Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Biliu de Campina -Por : Socorro Moreira


"Severino Xavier de Sousa (Campina Grande - PB, 1 de março de 1949), mais conhecido como Biliu de Campina, formou-se em Direito, mas deixou a profissão de advogado para ser músico, resgatando o forró de raiz. Biliu é um forrozeiro que transita pela sua cidade natal tranqüilamente, sendo um referencial e um patrimônio cultural da cidade. É fácil encontrá-lo no meio dos turistas no Parque do Povo e horas depois está em cima do palco fazendo show.

Se auto-intitula como o maior carrego de Campina Grande. Critica as bandas de forró eletrônico e forró universitário, classificando-os como sendo travestis de forrozeiros, que aparecem como Balão junino; fazendo forró a força e dizendo que estão dando força para o Forró.

Biliu lançou três discos independentes: Tributo a Jackson e Rosil; Forró O Ano Inteiro e Matéria Paga. E lançou dois CDs independentes: Do Jeito Que O Diabo Gosta e Forrobodologia. Em 2002 mantendo seu lado irreverente, lança: Diga Sim A Biliu de Campina, trocadilho da campanha nacional do Combate a Pirataria: Diga Não a Pirataria.

O Forró de Biliu tem toda a essência dos forrós tradicionais, com um suingue característicos dos discípulos de Jackson e uma irreverência no duplo sentido das letras que mostra bem toda a malicia e o bom humor nordestino. O mesmo mantém um trabalho local por opção e por falta de oportunidade de mostrar seu trabalho a nível nacional; não quer se desgastar no sudeste, batendo portas lacradas e trocado por modismo do mercado fonográfico. "

*Morei em campina Grande, em meados dos anos 90. Conheci e convivi com Biliu e a sua família. Gente alegre, hospitaleira , e movida à música. Biliu é de uma espirituosidade e simpatia fora de série. Não existe em Campina Grande , e em toda a Paraiba, quem não o conheça.

Naquele tempo , fabricava com primor , pandeiros. Eu não sabia tocar ( aliás não toco nenhum instrumento, infelizmente) , mas cheguei a encomendar um dos tais ( peças únicas) só para tê-lo como joia, entre os meus pertences de estimação.

Engraçado, nunca lembro por muito tempo desse tempo... Não tenho tido tempo !

Mas hoje o Jayro Starkey acordou as minhas lembranças de Campina Grande : dos repentistas, dos cordelistas, das vaquejadas, do forró do mês de Junho, e do melhor abacaxi do mundo -o pérola !

Uma vez , na casa de Biliu nos foi servido um empadão de frango. Era tão delicioso, que pedi a receita. Ainda hoje é a que faz valer , na minha mesa. Próximo sábado , passo pra vocês, no cardápio do almoço do domingo. E se alguém daquelas bandas um dia nos acessar ,quero que saiba que sinto saudades de lá ! " .

Socoro Moreira

Nenhum comentário: