Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 17 de outubro de 2010

Ipês
- Claude Bloc -


Em Fortaleza, vejo ipês por onde passo. Nem preciso ir tão longe. Sigo pelas ruas e lá estão eles meio acanhados acompanhando o percurso. Assim, vou colhendo sua graça e beleza simplesmente e a rua com seus passantes apressados nem percebe como tudo se enfeita por causa dos ipês.
Na época da florada sua exuberância aparece simplesmente. A beleza é tão grande que muitas vezes surpreendo-me com a intenção de ficar ali parada, olhando a copa das árvores contra o céu azul em sintonia ou em contraste. Sempre gostei dos ipês de uma forma especial. Creio ser uma questão de afinidade. Então, vejo-os lindos e (re)descubro que a sua copa florida é descaradamente uma exaltação do cio da terra.
Quando vou a Sobral, o ônibus segue seu destino, em meio à poeira das estradas secas. Olho pela janela e observo a paisagem nessa passagem hipnótica. No meio do mato esturricado os ipês solitários, dão o tom da alegria. Aqui e ali seu amarelecer mistura-se ao azul do céu numa simbiose perfeita. O tempo lá fora parece, então, ficar diferente, mais moroso...
A estrada segue e as coisas também seguem e parecem andar ao ritmo da própria vida: nos seus giros naturais. Lá fora o ipê vai ocupando outros espaços e irrompe feito um sonho no meio do asfalto. Como uma aparição do outro mundo. Um ipê florido. Ardendo feito fogo em seu amarelo apaixonante. O sol fustiga o tempo e a visão do ipê me enlouquece de tanto brilho. Fico pensando que seria um sacrilégio chegar perto e pisar as muitas flores caídas.
.
 Falo com eles (os ipês) mas eles nem me ouvem. Estão muito ocupados em florir, pois seu tempo é tão curto...

Claude Bloc

2 comentários:

Liduina Belchior disse...

Claude,

O tempo da florada do Ipê é curto, mas é de uma beleza inexplicável.
Eu páro prá olhar.Entre o Crato e o Juazeiro existe um Ipê amarelo na calçada de Elenice Callou e Wellington Lobo. Todas as vezes que vou trabalhar no Juazeiro dou uma"espiadela". Lindo!!!

Abraços: Liduina.

Claude Bloc disse...

Lidu,

Para mim é um verdadeiro deleite. Principelmente quando a árvore se enche de flores e vira ouro.

Abraço,

Semana que vem estou por aí...

Claude