Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2009

400 anos do Telescópio de Galileu

Telescópio de Galileu tem 400 anos

Astrônomo italiano mudou o curso da história e da Terra

Há 400 anos, Galileu Galilei (1564-1642) estava prestes a desvendar os segredos do universo. Em 1609, o físico e astrônomo italiano apresenta ao senado de Veneza o seu primeiro telescópio – instrumento que o deixou satisfeito, após ter feito várias tentativas – e ao apontá-lo para o céu mudou o curso da Terra.

Hoje, 25 de Agosto, ficou conhecido como o dia em que Galileu ampliou a capacidade de se conseguir observar ao longe. Como seu nome indica, telescópio vem do grego "tele", que significa longe, associado a "scopio", observar. As "longas vistas" constituídas por duas lentes – objectiva e ocular – foram, provavelmente, inventadas antes de 1604 e apareceram, na Europa, em 1608.
.
Após ter ouvido falar de uma lente holandesa de Hans Lippershey é que o também professor de matemática na Universidade de Pádua decidiu construir a sua. Apesar de se ter apropriado da ideia de Lippershey, Galileu melhorou-a, tornou-a 30 vezes mais potente e foi com ela que se conseguiu observar pela primeira vez os satélites de Júpiter.
.
O instrumento chamado luneta era também conhecido como telescópio de refracção, cujas propriedades principais se baseavam nas lentes côncavas e convexas. Apresentaram-se-lhe grandes revelações. O cientista dirigiu as suas lentes astronómicas para a lua e aí percebeu que a cratera não era lisa e que tinha relevos, viu os maiores satélites de Júpiter, o planeta Vénus e reparou que a via láctea é constituída por uma infinidade de estrelas. A invenção revolucionou mentes e entrou em rota de colisão com a Igreja Católica.
.

Acusado de Heresia

Galileu apontou para o céu primeiro telescópio em 1609.

Em 1610, publicou um livro de apenas 24 páginas, intitulado «Sidereus nuncius» (Mensageiro das Estrelas) e nele descreveu algumas das suas observações com a luneta. À medida que as suas descobertas avançavam, começa a virar-se para a teoria heliocêntrica de Copérnico e a pôr a geocêntrica em xeque – medida que o leva a ser acusado de heresia.

Chamado a depor perante a Inquisição Romana foi obrigado a retratar a teoria para se salvar. Apenas em 1980, o Papa João Paulo II [Karol Joseph Wojtyla] ordenou uma nova avaliação ao processo contra Galileo, o que acabou por eliminar os últimos vestígios de resistência à revolução Copernicana.

Celebra-se neste ano de 2009 o Ano Internacional da Astronomia, que toma como tema principal as observações telescópicas levadas a cabo por Galileu Galileu há quatro séculos. As suas observações, como se sabe, lançaram a Europa num profundo debate científico e cultural.

Este astrônomo continua a ser considerado o grande elo do passado com a ciência moderna.

Fonte : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34363&op=all

.

2 comentários:

Corujinha Baiana disse...

Fonte : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34363&op=all

socorro moreira disse...

O Universo é fascinante.
Um dia , 20 amos atrás , fiz operação pra corrigir a minha miopia, e descobri as estrelas , antes de tê-las através do telescópio. Enxergo o céu a olho nu, porque ficaria cega com a beleza , numa lente de aumento, e tão proxima !
As corujas tbém , enxergam demais no escuro.