia do miocárdio esquerdo quando eu estava sendo submetido a esforço. Então tive a surpresa de ter que realizar um “cateterismo” no dia 15 de setembro, justamente no meu aniversário. Mais surpreso ainda, eu fiquei quando recebi os dados revelados por esse exame: obstrução em três artérias principais, uma delas, 90% lesionada.

Ao analisar os resultados dos exames a Dra. Astrid me informou que teria de ser colocadas no mínimo três pontes, à peito aberto, e que iria me entregar ao Dr. Glauco Lobo, em quem ela depositava toda a confiança.

Jamais imaginei que um dia eu teria de ser submetido a uma cirurgia para revascularização do miocárdio, popularmente conhecida por “Ponte de Safena”.

Fiquei muito abalado e para desabafar, escrevi um texto onde afirmava que “Viver é preciso”! ‘Mesmo que para tanto eu tivesse que construir “pontes” e pavimentar novos caminhos’. Foi uma forma que encontrei para comunicar o que acontecia comigo.

Quando me vi numa maca sendo transportado para o Centro Cirúrgico, fechei os olhos, penetrei no mais íntimo do meu ser e me coloquei nas mãos de Deus, dizendo: “Senhor, este servo está em vossas mãos”. De repente me veio uma enorme tranqüilidade e quando acordei, encontrava- me na UTI e, pude entender que estava bem vivo!

Às vezes pensamos que o mundo está perdido, que não existe mais o amor e a solidariedade. Mas, através dos momentos difíceis podemos enxergar o amor e a presença de Deus na bondade das pessoas. O mundo está impregnado de egoísmo, de individualismo, e por isso achamos que são poucas as pessoas boas.

Nesses dias em que Carlos se submeteu a cirurgia para fazer as pontes nas veias obstruídas, tive oportunidade de observar o amor e a doação dos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, camareiras, auxiliares de serviços. Todos trabalhando com delicadeza e um sorriso nos lábios, apesar do cansaço de um dia de trabalho ou de uma noite de plantão. Esse acolhimento ao paciente e à sua família é muito importante.

Quando estava sentada na sala localizada de frente ao Centro Cirúrgico, acompanhada dos meus filhos e noras, à espera de alguma notícia da cirurgia de Carlos, sempre encontrava enfermeiras solidárias que me informavam do andamento da cirurgia. Quando eu visitava Carlos na UTI, também as pessoas que ali trabalhavam eram acolhedoras e educadas.

Através da solidariedade dos amigos e desses profissionais da saúde, estamos muito agradecidos a Deus por todo esse apoio e a força que Ele nos dá para enfrentarmos essas preocupações com tranqüilidade e esperança. Aos nossos amigos agradecemos sensibilizados, as visitas, os e-mails, os comentários, os telefonemas, a torcida e as orações. Agradecemos a Deus pelo dom da vida!

Por Carlos Eduardo Esmeraldo e Magali de Figueiredo Esmeraldo

Nota: O trecho de Carlos Eduardo Esmeraldo foi ditado a Magali que o digitou.

12 comentários:

Liduina Belchior disse...

Carlos e Magali,

Li com muita calma o texto dos dois.
É muito bonito o AMOR quando une duas pessoas.Se vocês já eram UM; não sei mais quem é quem.
Parabéns, grandes guerreiros!

Abraços alegres: Liduina.

Aloísio disse...

Carlos,

É isso aí, com as pontes construídas e as vias desobstruídas, fico feliz com a sua volta. Uma breve recuperação e muita saúde.

Abraços
Aloísio

jair rolim disse...

Magali acredite você terá agora um Carlos bem mais jovem, mais disposto, alias, há pouco tempo atras eu os fraguei os dois no estacionamento do Super Família, o Carlos me parecia um garotão mandando beijos para voce. Sinto a presença de Deus muito forte em vocês. Tenha certeza que a corrente de orações foi muito grande. Desejo o pronto restabelecimento do Carlos para que ele volte o mais rápido possível ao convivio dos amigos.
Um grande abraços para voces
Jair Rolim

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

A vida do Carlos e da Magali um coração de doçura e uma ponte para o amor. É isso. Amor é isso. A compreensão da eternidade no outro.

socorro moreira disse...

Amamos vocês !

Claude Bloc disse...

Magali e Carlos,

Entendo que por trás desse sorriso de agora houve muita aflição e muita luta. Mas vocês venceram e superaram as dificuldades com a Fé em Deus e amor imenso no coração.

Que Deus os proteja e lhes traga só e apenas alegrias

Que Carlos daqui a pouco possa estar novamente contando seus "causos" bem humorados por aqui e levando de novo uma vida normal, sem atropelos.

Minha amizade de sempre e para sempre,

Abraço,

Claude

Anônimo disse...

LIduína, Aluísio, Jair Rolim, José do Vale, Socorro Moreira e Claude,

Agradecemos sensibilizados o carinho, a amizade e o apoio de vocês. Tudo isso já está ajudando na recuperação de Carlos.

Abraços

Carlos e Magali

Stela disse...

Carlos e Magali,

Que bom que agora tá tudo bem.
A saúde e o amor juntos... tá faltando o quê? nada.

Muita luz nas suas vidas!
bjs
stela

Marcos Barreto de Melo disse...

Prezado primo,

Desejo-lhe uma rápida recuperação.
Muita saúde e paz pra você e para os seus.

Abraço,

Marcos

Anônimo disse...

Slela e Marcos,

Muito obrigada pelo carinho e votos de recuperação para Carlos. Estamos confortados com a demonstração de Amizade.

Abraços

Carlos e Magali

tatiana disse...

Carlos estamos todos torcendo por sua recuperação e de Emilia.
Magali voce é a grande mulher junto de um grande homem. Vejo o quanto voce é dedicada. Seu otimismo e sua Fé nos conforta. Amo voces. Saudade. Bjs

Anônimo disse...

Obrigada Tati, o seu comentário nos confortou bastante.

Abraços


Carlos e Magali.