Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

E agora José? – por Pedro Esmeraldo

(observação: este artigo foi escrito em 5 de dezembro de 2008)

Faz quase dois anos que a Escolinha Maria Amélia, localizada no Sítio São José foi fechada. Considero isto um crime da história escolar do Crato. Pois fecharam esta dita escola em localidade densamente povoada, prejudicando o bom desempenho escolar das crianças daquela localidade.

Hoje mesmo, encontramos com mães dessas crianças que lamentaram a evasão delas para Juazeiro do Norte. Consideramos tudo isso medidas caturras, vez que o Secretário de Educação de Crato praticou um ato danoso ao aprendizado dessas crianças. Já fizemos todo o possível para contornar esse impasse, possibilitando a reabertura destas escola, dotando-a de estruturas dignas e modernas, melhorando o nível no aprendizado daquela unidade escolar.

Não temos mais para quem apelar, mas a nossa decisão é lutar até o fim contra o fechamento da escola. Cremos que nosso objetivo será alcançado, qual seja vermos a escola novamente funcionando, dotada de qualidades técnicas dentro dos parâmetros estabelecidos pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura. Por isso, decidimos avançar e nunca recuar neste nosso intento. Continuaremos na luta, sem esmorecimento, custe o que custar, mas lutaremos até o fim. Utilizamos esse dito popular: “nem que a porca torça o rabo”, mas não recuaremos um instante sequer.

Não nos esquecemos jamais das promessas dos políticos dizendo que vão cuidar bem da educação. Agora, dada a oportunidade, lembramos a conhecida poesia de Carlos Drummond de Andrade:

E agora José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
(...)

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?

Por isso perguntamos aos secretários que vieram de fora, dizendo que iriam solucionar o problema, mas não cumpriram a promessa: Para onde vamos, José?
Ah, Crato velho sofredor...

Texto de Pedro Esmeraldo

4 comentários:

socorro moreira disse...

Gostei, Pedrinho !


Abraços.

Unknown disse...

Esperamos que os responsáveis por essa derrubada, responda na justiça e seja punido! Isso é um absurdo! E o pior é q o pedrinho postou isso no Blog do Crato, e nesse blog minorias foram contra. Pessoas que são contra um absurdo desses não tem moral alguma para debater os problemas da cidade. Fazem isso apenas para defender o seu lado político. Só lembrando que pesquisas foram feitas e constam que o atual prefeito Cratense tem 65% de rejeição

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Observação: O comentário acima não é meu! Peço amigavelmente a esse meu "xará" que complemente o seu nome, para não haver confusões. Afinal, no mundo há mais de um milhão de pessoas que atendem pelo mesmo esse nome. Lembrar que cada "indivíduo é único". Por favor amigo, complemente o seu nome. Não estou envolvido nesses problemas com relação a Escola, aqui reclamada.

Liduina Belchior disse...

Pedrinho,

Gostei do seu texto, das suas colocações, e do do seu interesse pela Educação no Crato.
Você é uma pessoa que faz a diferença entre nós. Pois é ser humano ESPECIAL.

Abraços: Liduina.