Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 17 de outubro de 2010

Chiquinha Gonzaga - Por Norma Hauer



UMA MULHER EXTRAORDINÁRIA !
Foi há 163 anos que ela nasceu, recebendo o nome de Francisca Maria Edwiges Gonzaga. Era o dia 17 de outubro de 1847. Foi aqui mesmo, no Rio de Janeiro, filha de José Basileu e uma mestiça de nome Maria. Apenas isso: Maria. Pois foi essa MARIA que trouxe ao mundo um talento conhecido como CHIQUINHA GONZAGA.
Uma mulher maravilhosa que não deu “bola” aos preconceitos da época e abriu as portas para um mundo abençoado por suas músicas e peças teatrais.

Casaram-na aos 16 anos , como era hábito então , mas ela não nascera para o casamento; mesmo assim teve três filhos (ainda não se inventara a pílula).
Como não era a vida que desejava, abandonou seus filhos, ficando com o mais velho, de nome João Gualberto. Este, em 1920, embora não fosse músico, mas sendo filho de quem era, criou a gravadora “Popular”, para concorrer com os “Discos da Casa Edson-Rio de Janeiro” , que dominavam o mercado da época. Nessa gravadora, Francisco Alves, então iniciando sua carreira , gravou seus primeiros discos.

Tentando ingressar no meio teatral, Chiquinha produziu duas peças:”Penhasco" e "Festa de São João”. Foram rejeitadas, por terem sido escritas por uma mulher. Só que era uma mulher de fibra e não se intimidou. Assim, em 1885, com uma nova peça de nome “A Corte na Roça”.estreou no meio antes hostil, especialmente masculino, mas que reconheceu seu talento.

As “dondocas” hipócritas de seu tempo, provavelmente as invejavam por sua coragem, mas não se misturavam com uma mulher separada e que
depois teve amantes.
Era com Antônio Calado e seus “chorões” que ela se relacionava profissionalmente.
Essa mulher maravilhosa escreveu um bonito tango (como eram comuns) de nome “Lua Branca”, que não é nada mais que uma seresta que, posteriormente, recebeu uma letra de Luiz Peixoto e ainda hoje é um dos hinos de nossos seresteiros. Luiz Peixoto foi também seu patrono em uma “burleta” de nome “Forrobodó”, escrita em 1912.

Dois anos depois, em pleno Palácio do Catete, levada por outra mulher também talentosa ( a cartunista Rian), apresentou, ao violão, instrumento considerado “maldito”, seu tango “Corta-Jaca”, também conhecido como “Gaúcho”.

Rian era NAIR DE TEFÉ, a esposa do então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca.
Compôs também, entre outras melodias, as de nome “Falena”, “A Brasileira” e “Machuca”.
Ainda no final do século 19 criou a primeira música feita especialmente para o carnaval: o “Abre Alas”, para o cordão “Rosa de Ouro”, do Andaraí. Ali mesmo, naquele bairro tranqüilo da Zona Norte.

Chiquinha Gonzaga esteve três vezes em Portugal com seu jovem companheiro, de nome João, que a acompanhou até o fim de seus dias, em 28 de fevereiro de 1935.

Chiquinha foi um exemplo de perseverança em uma época hostil, em que se lutava pela Abolição e pela República, quando a política “fervia” e os preconceitos dominavam.

Hoje, 75 anos após seu falecimento, temos uma mulher disputando a Presidência da República, algo inimaginável em sua época.

Mas é graças a mulheres como CHIQUINHA GONZAGA e outras pioneiras, que hoje, nós, mulheres, temos as portas abertas para exercer qualquer profissão.

Assim, ABRAMOS ALAS PARA CHIQUINHA GONZAGA, que, de onde está, deve se sentir feliz por ver que aquilo pelo qual ela lutou não é mais um sonho.

Norma

Nenhum comentário: